A A A C
email

Segunda-feira, 07/01/2013

Celebrando Conquistas e Caminhando Rumo ao Sucesso

Tags: 6ªcre, protagonismojuvenil.

Mais do que simples comemorações, as festas e formaturas típicas do fim de ano que marcam o encerramento dos ciclos educacionais, são rituais importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens. Os alunos da 6ª CRE encerraram esse ciclo e estão se preparando para os novos desafios que surgirão em 2013.

 

 

Quando imaginamos a estrutura da escola, pensamos em sua distribuição física; em sua população; em questões administrativas, pedagógicas e políticas. Contudo, dificilmente  nos damos conta de um elemento fundamental que agrega todos esses componentes físicos e abstratos do universo escolar: o ritual.

 

 

Parte integrante de qualquer grupo social, o ritual estabelece uma série de ações ou padrões simbólicos que permitem a esse grupo um encaminhamento e uma sensação de pertencimento. Por essas razões, é um dos conceitos mais estudados pela antropologia. Na escola não é diferente. Rituais (ou ritos) de passagem ocupam fartamente esse ambiente no dia a dia ou em eventos especiais, sendo reconhecidos por toda sociedade ou por pequenos grupos para os processos de educação.

 

 

Entre os rituais escolares, os mais conhecidos por todos são os de passagem, por exemplo, as formaturas que celebram o encerramento de um ciclo e o início de novas fases na vida do estudante. Mais do que simples comemorações, as formaturas e festas típicas de fim de ano são rituais importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens.

 

 

 

Rituais de passagem na escola marcam o início e o encerramento de ciclos de aprendizagem e incorporam padrões de comportamento da sociedade.

 

 

 

"É nesse momento que o estudante realmente se dá conta de que ele deixará de conviver com alguns colegas e que terá de se preparar para as várias novidades da fase seguinte", diz Quézia Bombonatto, Gestora da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).

 

 

Para ele, as comemorações possuem três funções principais. A primeira delas é para o próprio aluno, por  caracterizar o sucesso obtido ao vencer uma etapa na formação. A segunda é válida para a família, que tem reconhecido o esforço no apoio ao estudante. E, finalmente, para a escola, na ajuda necessária que é dada para a elaboração mental das mudanças que virão com o próximo ciclo.

 

 

Ritos de Passagem no Ensino Fundamental

 

 

A mudança do Ensino Fundamental para nove anos, com a transformação do antigo pré no primeiro ano, a grande marca do final da Educação Infantil que era a alfabetização, foi perdida. Por isso, algumas escolas não têm dado mais o aspecto de formatura para o encerramento desses alunos. Mas, ao mesmo tempo, têm criado formas para celebrar a alfabetização da turma com apresentações de dança, teatro, trechos de leitura, entregas de livros etc.

 

 

 

As comemorações de Natal nas escolas marcam o ritual de esperança, exemplo que fica para quem vai chegar no ano que vem e nos próximos.

 

 

 

 

As escolas precisam  adotar rituais e/ou estratégias para que os alunos mudem de estágio de aprendizagem sem traumas.

 

 

 

Pais de todos os lugares e classes sociais sonham com seus filhos passando de ano na escola, entrando na faculdade, conquistando o primeiro emprego e obtendo sucesso. Para tornar  tudo isso realidade é preciso investir no primeiro ciclo do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano.

 

 

Ao final dessa etapa os alunos enfrentam uma série de mudanças que irão representar um saudável desafio para eles. A escola deve preparar os alunos para o que está por vir e mostrar que tudo será superado ao aprenderem a lidar com as diferenças, a organizar prioridades e fazer escolhas.

 

 

A formatura  é uma ocasião de despedida da maioria das pessoas com quem convivemos ao longo dos últimos e, talvez, mais importantes anos de nossa vida, mas que, ao mesmo tempo, é de plena felicidade pelo sucesso obtido na conclusão de uma grande etapa da vida.

 

 

 

 


Formatura é o momento de comemorar, de ser a estrela da noite e ter os holofotes todos apontados para si. A alegria da conquista deve superar o medo dos próximos e desconhecidos dias e o orgulho da vitória deve explodir dentro do próprio peito, pois, com certeza, estará estampado nos rostos das pessoas mais queridas.

