
Quarta-feira, 07/11/2012
Grande Otelo, Grandes Obras
O Núcleo de Arte Grande Otelo está oferecendo aos alunos da 6ª CRE a oficina de Arte e Tecnologia, que tem por objetivo homenagear os grandes nomes da arte brasileira que ajudaram a construir a história do nosso país.Um dos eleitos foi Romero Britto!
Romero Britto começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornal para exercitar a sua criatividade. Também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
É muito influenciado pela estética cubista e tem Picasso como grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade.
Romero Britto ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional.
Educar em Arte com Romero Britto
Educar em arte é proporcionar o desenvolvimento da capacidade criadora através de um processo constante de desconstrução e construção das possibilidades de vidas cotidianas. Viver criativamente não é uma capacidade inata, mas sim apreendida com a prática de captar o sensível ao nosso redor.
Educar em Arte é também atuar com o meio ambiente, transformar o social, resistir ao conformismo e aprender a utilizar os problemas como desafios de superação.
Os trabalhos artísticos dão às crianças a oportunidade de desenvolverem suas aptidões, o senso artístico e inventivo, o hábito de observação, imaginação e criatividade; o que favorece o aprendizado de todas as matérias.
Grande Otelo, Grandes Obras
Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico.
Pensando nisso, o Núcleo de Arte Grande Otelo proporcionou aos alunos da Escola Municipal Maurice Maeterlinck a Oficina de Arte e Tecnologia, na qual tiveram contato com a obra de Romero Britto, famoso pintor e artista plástico brasileiro.
Foram criadas belas composições inspiradas no trabalho do artista. Vamos ver o caminho percorrido pelo grupo e o resultado da oficina.
A professora Luciana Guimarães apresenta Romero Britto aos alunos da Escola Municipal Maurice Maeterlinck
A arte tem uma importância que vai além de disciplina no currículo escolar, pois é produto íntimo da formação humana. O sujeito percebe a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação.
Para a criança, criar é tão natural quanto andar e correr, e o objetivo da arte é justamente liberar o impulso criador que existe dentro dela.
A arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.
Com este trabalho o Núcleo de Arte Grande Otelo está contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento.
Parabéns a toda equipe do Núcleo por apresentar a arte como um caminho onde o impossível não existe, pois ela dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar conhecimentos; em suma, entrar no terreno criativo da condição humana.
Visite o blog do Núcleo de Arte Grande Otelo e conheça as outras oficinas oferecidas aos alunos da 6ª CRE. Não deixe de enviar o seu projeto e/ou ação para ser publicado no Portal Rioeduca! Este espaço é meu, é seu, é nosso!
Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatríciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Postado por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Comentar (3) Indicar para amigo(a)
6ªcre (344)
artesvisuais (69)
Postado por Christiane Penha em 07/11/2012 13:47
Postado por Luciana Guimarães Rodrigues de Lima em 08/11/2012 18:18
Postado por Luciana Guimarães Rodrigues de Lima em 08/11/2012 18:20