A A A C
email

Sexta-feira, 08/03/2013

Mulher... Característica: Sensibilidade

Tags: 5ªcre.

 

Ser sensível é uma das características naturais da mulher no lar, no trabalho, na escola, na  política.

 

Acostumei-me a ver associada a mim a sensibilidade e se esta tem um lado meio dramático e sofrido, tem também sua face positiva. Leio bem nas entrelinhas. Gosto de carinho. Perdoo com facilidade. Vejo o mundo ao meu redor com mais tolerância e recebo o bem que me fazem com alegria, fazendo questão de dizer ao benfeitor. Meus sentidos são mais alertas. Os cinco: tato, paladar, olfato, audição e visão. Juntos eles me trazem o mundo. Juntos eu os recebo com o sexto sentido, aquele que mora em minha alma e que me faz viver com intensidade as boas coisas da vida. Todas elas!
 

Evelyne Furtado

 

Uma das características naturais da mulher é a sensibilidade, característica que vem contribuindo para o engrandecimento do nosso país e notada através das artes, da educação e da cultura. 

 

Por ter um lado mãe que a genética influencia, a mulher consegue exercer múltiplos papéis com carinho e determinação. Desta forma sua presença contribui, e em muito, para harmonizar as diferenças, atenuar as tensões, fortalecer os pontos de convergência e realçar os interesses comuns. Em geral, ela tem mais atenção aos pequenos detalhes e um gosto apurado pela organização e perfeição. Assim, ela se destaca na educação pela forma de conduzir, com sensibilidade, o processo educacional e tudo que ele abraça em nossas escolas.

 

 Escola Municipal 05.15.001 Pará

Mulher, com seu jeito especial de ser, você é exemplo de amor, perseverança, coragem, determinação, inteligência. Parabéns pelo seu dia! 

(EM Pará)

 

 

Ela ocupa posições de liderança em todas as áreas do conhecimento contribuindo para a consolidação de um país soberano, avançado e democrático. 

 

Seu empreendedorismo nato faz com que muitas famílias a tenham como o principal meio de subsistência.

 

 

Mulher na Presidência do Brasil


Dilma Rousseff, Presidenta da República, declarou ao povo brasileiro que as transformações ocorridas ao longo dos anos no Brasil e no mundo permitiram-lhe a ousadia de colocar, pela primeira vez, uma mulher na Presidência do nosso País.

 

Nascida em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Dilma Rousseff foi a primeira mulher eleita presidenta do país, iniciando o seu mandato presidencial a partir de 1 de janeiro de 2011. 

 

É mãe de uma única filha, Paula Rousseff de Araújo. Graduou-se em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Ministra do Ministério de Minas e Energia e, posteriormente, Ministra Chefe da Casa Civil. Também ocupou o cargo de Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre e Secretária Estadual de Minas e Energia.

 

Em 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano pela revista Época e, em novembro de 2010, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Foi a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU em 2011, realizada em Nova Iorque. 

 

 

 


Mulher - Multitarefa


A mulher brasileira, sobretudo dos grandes centros urbanos, é uma profissional que, além do trabalho, administra sua casa e, não raro, estuda e encontra tempo para atividades de esporte e lazer.

 

Segundo Luiz Guilherme Brom, doutor em Ciências Sociais e Superintendente Institucional da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), apesar de ter entrado em massa no mercado de trabalho na virada da década de 1980 para 1990, a mulher não deixou de se desvincular das atividades do lar, ainda que com a ajuda de profissionais especializadas. Ela desempenha tarefas múltiplas.

 

“Filha, esposa, mãe, profissional... a mulher é 'várias' em uma só”.

 

De acordo com Brom, a característica multitarefa só contribui para seu sucesso e demonstra em muitas situações capacidade de organização superior a dos homens, e isso se deve certamente ao fato de que sempre foi mais exigida. Portal Sempre Materna 

 

 Creche Municipal 15.05.601 Olga Benário.

No princípio eu era Eva
Nascida para a felicidade de Adão
E meu paraíso tornou-se trevas
Porque ousei libertação!
Mais tarde fui Maria
Meu pecado remiria
Dando à luz Aquele
Que traria a salvação!
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão!
Passei a ser Amélia
“A mulher de verdade”
Para a sociedade!
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com igualdade 
Muito tempo depois decidi:
“Não dá mais!
Quero minha dignidade,
Tenho meus ideais!”
Mas o preconceito atroz
Meus 129 nomes queimou
Então o mundo acordou
Diante da chama lilás!
Hoje não sou só esposa ou filha;
Sou pai, mãe, arrimo de família;
Sou ourives, taxista, piloto de avião,
Policial feminina, operária em construção!
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser!
Meu sobrenome é Competência
O meu nome é Mulher!
                                                                      

Autora: Pérola Negra _ Policial Militar Feminina/SP
(Poesia enviada pela Creche Municipal Olga Benário)

 

A Mulher na Educação

 

No Brasil, oito entre dez professores da educação básica são mulheres, representando 81,5% do total, segundo Simone Harnik, redatora do Todos Pela Educação. Notícias Educação UOL.


De acordo com dados da Sinopse do Professor da Educação Básica/INEP, divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) em 2010, existem quase 2 milhões de professores, dos quais mais de 1,6 milhão são do sexo feminino.

