A A A C
email

Segunda-feira, 26/11/2012

Brincadeiras de Animação

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, artesvisuais.

Os alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, localizada no bairro da Tijuca, participaram do Festival do Rio 2012.

 

 

O Festival do Rio 2012 aconteceu nos meses de setembro e outubro.  Durante esse período, o Rio de Janeiro foi conhecido como capital mundial do cinema. Além da participação de produtores profissionais, o espaço também foi aberto às escolas de nossa rede.

 

O cinema é uma forma de arte que contribui com nosso conhecimento; nos leva a uma percepção crítica e poética diante dos fatos que nos cercam diariamente.  A Mostra Geração é um espaço, dentro deste grande evento que propicia a participação de crianças e jovens iniciantes apresentando suas obras. Eles têm a oportunidade de estar em contato com obras de grandes mestres do cinema e também de conhecer o trabalho dos inciantes na área. “É o cinema de diferentes formas, todas elas mágicas, envolventes e muito prazerosas.” ( Informações consultadas no portal Festival do Rio 2012)

 

A Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, além de outras duas unidades escolares da Tijuca, participou da Mostra Geração, realizada no dia 04 de outubro de 2012, na Estação SESC Rio, com o filme "Brincadeiras de Animação", criado pelos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, sob a supervisão da professora Gisele Felix.

 

 

 

 

A professora Renata Carvalho, representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE, após visitar o blog da escola entrou em contato com a unidade escolar. A professora Gisele Félix, responsável pela produção do trabalho, enviou um relato contando como foi participar da Mostra Geração no Festival do Rio 2012.

 

O objetivo do trabalho foi a compreensão do processo de realização da "animação", já que os alunos assistiam a diversas animações e não conheciam seu modo de produção. Esta seria, assim, mais uma possibilidade de comunicação e de expressão conquistada por eles.

 

Partimos, então, da realização de desenhos livres com a proposta de dar-lhes movimento. Também demos "vida" a bonecos de massinha, objetos e brinquedos, além de realizar movimentos "impossíveis" com nossos corpos, como deslizar ou voar (pixilation).

 

O trabalho foi realizado nas aulas de Artes nas turmas do 1º, 2º e 3º anos, com alguns pequenos exercícios no EI-10, e foram reunidos em um vídeo.


Gostamos do resultado final e resolvemos inscrevê-lo para seleção no Programa Vídeo Fórum - Festival do Rio.


"Foi muito gratificante para as crianças a experiência de ver seus trabalhos valorizados e expostos em uma enorme tela de cinema, com tantos espectadores.  Foi muito enriquecedor que elas vissem as produções de outras crianças e trocassem suas experiências. Esse incentivo fez com que eles ficassem mais envolvidos ainda com a realização de outros trabalhos." - Professora Gisele Félix

 


 

 

Alunos durante o desenvolvimento da atividade

 

 

Clique e assista ao vídeo criado pelos alunos da Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, que foi exibido na Mostra Geração do Festival do Rio, dia 04 de outubro, no cine Estação SESC Rio.

 

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho desta escola? Visite seu blog!

http://embombeirogdias.blogspot.com.br/

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar o blog ou projetos desenvolvidos por sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato:
Professora Renata Carvalho – Professora da rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
2ªcre (320)
artesvisuais (69)

Comentários
Vi o video e achei superinteressante, sou regente de turma da Creche Municipal Raizes do Salgueiro e vou sugerir atividades nessa linha com massinha para as crianças dos maternais

Postado por MARIA FERNANDA VERNES DE ANDRADE em 26/11/2012 13:31

É com muito orgulho que trabalho na Escola Bombeiro Geraldo Dias.Um trabalho de qualidade, de profissionais competentes, envolvidos e motivados a cada vez mais fazer com que nossos alunos sejam crianças felizes e se tornem cidadãos íntegros e valorizados pela sociedade!

Postado por Janete Machado em 26/11/2012 22:51