A A A C
email

Terça-feira, 19/02/2013

Compartilhando e Renovando o Conhecimento

Tags: 2ªcre, capacitação.

A Semana de Capacitação aconteceu no período de 4 a 7 de fevereiro. Foram dias nos quais os professores puderam participar de cursos de formação continuada e aprimorar seus conhecimentos.

 

 

Este ano os professores da Rede Municipal estiveram à frente dos encontros de formação continuada. Foi a valorização da “prata da casa”, em que professores regentes com boas práticas pedagógicas dinamizaram os encontros.


Na sexta-feira, 01/02, os professores regentes dinamizadores da disciplina de Língua Portuguesa reuniram-se com a professora Gina Bernardino, da equipe de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação.


A reunião aconteceu na Escola de Formação do Professor Carioca- Paulo Freire, com a exibição de um vídeo sobre a Semana de Capacitação 2013 e orientações sobre a dinâmica dos encontros. Os professores presentes puderam participar, conversando sobre as orientações curriculares e os assuntos propostos pela Equipe de Língua Portuguesa.

 


 

 

 

 

O encontro entre professores de Língua Portuguesa da 2ª CRE aconteceu nas dependências do Núcleo de Artes Leblon na segunda-feira, 04/02. Foi dinamizado pela professora Angela Ramos no horário da manhã e, no horário da tarde, pela professora Renata da Silva Pinto,  regente de Língua Portuguesa da Escola Municipal República Argentina, na 2ª CRE, e da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, na 1ªCRE.

 

A professora Renata iniciou o encontro com a poesia “Poema de Moreno”, de Jacob Levy Moreno. Após a leitura, os docentes puderam escolher os versos que mais lhes chamaram atenção e comentar sobre eles.

 

A primeira dinâmica girou em torno do questionamento “O que ensinar em Língua Portuguesa?”. Os professores conversaram sobre o assunto e assistiram ao vídeo preparado para a Semana de Capacitação 2013. No vídeo, a professora Gina Bernardino falou sobre o ensino de Língua Portuguesa e também sobre as provas bimestrais. Além disto, dois professores regentes desta disciplina falavam sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula usando os cadernos de apoio pedagógico.

 

A professora Maria Poyares, coordenadora de disciplina de Língua Portuguesa da Educopédia, falou aos professores sobre esta plataforma de aulas digitais que são preparadas por e para professores da rede.


Este encontro teve como objetivo indicar diversas modalidades de usos dos materiais oferecidos pela SME e foi bastante proveitoso porque os professores puderam adquirir novos conhecimentos e compartilhar suas experiências.


 

 

 

 

 

Ciência Hoje na Escola

 

Na quarta-feira, 06/02, aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica a formação continuada para professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi orientar os regentes sobre um projeto utilizando a revista "Ciência Hoje das Crianças".


Este projeto tem o objetivo de apoio à educação da criança em uma ação de reforço escolar para o ensino de Ciências. Também está integrado ao projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, pois, após ser utilizada em sala de aula, o aluno leva a revista para casa, contribuindo com o acervo da família.

 

O trabalho é realizado em consonância com o currículo proposto pela Secretaria Municipal de Educação e possibilita aos professores oportunidades de criarem projetos de acordo com a realidade dos alunos e também por áreas de interesse, buscando trabalhar a ciência para a cidadania.


A palestrante do encontro com os professores do 5º ano do Ensino Fundamental foi Maria del Carmen Guadalupe Chude, diretora pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação. Inicialmente, os docentes assistiram a um vídeo sobre o projeto e suas ações no ano de 2012. Também foram apresentadas aos professores algumas estratégias didáticas possíveis de serem realizadas utilizando a revista "Ciência Hoje das Crianças".

 


 

 

 

 

Os encontros da Semana de Capacitação proporcionaram aos professores a participação em cursos de formação continuada, nos quais puderam compartilhar e adquirir novos conhecimentos. Agora, sigamos neste ano letivo novinho que temos a nossa frente. Sucesso a todos!

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar os projetos realizados por sua escola. Entre em contato com o representante do portal Rioeduca em sua CRE.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.


 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca, na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)

Comentários
Parafraseando Paulo Freire, as qualidades/competências dos professores não podem tudo. Como tal, há que compreender a complexidade, as incertezas e ambiguidades do aprender a ser professor, tendo presente que aprendemos muito daquilo que somos e somos muito daquilo que aprendemos. Parabéns pela matéria!

Postado por Patricia Fernandes em 19/02/2013 09:32

É importante que nos renovemos constantemente aquilo que sabemos ou corremos o risco de ficar para trás.Uma das grandes capacidades do homem é a de conseguir constantemente renovar o seu conhecimento por vontade própria.

Postado por Helena(bytroia) em 19/02/2013 11:44