 

Escola Municipal 05.15.005 Oswaldo Aranha

Mulheres virtuosas!
Mulheres que se doam!
Mulheres que trabalham!
Mulheres que fazem a diferença!
Mulheres incansáveis!
Mulheres que amam!
Mulheres que choram!
Mulheres que riem!
Mulheres que não se deixam abater
e dão a volta por cima.

Texto enviado pela diretora, professora Denise Menezes (EM Oswaldo Aranha).

 

Para a socióloga Magda de Almeida Neves, da PUC-Minas, a sociedade brasileira associa a função do professor a características geralmente consideradas femininas, como a atenção, a delicadeza e a meiguice.

 

 Escola Municipal 05.15.003 Olegário Mariano,

Mulher, criação Divina capaz de sorrir/chorar e na vida caminha.

Frase enviada pela profª Sandra (EM Olegário Mariano).


 

Na escola, professoras, merendeiras, serventes, secretárias, garis, mães, são papéis desempenhados pela mulher que, com sua sensibilidade nata, consegue ter um olhar diferenciado, atento e presente.

 

 Escola Municipal 05.14.016 Pires e Albuquerque

 "A mulher em toda história da humanidade vem se destacando pela garra e coragem de fazer um mundo melhor. Na E.M Pires e Albuquerque não é diferente toda equipe (maioria mulher) vem com a garra de construir uma escola de turno único e assim fazer da escola pública do RJ, uma escola de referência na história da humanidade. Parabéns a todas as mulheres que constroem a cada dia a nossa história."

Texto enviado pela Direção e Equipe da EM Pires e Albuquerque

 

São essas mulheres envolvidas no processo ensino-aprendizagem dos nossos meninos e meninas que criam laços afetivos e colaboram para o êxito escolar de nossos alunos, e a escola é o espaço centralizador dessa mediação.

 

CIEP 05.15.501 Augusto Pinheiro de Carvalho 

 "A trajetória da Mulher no CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho tem sido marcada 
pelo sabor da competência, cheiro de parceria e som do desafio. 
Desafio que acolhe, planeja e replaneja, faz mediação, valoriza e constrói junto
- Família e Escola – saberes, laços de amizade e boa convivência. Parabéns a todas as mulheres do CIEP e dessa Rede Pública de Ensino, que com garra, compromisso e sensibilidade tem compactuado por uma Educação de Qualidade!"

Texto enviado pela professora Márcia Valença, Diretora do Augusto Pinheiro de Carvalho. 
  

Fazendo parte tanto da equipe pedagógica, do pessoal de apoio, da administração escolar, quanto da própria família, pela própria mãe, todas participam de alguma forma do desenvolvimento do aluno na escola.

 

 EM  05.14.027 Sebastião de Lacerda.

"Em nossa escola valorizamos o ser humano envolvido em cada tarefa que contribui para o desenvolvimento de nossos alunos. Como a escola foi entendida por anos como extensão do lar, a mulher sempre foi vista e mais solicitada a esse serviço, de cuidar, proteger, educar e criar os pequenos. A responsabilidade de formar cidadãos cabe a toda uma sociedade que esteja comprometida com seu futuro e seu desenvolvimento, cabe a cada um desempenhar bem a sua parte, sempre com carinho, dedicação e comprometimento. Nós, mulheres, merecemos muito essa comemoração e reconhecimento, pois além do lado social de mulher, mãe e Administradora da própria casa, temos o lado profissional que desempenhamos com igual maestria. Parabéns mulheres responsáveis, guerreiras, vitoriosas e sobre tudo acolhedoras, que muitas vezes doam seu tempo e dedicação aos outros, em detrimento de si mesmas."

 

Texto enviado pela Coordenadora Pedagógica, profª Lucia Pereira (EM Sebastião de Lacerda).
 

 

Embora a mulher tenha uma força extraordinária na educação, a responsabilidade dos estudos recai sobre todos: pais, professores e sobre o próprio filho-aluno. É uma responsabilidade partilhada e, portanto, nenhuma das três partes deve permanecer à margem desta tarefa.

 

O Portal Rioeduca, com muito carinho, homenageia todas as mulheres brasileiras, especialmente aquelas que desempenham a tarefa de educar, sejam elas mães ou professoras. Cada uma contribuindo de alguma forma para que o objetivo da educação municipal seja concretizado, ou seja, o de formar indivíduos autônomos e habilitados a se desenvolver profissionalmente e como cidadãos.

 

Créditos de imagens (flores):

Gifts > http://cantinhoencantado.blogs.sapo.pt/60931.html

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

Se você está com dificuldade de acessar seu e-mail do rioeduca.net veja aqui o passo a passo de como abrir sua solicitação na Central de Gerenciamento.
 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)

Comentários
Gostaria de desejar Feliz dia das mulheres para todas as guerreiras que atuam no sistema de educação todos os dias no estado do Rio de Janeiro. Mestres, professoras que merecem todo o nosso repeito e admiração. Aproveitem esse dia.

Postado por Criar um facebook em 08/03/2013 17:23

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.” Cora Coralina

Postado por Helena (by troia) em 09/03/2013 12:00