A A A C
email

Quarta-feira, 30/01/2013

Renascer: Abrem-se as Cortinas

Tags: 3ªcre, artescênicas, creches.

 

 

Ver desabrochar um novo mundo e descortinar-se diante de seus olhos todo um universo de vida e fantasia é a magia do Teatro. A Creche Municipal Renascer abre as cortinas e nos mostra sua experiência no mundo das artes.

 

 

O Teatro é uma das manifestações culturais mais antigas, junto à Música e à Poesia. Transportar seus espectadores para um mundo novo, com seres diversos vivendo aventuras bem diante de seus olhos é um poder avassalador, principalmente, para a primeira infância. A fantasia já é parte integrante das vidas desses pequeninos. Fazer de conta é a sua maneira de assimilar o mundo e o conhecimento. Então, para eles é muito fácil se deixar levar pela magia de ver uma história acontecer quando se abre a cortina.

 


A Creche Municipal Renascer, aproveitando a feliz vizinhança com a Central Técnica de Produções do Teatro Municipal, desenvolveu um projeto político pedagógico que valoriza as manifestações culturais e o teatro como a mais completa delas.

 

 

 

 

 

Além da visita fantástica ao depósito de figurinos e cenários, a equipe técnica do Teatro Municipal vem proporcionando um auxílio luxuoso aos profissionais da creche na montagem de produções teatrais desde 2006. Estas montagens teatrais são baseadas nos subprojetos político pedagógicos e todas as fases de produção são realizadas pela equipe da creche. Quem nos conta é a diretora Waléria Paixão: “ Este pequeno projeto teatral está sempre acompanhando nosso Projeto Anual, pois a escolha do tema da peça sempre está baseada em um subtema do projeto e tem como objetivo principal levar o teatro até as crianças. Produção de texto, leitura, escolha de elenco, marcação de palco, ensaio das músicas e danças, produção do cenário e musical, direção e produção executiva da peça requerem a divisão de toda a equipe em diferentes grupos em um cronograma que começa em junho e tem seu ponto alto em outubro com a apresentação."

 

 

 

 

 

 

Ela continua, agora, falando sobre o trabalho realizado com os alunos:

“Porém, o trabalho com as crianças começa bem antes, com atividades feitas de expressão corporal e de encenação de pequenos textos, às vezes, feito por eles, às vezes, reproduzindo histórias de livros já conhecidos em forma de teatro de fantoche. O medo em relação a alguns personagens é trabalhado com as crianças que assumem diferentes papéis através da brincadeira de ser bruxa, lobo, mula-sem-cabeça, boi-da-cara-preta e, assim, acabam desmitificando-os."

 

 

 

 

 

 

Em 2012, o projeto Crescer Saudável: Renascer de uma Sociedade Sustentável levou à produção da peça A Festa da Estrelinha. No projeto e na peça, são trabalhadas as atitudes sociais que formam indivíduos conscientes e responsáveis, conhecedores de seu papel na sociedade e na diferença que fazem quando são cidadãos atuantes e transformadores. O texto é da professora de educação infantil Telma Coutinho e apresenta os personagens dos contos de fada influenciados pela atitude social positiva da Estrelinha.

Confiram o vídeo e notem que a abertura das cortinas faz parte do ritual de apresentação da peça, mesmo não sendo em um teatro:

 

 

 

 

 

 

No final desta semana, os professores retornam às suas unidades escolares para planejarem o ano letivo de 2013. Hora de planejar o mundo novo que irá surgir! Já, já, as cortinas irão se abrir!
 

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (326)
creches (89)

Comentários
Parabéns à Creche Municipal Renascer por utilizar o teatro na escola. Ele tem uma importância fundamental na educação, pois permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.

Postado por Patricia Fernandes em 30/01/2013 10:04

Parabéns à Creche Municipal Renascer pelo Projeto Criança adora teatro...É uma maneira lúdica de aprender sem igual, com muito divertimento e alegria.

Postado por Helena (by troia) em 30/01/2013 23:51