A A A C
email

Sexta-feira, 14/12/2012

Procura-se Professor-Autor!

Tags: 6ªcre.

O Projeto Curta na Escola realizou o concurso "Procura-se Professor-autor", com a parceria do Instituto Paramitas.  O professor deveria escolher um dos curtas do DVD Coleção Curta na Escola - Literatura Brasileira, assistir em sala de aula e depois relatar como foi a reação dos alunos, ou como o professor trabalhou o tema do filme junto aos estudantes.

 

 

Curta na Escola

 

 

No projeto Curta na Escola, professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários, discussões no fórum e, principalmente,  do envio de relatos de suas experiências com a exibição dos filmes aos alunos.

 

 

 

As escolas interessadas em se associar ao Curta na Escola devem cadastrar um Ponto de Contato para mediar a relação da escola com a coordenação do projeto.  Saiba mais sobre as atribuições de um Ponto de Contato acessando o site do projeto.


 

 

Com o intuito de divulgar o Curta na Escola e, assim, enriquecer a vida escolar de professores e alunos através do uso de premiados filmes brasileiros de curta metragem em sala de aula, foi realizado o concurso Procura-se Professor-Autor!.

 

 

Este concurso teve por objetivo estimular os professores e seus alunos a conhecerem a rica produção brasileira de filmes em curta-metragem ao mesmo tempo em que se criam formas de trabalho pedagógico com esses recursos.

 

 

 

 O Professor-Autor do Melhor Relato de Experiência com a exibição de cada um dos filmes exibidos aos alunos foi premiado com R$ 500, sendo que o melhor dos cinco recebeu premiação dobrada, ou seja, R$ 1.000.

 

 

 

Curta na Escola esta Rede Colaborativa de Educadores

 

 

A Coleção Curta na Escola possui três seleções de curtas-metragens, com alto potencial didático, acompanhadas de planos de aula elaborados por pedagogos especializados, que indicam caminhos para uma abordagem lúdica do material.

 

 

 

Este DVD contém 8 curtas-metragens brasileiros para uso em sala de aula e é parte integrante do projeto colaborativo Coleção Curta na Escola, que tem como finalidade promover o uso de filmes brasileiros de curta-metragem em salas de aula, com o apoio de pareceres pedagógicos elaborados por educadores.

 

 

 

 

Ao se cadastrar e relatar suas experiências com o uso didático dos filmes em sala de aula, o professor estará colaborando com uma rede de educadores de todo o país. Como produto final será disponibilizado um banco de dados para pesquisas reunindo todos os relatos de experiências de professores.

 

 

 

 

Após o sucesso dos DVDs Coleção Curta na Escola volumes 1 e 2 - que já reuniram mais de 45 mil alunos nas sessões de filmes em escolas de todo o país e resultaram em mais de 800 relatos de professores - já está chegando às escolas do Brasil o volume 3, que reúne curtas para abordagem lúdica do tema Literatura Brasileira.


 

Procura-se Professor-Autor na 6ª CRE!

 

 

A comissão julgadora do Curta Na Escola divulgou no dia 24 de novembro os cinco ganhadores do concurso Procura-se Professor-Autor! que tem por objetivo a utilização dos filmes do Volume 3: Literatura Brasileira - Pequenos Tormentos da Vida, Hoje tem Felicidade, Mentira, Patativa e Por Acaso Gullar - na sala de aula e a inscrição do relato das atividades no site Curta na Escola.

 

 

A professora Gisele Cardoso Cordeiro, Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, foi uma das vencedoras do concurso com o relato Escrevendo com a Arte, sobre o filme Por Acaso Gullar.

 

 

 

 

No site Curta na Escola, você pode buscar e ler relatos de professores de todo o país, sobre as sessões de filmes que organizaram em suas salas de aula. O relato acima foi feito pela professora Gisele Cardoso com os alunos do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes.

 

 

 

 

A professora Gisele Cardoso relata os objetivos no uso do filme, a sequência de atividades realizadas com os alunos e os comentários sobre a realização desta experiência.

 

 

A utilização de um filme como elemento desencadeador de atividades diversas mostrou a potencialidade de um recurso para o alargamento de diversas fronteiras das rotinas da sala de aula e, com isso, gerar maior interesse, aguçando a busca de novos saberes e a geração de novos olhares. É possível incentivar os alunos a ouvirem poesia, criarem imagens baseadas em emoções, escreverem e socializarem produções, ao pensamento crítico e principalmente argumentativo.

 

 

Parabéns à Coordenadora Pedagógica Gisele Cardoso por ser uma das ganhadoras do concurso Procura-se Professor-Autor!. Esta premiação reflete todo o seu comprometimento, criatividade e inovação na busca por uma educação de qualidade para todos. Seu trabalho contribui de forma significativa para a vida escolar e pessoal dos seus alunos.

 

 

Compartilhe suas experiências e vivências no Portal Rioeduca! Este espaço de interação e colaboração é de todos! Entre em contato com a representante do Rioeduca da sua CRE e envie o seu relato! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Quer conhecer o acervo pedagógico do projeto Curta na Escola? Acesse o site Porta Curtas e entre em contato com uma rede colaborativa para o uso de curtas-metragens brasileiros em sala de aula.

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
Conheço de perto o trabalho da escola e realmente merece ser divulgado!

Postado por Chen em 16/12/2012 11:53

A equipe trabalha unida, o resultado não poderia ser diferente!

Postado por gisele em 17/12/2012 17:37

Todo professor deve ter acesso, tempo e liberdade para participar de projetos, o Profissional deve ter autonomia para entrar nos projetos, ao invés de ser sufocado por querer crescer e desenvolver seu potencial. Parabéns pela postagem Patricia.

Postado por Helena (by troia) em 20/01/2013 14:37