A A A C
email

Sexta-feira, 10/01/2014

O Papel dos Responsáveis na Mediação dos Estudos

Tags: 5ªcre, familia.

 

Todo educador sabe que o apoio da família é crucial no desempenho escolar do aluno: pais cooperativos e atentos no desempenho escolar dos filhos e na medida certa.

 


"O nascimento de um bebê implica no nascimento de uma família, pois é a presença desse novo ser no seio do casal que dará início à formação da família, porque nasce, além do filho, uma mãe e um pai... Família deve ser a base que fortalece cada um dos seus integrantes. A união familiar deve favorecer a realização pessoal de cada membro e representar um forte sentimento de segurança."
 

Elaine Cristina Santos do Nascimento - Pedagoga, formada pela UFPE, psicopedagoga, formada pela Universidade Salgado de Oliveira, Recife – PE.

 

 

A educação de qualidade dada por muitos pais aos seus filhos é um grande desafio. Desde o nascimento, a criança precisa de muito cuidado, dedicação e amor. Dessa forma, a família é o alicerce para que a formação das crianças e adolescentes seja construída de maneira sólida, isto é, de forma que eles consigam conviver segundo os parâmetros da sociedade (de cultura, regras, respeito, etc).

 

Pai que acompanha a lição de casa. Mãe que não falta a nenhuma reunião. Pais cooperativos e atentos no desempenho escolar dos filhos na medida certa. Esse é o desejo de qualquer professor. Sabemos que alunos que são acompanhados pelos pais são os que mais mantêm um bom desempenho na escola.


Foi assim com o aluno André Luis Azevedo Chaves. Ele conseguiu a classificação para o NAVE, Núcleo Avançado em Educação através de concurso, após ter concluído o ensino fundamental no Ginásio Experimental Malba Tahan localizado no bairro de Irajá, região coordenada pela 5ª CRE, com total apoio de seus responsáveis, principalmente de sua mãe, Sr.ª Leoneza Azevedo Dias.

 

A professora Valeria Menezes Valentim, Coordenadora Pedagógica do GEC Malba Tahan, informou sobre o aluno André Luis e o Portal Rioeduca/5ªCRE teve a alegria de entrevistá-lo e a sua responsável, Srª Leoneza, uma mãe muito preocupada com o desenvolvimento de seu filho.

 

Meu primeiro contato foi por telefone, explicando à responsável a preferência pela entrevista, visto que a escola sinalizara este e outros alunos aprovados concursos para o ensino médio. Expliquei, também, o motivo da publicação dessa matéria, visto a importância  da família mediando os estudos de seus filhos, alunos da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro. Um segundo contato foi diretamente com o aluno André, que prontamente aceitou participar dessa publicação para o Portal Rioeduca.

 

E, para sabermos como foi a influência da família na vida escolar de André Luis Azevedo Chaves, narramos abaixo a entrevista com a responsável, senhora Leoneza.

 

Entrevista com a senhora Leoneza, mãe do aluno André Luis Azevedo Chaves:

 

RIOEDUCA/5ªCRE: Desde quando seu filho frequenta o GEC Malba Tahan? Por que o escolheram?


Sr.ª Leoneza: Desde a 5ª Série. Pelo ensino e pela proximidade de casa.


RIOEDUCA/5ªCRE: A senhora participa das reuniões de pais? Qual outra atividade a senhora participa na escola?


Sr.ª Leoneza: Sim, nenhuma além dessa.


RIOEDUCA/5ªCRE: A senhora tem uma relação próxima, e boa, com a equipe do GEC? Por quê?

Sr.ª Leoneza: Sim, pela educação e boa postura.


RIOEDUCA/5ªCRE: Como avalia a qualidade da educação no GEC Malba Tahan? Como esse atendimento avaliado pode ser percebido?

Sr.ª Leonesa: Boa. Através dos resultados dos alunos.


RIOEDUCA/5ªCRE: A senhora acredita que seu filho teve aprovação no NAVE pelo que aprendeu durante todos os anos em que ele estudou no GEC Malba Tahan ou teve preparação em algum cursinho? Explique por quê?

Srª Leonesa: Acredito que seja pelo seu desempenho na escola e estudando sozinho, melhorando seu conhecimento.


RIOEDUCA/5ªCRE: A que a senhora atribui a aprovação dele?

Sr.ª Leonesa: Ao seu desempenho e dedicação aos estudos.


RIOEDUCA/5ªCRE: A senhora indicaria o GEC Malba Tahan a outras pessoas? Qual conselho a senhora daria a alguém que quisesse matricular seu (sua) filho (a) nesta escola?

Srª Leonesa: Sim. Se dedicar a estudar e manter-se na escola.

 

Entrevista com o aluno André Luis Azevedo Chaves:

 

Rioeduca/5ªCRE: Gostaria de parabenizá-lo pela aprovação no concurso. Como você se sente ao ser aprovado para o NAVE?

André: Obrigado. Me sinto bem e honrado por estar em um grande colégio como o NAVE.


Rioeduca/5ªCRE: O que espera desta nova etapa nos estudos? Qual profissão pretende seguir?

André: Espero um aprendizado grande e grandes experiências. Pretendo seguir na área da computação.


Rioeduca/5ªCRE: Quem lhe apresentou a ideia de prestar concurso para o NAVE? O que fez você decidir se dedicar aos estudos e prestar esta prova?

André: Minha professora de espanhol, Viviane J. Pedrozo Passos. As propostas de cursos que o colégio oferece se encaixam no que eu pretendo seguir na vida.


