A A A C
email

Quarta-feira, 15/01/2014

Acolhimento e Inclusão: de Mãos Dadas Rumo ao Sucesso!

Tags: 8ªcre, acolhimento.

 

 

Uma sala de aula que segue a proposta da Inclusão não é só um espaço onde todas as crianças são bem-vindas. Inclusão significa entender, conviver e compartilhar!

Hoje, o Rioeduca apresenta uma professora que entende que o Acolhimento deve durar o ano todo, e a Inclusão, por toda a vida!

 

Inclusão: dever e direito!

 

A Inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade.

 

Essa busca por direitos e espaços na sociedade começa bem cedo e tem seus primeiros passos na escola! 

 

A ideia de uma Escola Inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade.

 

Uma escola para ser realmente Inclusiva precisa garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo.

 

Incluir não é tarefa fácil, mas constitui-se um dever da sociedade e um direito do indivíduo.

 

 

"O princípio fundamental da Educação Inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a Educação Inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo".

                                                                                              Kunc , 1992 

 

 

Alunos da turma 1201 da E.M. Getúlio Vargas jogando "Na Trilha do Alfabeto".

 

Na Escola Municipal Getúlio Vargas, o Acolhimento teve como princípio a Inclusão de todas as crianças no espaço, nas ações e nos projetos que serão desenvolvidos posteriormente.

 

Na turma 1201, do 2º ano, o aluno Henzo Miguel é uma das crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

 

Diagnosticado como tendo TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), Henzo Miguel é um aluno que encontrou nesta turminha a oportunidade de desenvolver todas as suas habilidades e vencer, a cada dia, os desafios que lhe são propostos.

 

Henzo Miguel conta com a professora Maria Cristina como sua principal aliada neste processo. A professora acompanha a turma desde o ano passado, o que facilita muito sua comunicação com o aluno e o acompanhamento da evolução da aprendizagem.

 

 

Alunos da turma 1201 da E. M. Getúlio Vargas participando da dinâmica de Boas-Vindas!

 

Quando o professor inicia sua busca por respostas para atender à diversidade, o processo pedagógico certamente se torna mais rico e proporciona uma melhor qualidade de educação para todos!

 

É desta forma que todos podem se beneficiar da Educação Inclusiva, pois os envolvidos se enriquecem: alunos, professores, família e comunidade.

 

Para a primeira semana de aula, a professora Maria Cristina planejou atividades de revisão usando jogos e brincadeiras como estratégia.

 

Para o aluno Henzo Miguel, foi muito importante participar das atividades em grupo e, para seus colegas, não foi diferente: todos gostaram muito das brincadeiras!

 

 

 

 

Henzo Miguel, aluno da turma 1201 da E.M. Getúlio Vargas demonstrando seu conhecimento sobre ordem numérica.

 

 

 

A Semana de Acolhimento, tão comum na Educação Infantil, se estabelece como parte integrante das ações que visam estreitar os laços entre o aluno, o professor, os colegas da turma e o espaço escolar, independente do grupamento ou faixa etária.

 

É importante saber que tanto os alunos iniciantes, quanto aqueles que retornam às aulas, merecem ser recebidos com carinho e com atividades planejadas especialmente para estes dias.

 

Sendo o Acolhimento um momento tão importante, certamente ele pode contribuir positivamente para o sucesso do processo pedagógico!

O sorriso do aluno Henzo Miguel demonstra que ele se sente acolhido todos os dias do ano!

 

 

 

Professora Maria Cristina recebendo flores do aluno Henzo Miguel

 

 

Acolhimento e Inclusão são princípios de uma escola que vislumbra oferecer Educação de Qualidade como um direito de todos!

 

A professora Maria Cristina diz que Henzo Miguel é a criança mais surpreendente e amorosa que ela conheceu em 2012!

 

Nesta relação que valoriza a aproximação, professores acolhem alunos e alunos também acolhem seus professores!

 

 

Professores, queremos conhecer e divulgar o Blog e os projetos de sua escola.

Entre em contato com o representante da sua CRE.

 

 

 

Neilda Silva

Professora e Representante do Rioeduca na 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)
acolhimento (20)

Comentários
Que coisa mais linda esse projeto! A chance de aprendizado é para todos ! Parabéns pela iniciativa.n

Postado por Jorgina em 27/02/2013 00:38

Maravilhoso trabalho!A afetividade é uma grande aliada! Transforma vidas!Abre portas!

Postado por Márcia Sant'Anna em 27/02/2013 00:45

Bom dia! Li esta publicação no Facebook do grupo "Asperger e Autismo Infantil". Conhecer a Inclusão na prática em gestos tão singelos, emociona! Parabéns aos responsáveis pelas ações e pelos divulgadores. Edna Souza

Postado por Edna Souza em 27/02/2013 07:53

De fato é fundamental que este processo de inclusão seja visto e realizado com base em um planejamento que sustente a necessidade de cada alunos e desperte a curiosidade de todos para que desta forma se sintam acolhidos e motivados. Parabéns a UE por estar realizando este belo trabalho.

