A A A C
email

Terça-feira, 26/02/2013

Meio Ambiente, Artes, Escrita e Leitura na E. M. Dom Pedro I

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

O Projeto Político Pedagógico da E.M. Dom Pedro I pontua a Sustentabilidade e a Preservação Ambiental. Agora, em 2013, a unidade escolar pretende reforçar esta questão tão importante para a humanidade e, simultaneamente, intensificar a leitura e escrita dos alunos-autores que se encontram na escola.

 


A E. M. Dom Pedro I irá desenvolver projetos que darão suporte às curiosidades e às necessidades de aprendizagem dos alunos. Para isso, impulsiona o conhecimento em atividades de campo baseadas em propostas científicas, associando essas informações ao cotidiano do aluno, legitimando, assim, a construção do conhecimento.


O projeto também pretende ter um olhar afetivo para a comunidade escolar, já que esta alicerça o trabalho pedagógico. A preocupação com a frequência e permanência do aluno na escola e com a aprendizagem significativa norteiam os objetivos da proposta.

 


Em 2012, a escola desenvolveu diversos projetos significativos:

 

Mistério no Museu Imperial
 

A profª Rosemar Franca (História), apaixonada pela família Real, realizou um projeto com o livro Mistério no Museu Imperial, da autora Ana Cristina Massa, que foi um marco para a aprendizagem dos alunos do 6º ano. Realizou-se a leitura do livro, depois uma visita ao museu Imperial em Petrópolis e a culminância foi a visita da autora na escola para uma conversa com os alunos. Durante a visita, surgiram muitas perguntas curiosas, tais quais: onde ela busca inspiração para escrever? qual o personagem que mais gosta? 

Ao final do encontro, os alunos a presentearam com uma coletânea de ilustrações para o referido livro, pois a obra ainda não tinha ilustração. Ana Cristina ficou tão emocionada que já confirmou sua presença na escola em 2013.

 

 

 

Campeonato de Dança e Handebol

 


As turmas do 7º ano da profª Ana Paola Silva (Educação Física) nos brindaram com os campeonatos de Dança e Handebol. Os empolgados alunos desenvolveram essas atividades com muito empenho e responsabilidade. Sob a orientação da profª, elaboraram bandeiras de países para formação dos times, escolheram a cor que predominava na bandeira para ser a cor das camisas e organizaram a torcida. Na dança, surpreendeu-nos a participação de todos. A apresentação foi bem coreografada e ensaiada. As apresentações foram submetidas a um jurado formado por professores que escolheu uma turma vencedora.




 

Projeto ambiental: “Identificação da Vegetação da Praça Soldado Geraldo Cruz” – Barra da Tijuca

 


O Projeto de autoria dos professores Mariângela Valgode (Ciências), Vinicius Gouvêa (Geografia) e Daniele Cristina Pereira (História) com a turma 1905 encerrou o ano letivo de 2012 com a legitimação de um trabalho científico.

 

Este projeto iniciou-se com o evento RIO + 20 e desdobrou-se com a parceria do pesquisador Dr. Marcus Nadruz do Instituto de Pesquisa Científica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com objetivo de preservar o meio ambiente, decidiu-se olhar para a vegetação em volta da escola.

 

Com a presença do Dr. Marcus Nadruz na escola, os alunos da turma 1905 puderam conhecer a metodologia de coleta de amostras botânicas. Com a orientação da profª Mariângela, os alunos coletaram e enviaram as amostras para o IPCJB- RJ. Após a conclusão da identificação pelo pesquisador, a turma e os professores retornaram ao IPCJB – RJ para catalogação da vegetação pelo processo denominado exsicatas. Este material está arquivado no IPCJB – RJ e na Web. Profª Mariângela registrou este projeto através de material impresso para disponibilizá-lo na Sala de Leitura.

 


Teatro e Máscaras Gregas

 


A escola municipal Dom Pedro I emociou-se com a apresentação da peça teatral “A Trágica História de Romeu e Julieta” de William Shakespeare, dirigida e adaptada pela profª Cristina Paraizo (Artes Cênicas). Todas as peculiaridades que envolvem a montagem de uma peça teatral foram vividas neste espaço: cenário, figurino, iluminação, som, divulgação.