Rioeduca/5ªCRE: Qual foi sua rotina de estudos em 2012? Frequência nas aulas ou fez algum cursinho para ajudar?

André: Em relação à frequência sempre evitei faltar, só quando ia ao médico e não fiz nenhum curso por fora.


Rioeduca/5ªCRE: O que você diria para os alunos que ainda irão prestar concurso para o NAVE?

André: Estudar, mas não é uma prova tão difícil e se dá bem quem estuda mais.


Rioeduca/5ªCRE: Deixe uma mensagem para sua escola.

André: Que continue mantendo o desempenho e o ensino que eu tive em todos os anos passados nela, um bom trabalho a equipe e um excelente 2013.

 

 

 

  Participação dos Pais na Vida Escolar do Aluno

 

 

Segundo a folha de São Paulo, que publicou um artigo no seu site intitulado “Escola Pública boa deve começar em casa”, dia 01 de agosto de 2004, já em seu primeiro parágrafo traz a receita para uma boa escola pública, simples e com resultados.


"Seus principais ingredientes são a participação dos pais, o interesse da família pela vida escolar do aluno, o estímulo à leitura e o hábito de fazer e corrigir o dever de casa. Juntando-se a vontade do diretor em colocar em prática essas lições e, como resultado, um bom desempenho."

 


 

NAVE (Núcleo Avançado em Educação)

 


Criado em 2007, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) foi desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Estado de Pernambuco. É um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usa de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio, capacitando jovens para profissões na área digital.

 

Agradecimentos:

 

Agradeço a parceria da Coordenadora Pedagógica do GEC Malba Tahan, professora Valeria Menezes Valentim, que me indicou o vitorioso aluno André Luis Azevedo Chaves.

Agradeço a professora de Espanhol, Viviane Passos, que embora de férias e recém operada, não mediu esforços para nos explicar seu comprometimento com as turmas de 9º ano, enviando fotos para que pudessemos ter a visão dos acontecimentos com o aluno André e seus colegas de turma.

 

 

Professora Viviane, Língua Espanhola, maior incentivadora do aluno André Luis para o NAVE

 

 

Agradeço a Srª Leoneza pela concessão dessa entrevista, assim como o aluno André Luis A. Chaves pela presença a escola, dia 08/01/2013, dando-nos oportunidade de conhecê-los através de foto.

 

André Luis e sua mãe, Srª Leoneza

 

 

Parabéns a professora Mariza, diretora adjunta do GEC Malba Tahan, pela recepção a representante do Rioeduca/5ªCRE ao visitar a escola dia 08/01/2013.

 

Diretora Adjunta, professora Mariza

 

Agradeço ao diretor, professor Jorge Misquita Ramos, pela atenção dispensada.

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse processo!

E/SUBE/CRE 05.14.029 Ginásio Experimental Malba Tahan

Av. Brasil, nº 17.221, Irajá

Tel.: 3373-2365

 

 

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
familia (14)

Comentários
Parabéns pela reportagem, ações como essa de divulgação da importância da família no sucesso escolar das crianças ratificam e embasam todo trabaho realizado nas escolas no dia-a-dia do ano letivo. Parabéns a Equipe do GEC Malba Tahan, à famíla do estudante e, especialmente ao aluno aluno André Luis. Sucesso sempre!

Postado por Angelo Soares em 25/01/2013 09:15

A educação que os pais dão aos seus filhos hoje, formam os adultos de amanhã, e o ato de estudar é algo fundamental para a boa educação dos filhos, principalmente entre as idades de 6 a 12 anos onde a personalidade da criança está se formando, e nada melhor do que oferecer uma boa base para que a criança possa ter uma vida adulta mais tranquila. Para isso é necessário estudar e muitas crianças nutrem esta grande dificuldade, por este motivo é que os pais devem oferecer o suporte necessário para que as crianças consigam estudar de maneira satisfatória para que tenham bons resultados na escola.

Postado por Patricia Fernandes em 25/01/2013 12:17

A participação da família faz toda a diferença na vida escolar dos alunos. Parabéns!

Postado por Ana Márcia da Silva Vieira em 25/01/2013 21:10

Não poderia deixar de parabenizar a todos pela dedicação e empenho, afinal somos vizinhos e estamos tendo a oportunidade de ver de perto o trabalho lindo e comprometido com os nossos adolescentes( sabemos que não e fácil! ). meus votos de um 2013 cheio de realizações a toda Equipe.Elizabeth e Fabiana da Creche Estrelinha Dourada.

Postado por ELIZABETH APOLINÁRIO em 26/01/2013 02:08

Parabéns aos alunos e seus responsáveis! A dedicação e o empenho nos estudos foram fundamentais para esta conquista. Sucesso a vocês!

Postado por Renata Carvalho em 27/01/2013 15:36

Parabéns pelo texto.Muito bom! Considero de fundamental importância o acompanhamento dos pais na vida escolar dos seus filhos. É indispensável que família e escola sejam parceiras, com os papéis bem definidos, onde não se pratica a exigência e sim a proposta, o acordo. Parabéns ao aluno André Luis e sua mãe, Srª Leoneza,pela conquista.E a todos os funcionários, professores e gestores do Ginásio Experimental Malba Tahan pelo trabalho realizado.

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 27/01/2013 20:10

A participação dos pais é muito importante. Ensinar os filhos para serem vencedores, superar desafios com coragem e garra, não para serem melhores do que os outros, mas para que saibam usar da melhor maneira possível os seus próprios potenciais e habilidades, mesmo com todos os desafios que o dia a dia reserva, também fazem parte das tarefas dos pais.

Postado por Helena (by troia) 10ª CRE em 29/01/2013 20:54