
Segunda-feira, 18/02/2013
Acolher, a Arte de Aceitar!
O Ginásio Carioca Coelho Neto investe no acolhimento dos alunos no início de cada ano. Todas as atividades planejadas são baseadas em três eixos: excelência acadêmica, projeto de vida e educação para valores.
Acolher pode ser sinônimo de receber, aceitar, confortar ou dar colo. Portanto, ele é o oposto de rejeitar e julgar. Acolhimento é um afago, é a maior expressão de amor próprio e busca de bem estar. Como é poderoso o ato de acolher! Transforma quem é acolhido e ao mesmo tempo quem acolhe. Experimente!
Que este vídeo nos inspire na capacidade de acolher mais. Abraçar, cuidar de quem precisa nas horas mais desafiadoras, sem julgar, sem impor condições. Apenas compreender de forma protetora.
Acolhimento na Escola, um Ato de Amor!
Acolher com carinho e respeito deve ser um plano de ação institucional de uma escola independente da faixa etária. Afinal, quem é que não gosta de ser bem recebido? Ter insegurança e sentir-se ansioso não é coisa só das crianças da Educação Infantil. Lidar com o novo, o inesperado, traz sentimentos nada comuns a qualquer pessoa, não importa a idade.
Quando as crianças saem da Educação Infantil e chegam ao Ensino Fundamental, sentem-se na Terra dos Gigantes. A dinâmica desse segmento é diferente, mas existe algo em comum: a certeza de que estabelecer vínculos de confiança pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de diminuir o abismo que existe entre as famílias e a escola.
O primeiro contato em um ambiente diferente do familiar não pode ser marcado por medo, susto ou insegurança; mas pelo sentimento de aconchego, respeito e credibilidade.
Receber todos os alunos de uma só vez é desgastante e complicado. Contudo, não se trata apenas de marcar dias diferentes para cada turma começar, e sim planejar ações e atividades pedagógicas para que, com tranquilidade, os que frequentam e os que vão frequentar a escola sejam tratados como pessoas e não como números de matrícula.
Sabemos que muitas pessoas no mesmo espaço, ao mesmo tempo, tentando se localizar, conhecer e conversar provocam agitação de todas as partes. Então, o que é possível fazer para que tudo se inicie com tranquilidade?
Trouxemos algumas ações realizadas pelo Ginásio Carioca Coelho Neto quanto ao acolhimento e adaptação dos alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental. Vamos conferir?
Acolhimento no Ginásio Carioca Coelho Neto
O Ginásio Carioca Coelho Neto tem como base três eixos: excelência acadêmica, projeto de vida e educação para valores. Localiza-se em Ricardo de Albuquerque e atende alunos do 7º ao 9 º ano. Baseado nestes eixos, o acolhimento é levado a sério pela gestora Maria Rejane de Oliveira e sua equipe. As ações planejadas para esta semana têm por objetivo sentir o outro por dentro e, assim, enxergar sua alma.
A Semana de Acolhimento é uma atividade pedagógica das escolas em Tempo Integral que acontece nos primeiros dias de aula. É realizada por um grupo de jovens protagonistas que tendo vivenciado os conceitos do Protagonismo Juvenil e as demais premissas deste modelo de escola, dedicam-se a inspirar novos estudantes a ingressarem nas escolas assumindo que a partir dali seus sonhos ganharão vida com muito trabalho, dedicação e determinação.
Na escola, a atitude receptiva dos gestores aos que fazem parte da comunidade gera benefícios nem sempre percebidos, mas que conduzem a resultados gratificantes, principalmente relacionados ao desempenho dos estudantes.
O diálogo de jovem para jovem é, nesse sentido, uma premissa do acolhimento que valoriza a transmissão e a replicação do protagonismo feito de uma geração de estudantes para outra. Dessa forma, professores e equipe de direção atuam apenas como apoio, fornecendo todo o suporte para os jovens protagonistas na execução do acolhimento.
Vários são os caminhos para acolhermos e nos relacionarmos com o outro. A equipe do Ginásio Carioca Coelho Neto direcionou, de forma sensacional, a maneira como a Semana de Acolhimento 2012 aconteceu. Foram momentos de muita alegria e cheios de significado para os jovens que ali estavam. O momento de mais emoção foi quando os estudantes soltaram os balões de gás com seus sonhos escritos. Eles jamais esquecerão este momento, quando seus sonhos foram bater na porta do céu.
Vídeo que traduz o que foi a semana de acolhimento aos alunos novos do 7º ano e o retorno dos alunos já protagonistas (8º e 9º anos).
Para a equipe do Ginásio Carioca Coelho Neto, não foi uma surpresa perceber que os jovens estavam falando de seu futuro com esperança. Eles demonstravam nos relatos dados a alegria por estarem sendo respeitados e aplaudidos por um grupo de professores que incorporaram o projeto.
A semana de acolhida foi sensacional! O desfecho se deu com as apresentações de diversas atividades preparadas pelos alunos. Uma delas foi o vídeo que levou o público que lotava o auditório às lágrimas. Professores e alunos se emocionaram, pois perceberam que há algo muito importante a ser feito: construir a educação de maneira digna e objetiva, a fim de garantir o protagonismo desses jovens na sociedade em que vivem.
Vídeo que conta a história de perseverança do mágico Renner no programa "Qual é o seu Talento?" da emissora SBT.
Parabéns à equipe do Ginásio Carioca Coelho Neto por dar importância aos jovens, recebendo-os com boa vontade, carinho e atenção, não importando se os conhecem ou não. Vocês ajudam este ser humano que está sob sua responsabilidade a se sentir o mais importante naquele momento, por doar um pouco do seu tempo, do seu eu; sem interesses, sem esperar nada em troca. Nos orgulhamos por esta equipe ser nossa parceira!
Desejamos a toda equipe do Ginásio Carioca Coelho Neto muito sucesso em 2013! Nós somos a seXta CRE!
Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed Facebook: Patricia Fernandes E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Postado por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca 6ª CRE Comentar (4) Indicar para amigo(a)
6ªcre (344)
protagonismojuvenil (76)
Postado por Helena (by troia) em 18/02/2013 13:16
Postado por Marcella Gomes em 18/02/2013 19:34
Postado por Denise Ribeiro em 19/02/2013 08:34
Postado por KATIA BARBOZA em 19/02/2013 09:12