 

 

 

Ao término da formatura, existe um ritual que é passar a corda do capelo do lado direito para o esquerdo para identificar que estão todos formados. Após, todos  jogam os capelos para o alto, concluindo uma das principais tradições desse evento.

 

 

 

O fim do ciclo do ensino fundamental recebe agora mais importância. O aluno ingressará no ensino médio, etapa final da educação básica, e se preparará para a entrada na faculdade. A vida adulta começa a despontar e inúmeras decisões lhe são impostas. Durante os três anos seguintes, o aluno consolidará e aprofundará o aprendizado do ensino fundamental, além de se preparar  para trabalhar e exercer a cidadania.

 

 

A formatura  ganha um gostinho de conquista por mais um degrau importante ter sido alcançado. Essa vitória é, sem dúvida, o resultado das escolhas que foram feitas durante o ano, da persistência, determinação, coragem, força de vontade, responsabilidade e apoio mútuo diante das dificuldades que foram surgindo no decurso da escalada.

 

 

Esse ritual de passagem precisa deixar claro para os alunos que muitos degraus ainda precisam ser conquistados e que seus ideais não podem ser anulados, pois só eles sabem o que é melhor para suas vidas e que veredas desejam trilhar.

 

 

 

Essa data será lembrada como um dia de festa, de alegria, de dever cumprido, de momentos especiais, de risos, de lágrimas, de encontros, de despedidas, de desejos, de inspirações, de eloquência, de abraços e de união. 

 

 

 

Momento Mágico da Despedida

 

 

Fecha-se, para uma geração de alunos, um ciclo de ensino e aprendizagem. As escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação viveram tempos que ajudaram a formar seu caráter e sentir o gosto de uma convivência com amigos e professores que levarão para sempre em seus corações.

 

 

É impossível ficar alheio a esse cenário que fala de saudade. Isso ajuda a compreender as reações dos formandos em seus últimos dias de vida escolar. Encaram o desafio que está por vir rodando pelos corredores de sua escola, abraçando todos, professores, colegas e funcionários. Voltarão no ano seguinte, ou daqui a algum tempo, para continuar seus estudos ou falar de suas vitórias e êxitos humanos e profissionais.

 

 

Há um rito de passagem acontecendo na vida desses alunos. A escola foi para cada uma dessas crianças e jovens uma verdadeira segunda casa. Ali viveram parte de sua infância, enfrentaram desafios e mergulharam no intrincado universo do verbo escolher. Eis que é chegada a hora de dizer "até breve" ou "adeus" e deixar para trás um tempo de vida que foi precioso.

 

 

Queridos alunos da 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro, voltem e contem histórias vividas para além dos muros de nossas escolas. Somos todos torcedores  pelas vitórias de vocês. Um pedaço de cada um de nós se perpetua em cada um. Sentiremos saudade! Sejam felizes! Nós sempre seremos a sexta CRE!

 

 

 

A representante do Rioeduca na 6ª CRE, Professora Patrícia Fernandes, e toda equipe da Coordenadoria de Educação desejam a todos um 2013 de muito sucesso!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                                

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
protagonismojuvenil (76)

Comentários
Linda postagem Patrícia, parabéns! Rituais de passagem são importantes na Educação.

Postado por gisele cardoso cordeiro em 07/01/2013 06:21

Em nossa escola todo fim de ano fazemos. É uma cerimônia preparada com muito carinho. Um momento de muita emoção para os alunos que vão seguir novos rumos, para os professores, pela sensação de dever cumprido e para os pais, que começam a saborear o início das conquistas de seus filhos. Parabéns Patrícia pela forma carinhosa com que abordou este momento de despedidas.

Postado por Valdéris em 07/01/2013 16:16

Patrícia, muito legal esta publicação! Parabéns aos alunos e escolas da 6ªCRE. Feliz 2013 a todos!

Postado por Renata Carvalho em 07/01/2013 17:18

Parabéns a todos os formandos que encerraram mais uma etapa da educação. Aos alunos da 6ªCRE muito sucesso e muita garra para continuar sempre. 6ªCRE com tudo!

Postado por Helena (bytroia) em 18/01/2013 15:11