A A A C
email

Terça-feira, 22/01/2013

Família e Escola: Uma Parceria de Sucesso

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, creches, educaçãoinfantil, edi.

 

A união entre família e escola é importante para o bom desenvolvimento escolar e social do educando.

 

 

Sabemos que a vida moderna é corrida e muitas vezes nos falta tempo para cumprir todas as tarefas diárias. Porém, muitas famílias e escolas criam estratégias para estarem unidas buscando uma parceria que auxilie na vida das crianças e dos jovens.

 


Visitando os blogs das escolas e creches da 2ª CRE, identificamos diversas estratégias criadas para que essas duas instituições, fundamentais na vida do aluno, estejam em sintonia.


 

Encontramos, nesses ambientes virtuais, várias situações significativas de união entre escola e família. Temos exemplos das reuniões de responsáveis, oficinas realizadas na escola promovendo integração, palestras e a participação ativa da família dentro do ambiente escolar. Abaixo, conheceremos algumas dessas estratégias que foram bem sucedidas ao longo do ano de 2012.

 

 

A Escola Municipal Bárbara Ottoni, através de seu projeto anual que contou a história dos 90 anos da unidade escolar, reuniu a família dos pequeninos por diversas vezes para auxiliar na aprendizagem desses alunos. Temos, como exemplo, a visita dos avós à escola, onde eles puderam contar um pouco sobre algumas curiosidades da época em que foram crianças.

 

 

 

 

 

A Creche Municipal Jacó Inácio Gomes reuniu os pais e responsáveis para participarem do programa Primeira Infância Completa (PIC). Nesse encontro, a família participou de várias ações no ambiente escolar, contaram histórias e realizaram atividades junto com os pequeninos.

 

 

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Igor Moraes da Silva realizou a “Escola de Pais”. O encontro contou com a participação da assistente social Patrícia Almeida e da Professora Nádia Rego, representantes do PROINAPE (Programa Interdisciplinar com  Apoio às Escolas do Município do  Rio de Janeiro), que desenvolveram um debate com os responsáveis e educadores a partir do vídeo do Instituto Alana: "Mídia e Consumo, Criança, a Alma do Negócio".


 

Ao final da palestra, os responsáveis receberam uma cartilha que foi preparada pela direção do EDI entitulado “Saiba como Proteger a Criança do Consumismo”.


 

“Os pais demonstraram muito interesse pelo tema, participando com questionamentos e relatos", texto retirado do blog do EDI.


 

 

 

 

A Escola Municipal Benedito Ottoni convidou os responsáveis dos alunos para participarem de um Cine Pipoca. Foi uma oportunidade de aproximá-los da escola.


 

O evento faz parte do calendário da escola e, após assistirem ao filme “Mãos Talentosas”, a coordenadora pedagógica, professora Vanessa, se reuniu com os responsáveis presentes. Nesse momento, puderam conversar sobre o papel da mãe do personagem, que fez toda a diferença na vida do filho, e cada um também pôde refletir sobre seu papel na vida dos pequeninos.


 

Além de assistir ao filme, os convidados participaram de uma tarde de empréstimos de livros na Sala de Leitura da escola.


 

 

 

 

Com os relatos dessas experiências, podemos perceber o quanto é importante e possível a integração entre família e escola. Duas instituições que buscam o mesmo objetivo: um futuro melhor para crianças e jovens!

 

Professores, queremos conhecer e publicar os relatos de sucesso de suas escolas.

Entrem em contato conosco!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
2ªcre (320)
creches (89)
edi (83)

Comentários
A parceria entre Família e Escola faz parte do cotidiano da EM Barbara Ottoni, estamos mais uma vez sensibilizadas e felizes com o carinho da postagem. Em 2013 estamos preparando várias surpresas para os responsáveis. Parabéns Renata pelo carinho da postagem.

Postado por Valeria Silveira em 22/01/2013 09:19

Querida Renata, esse assunto é muito importante, pois, para que as ações junto aos alunos possam ter mais equilibrio é necessário a participação ativa dos pais. Parabéns pela bela matéria!

Postado por Regina Bizarro em 22/01/2013 14:04

Cada vez louva-se mais a participação dos pais na vida escolar. Diante da atual conjuntura social. Parabéns 2ª CRE poe este belo texto e postagem.

Postado por Helena (by troia) em 22/01/2013 14:55

Os principais pilares da humanidade, Família e Escola, só será possível através de sólida parceria com a soma de esforços, cada um assumindo seus distintos papéis e missão para superar os grandes desafios deste nosso desvairado mundo globalizado.Parabéns pela matéria!

Postado por Patricia Fernandes em 22/01/2013 19:24