A A A C
email

Terça-feira, 11/02/2014

Participação da Família na Escola

Tags: 7ªcre, familia.

 

 

Que escola e família precisam caminhar juntas já se sabe há muito tempo. Afinal, essa parceria é considerada fundamental por muitos especialistas para se alcançar um bom desenvolvimento na vida escolar de qualquer criança ou adolescente.

 

 


Mas, de que forma saber se, como pais ou responsáveis de alunos ou alunas, estamos participando realmente da educação dessas crianças e adolescentes? Que tal responder algumas perguntas para saber como anda a sua participação na educação deles? Responda, com sim ou não, as respostas a seguir e veja depois o resultado.


 

 

 

Resultado do Teste

(Considere 1 ponto para cada resposta sim)

 


0 a 3 pontos – Atenção! Apenas mandar a criança ou adolescente para a escola não significa estar acompanhando e participando da educação do seu filho. Não basta saber o nome do professor ou ler bilhetes da agenda escolar, é preciso estar mais presente e participativo. 

 

4 a 8 pontos – Você está no caminho certo! Ler bilhetes da agenda diariamente, saber o nome do professor, participar de reuniões, entre outras ações são importantes para acompanhar e favorecer o aprendizado de seu filho na escola. Mas, que tal participar ainda mais e garantir ainda mais o sucesso dele na escola e na vida?

 

9 a 12 pontos – Parabéns! Você conhece bem a escola de seu filho, seu desenvolvimento na escola e tem participado ativamente do desenvolvimento do seu filho! Continue assim!

 

Participar da educação dos filhos é fundamental para favorecer a aprendizagem deles. Crianças e adolescentes que apresentam bom desenvolvimento na escola têm mais chances de serem bem sucedidos na vida. 


Veja o depoimento da professora municipal e psicóloga Ana Claudia Caruso sobre a parceria entre família e escola:

 

 

 

 

Aproveite as perguntas do nosso texto para refletir sobre a sua participação na educação dos seus filhos. O ano de 2013 está apenas começando e as aulas retornam em fevereiro.

 

Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio afirma, em seu livro Depende de Você, que “A presença na vida escolar é uma expressão de amor. Não deixe para depois. É hoje e agora que o futuro do seu filho se constrói”.

 

Que tal aproveitar o período das férias e conversar mais com seu filho sobre a escola?

 

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE

E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

 

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (332)
familia (14)

Comentários
Roberta, adorei sua post. Foi direta e geral ao mesmo tempo. Bem "posto" essa "post". Parabéns amiga, vc soube refletir exatamente sobre a necessidade dos pais acompanharem a vida escolar de seus filhos.

Postado por Regina Bizarro em 22/01/2013 13:56

Parabéns 7ª CRE, realmentefamília e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.. Parabéns Roberta Vitagliano pela postagem.

Postado por Helena(bytroia) 10ªCRE em 22/01/2013 15:51

A parceria Família e Escola sempre foi um elo importantíssimo no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança ou jovem adolescente. Não há como negar que uma família quando se descuida do desenvolvimento escolar de seus filhos, estes apresentam queda acentuada nos resultados obtidos dos boletins bimestrais. Parabéns pela bela matéria!

Postado por Patricia Fernandes em 22/01/2013 19:16

Parabéns Roberta pela postagem.Família e escola é uma parceria de sucesso! O aluno que tem pais presentes com certeza tem maior chance de alcançar um futuro melhor. E o livro "Depende de você" da Andrea Ramal, é uma excelente indicação para os pais lerem. Eu mesma já li e adorei!Um abraço.

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 22/01/2013 20:00

Roberta, parabéns pelo texto! Ficou muito legal e sempre é importante incentivar a participação da família na vida escolar dos alunos.

Postado por Renata Carvalho em 27/01/2013 15:42