 

Os alunos do 7º e do 8º ano demonstraram seriedade e responsabilidade de profissionais da arte e cultura. Os responsáveis puderam assistir aos seus filhos atuando e ficaram emocionados. Assim como professores e alunos. Ao entrar no auditório, os convidados recebiam o programa da peça e, após o silêncio absoluto, iniciava-se o espetáculo. Contagiavam a expressividade, as falas e a postura teatral dos alunos.

 

Este espetáculo contou com a significativa colaboração da profª Ana Bouças (História), que revelou o seu talento, junto com os alunos, na cenografia. A dedicação das professoras foi magistral, já que oportunizar a experimentação dessa vairante da arte aos alunos é significar a aprendizagem.

 

O corredor da escola Dom Pedro I ficou emoldurado com máscaras retradando a comédia e a tragédia grega. A atividade pedagógica foi desenvolvida pela profª Cristina Paraizo (Artes Cênicas) a partir da história do teatro Grego (comédia e tragédia) com as turmas do 7º ano. Os alunos demonstraram tanto entusiasmo que surgiu o interesse de confeccionar máscaras teatrais gregas. E surgiram lindas máscaras, que provocam admiração por quem as vê. 

 

 

 

Projeto: “Releituras: O Holocausto, Ontem e Hoje”

 

As professoras Crisitina Andiotti (Língua Portuguesa e Sala de Leitura), Danielle Crisitina Pereira (História) e Thereza Cristina Ferraz (Música) realizaram o projeto “Holocausto, Ontem e Hoje” com o objetivo de levar o aluno à reflexão sobre a importância de defendermos a liberdade e a tolerância no mundo em que vivemos.

 

A partir da discussão sobre o fenômeno do Holocausto e de seus impactos no mundo atual, construiu-se uma proposta interdisciplinar que propõe um olhar conexo entre o passado e o presente através das releituras dos nossos alunos do 8º e 9º anos. Dessa forma, eles atualizam o pensamento crítico, atentos sobre o tema, ainda, tão atual. As atividades reflexivas foram construídas com o diálogo entre os livros e os filmes, cujos temas direcionavam para o Holocausto.

 

Os filmes exibidos foram: Escritores da Liberdade e Chá com Mussolini. E os livros lidos foram: O diário de Anne Frank, O Sobrevivente, A Mala de Hannah e O Menino do Pijama Listrado. Depois deste contato, estabeleceram-se discussões que foram refletidas em produção textual, produção musical, desenhos e apresentação oral da síntese do livro O Menino do Pijama Listrado, culminando num concurso de produção textos na escola. A vencedora participou do concurso de redação da comunidade Judaica.

 

A  aluna Raquel Mesquita do 9º ano foi a vencedora entre as escolas participantes do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

Equipe de Professores da E.M.Dom Pedro I

 

 

 

 

A E.M. Dom Pedro I pretende, em 2013, criar mais oportunidades de aprendizagem significativa para seus alunos, inclusive através de encontros com autores de livros para estimular os alunos-autores.

 

Através de diversos projetos que visam despertar a curiosidade e o interesse, tanto dos alunos, como dos professores e da comunidade escolar, a escola espera favorecer e ampliar ainda mais o processo ensino-aprendizagem em 2013.

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM, NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Esta equipe pedagógica da E.M. D. Pedro I é de dá orgulho!!!nParabéns equipe!!!

Postado por Marleyde Ferreira Fernando em 26/02/2013 20:57

Parabéns queridos da Dom Pedro. Um beijo a todos que fazem, tão bem, a educação!

Postado por Dilma Vianna em 26/02/2013 22:53

Parabéns a E. M. Dom Pedro I pelo Projeto Político Pedagógico. Projetos deste tipo fazem o aluno refletir e atuar diretamente na ação diária que devemos ter com o meio ambiente, que é a de responsabilidade!

Postado por Helena (by troia) em 26/02/2013 23:41