Postado por Iasmim Aquino em 27/02/2013 08:10

Acolhimento e inclusão são ações fundamentais em Educação. O texto me faz refletir ainda mais sobre a importância da educação humanizada, do estudo, e do professor na vida de cada criança. Pessoalmente, me emociono com este relato, pois sei que Neilda, professora desta rede, e representante da 8ª CRE no Rioeduca, acredita verdadeiramente no que escreveu, crê na Escola pública de qualidade pois Henzo, este menino lindo que aparece na foto é seu filho. Parabéns a querida Neilda pela postagem e parabéns, a querida professora Maria Cristina por sua dedicação ao trabalho que realiza. Meu filho também estudou em escolas da nossa rede. Acredito em nossos professores, e tenho muito orgulho de fazer parte deste time!

Postado por Professora Rute Albanita em 27/02/2013 10:58

Um projeto maravilhoso, imagens lindas e expressões verdadeiras! Muito orgulho de seu trabalho Neilda! Parabéns! Lindo!

Postado por Victoria Fernandes em 27/02/2013 13:18

Conheço esse menino e tenho o privilégio de conviver com ele. É uma criança que tem muito para nos ensinar. Parabéns Henzo e Professora Maria Cristina!

Postado por Renata Cristina em 27/02/2013 13:20

Aiih muito legal esse projeto! :D

Postado por Suzane em 27/02/2013 13:27

Muito legal essa iniciativa!!

Postado por Gabriela em 27/02/2013 13:32

Inclusão é um caminho necessário que estamos dando os primeiros passos, pois ainda há muito a aprender e a colocar em prática. Iniciativas como esta da professora Neilda no Rioeduca são como sementes que ficam em nossas mentes e contaminam nossos pensamentos para o trabalho que precisa ser feito! Muitas mães esperam que se faça algo realmente relevante e que garanta um mínimo de dignidade aos seus filhos, na rede pública e particular. A professora mencionada parece ter muita vontade, imagina se tiver capacitação e recursos?? Fica a reflexão!

Postado por Adriano Sales em 27/02/2013 18:11

Ação maravilhosa! Alunos bem adaptados à nova realidade escolar, tenderão a produzir resultados positivos no processo ensino-aprendizagem. Parabéns pelo belo trabalho!

Postado por Patricia Fernandes em 27/02/2013 18:32

Neilda, fiquei emocionada com a publicação, obrigada pela postagem.É muito interessante quando tudo se dá naturalmente com o coração, é só orientar que o caminho é traçado dia a dia. Henzo é muito importante para nós,não há diferenças, só igualdades!

Postado por Maria Cristina em 27/02/2013 19:12

Tive o prazer de trabalhar com a professora Maria Cristina. Extremamente competente, humana, dedicada. Professora, psicóloga e acima de tudo, amiga de seus alunos. Ela garante a igualdade a todos. Parabéns amiga, você é demais!!!

Postado por Alessandra em 27/02/2013 19:41

A escola é de todos e para todos! Vamos em frente, rumo ao sucesso de nossos meninos e meninas!!!

Postado por Jô Cruz em 28/02/2013 00:00

Estou feliz com o tratamento que meu filho está recebendo nesta escola! Sou o pai do Henzo.

Postado por Juarez W. Alves em 28/02/2013 15:45

Parabéns a Prof Maria Cristina e a todos que apoiam este Projeto...Um acolhimento com tanto carinho e dedicação só pode trazer muitos resultados maravilhosos!! Ne, Parabéns pela postagem!! Show!!

Postado por Isabela Pires do Ciep Amílcar Cabral em 28/02/2013 16:36

Vi Maria Cristina sonhar ,querer ficar com esta turma.Não sabia o tamanho do desafio que a aguardava., Sua dedicação,calma e paciência e afetividade ,transformaram sua sala de aula num ambiente alfabetizador,rompendo os paradigmas e rótulos para alcançar seu alvo . Henzo foi um dos desafios,um desafio especial,o da inclusão! Cada aluno é uma conquista,ao conhecermos vemos as barreiras para sua aprendizagem e com habilidade e afeto ultrapassamos. Parabéns Maria Cristina,trabalho maravilhoso!

Postado por Elizabete ribas em 02/03/2013 08:09

A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um inter jogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.

Postado por Helena (by troia) em 02/03/2013 14:13

Trabalho lindo e de qualidade realizado naE.M. Getulio Vargas. Não só Henzo Miguel como todos os nossos alunos diagnosticados como TGD têm a oportunidade de vivenciar propostas de aprendizagem maravilhosas na rede. Parabéns!!!! É um trabalho, acima de tudo, de sensibilidade.

Postado por Viviane Lazarini em 05/03/2013 09:41

Na inclusão, todos ganham. Tendo a estrutura adequada, o aluno incluído tem a possibilidade de mostrar o seu verdadeiro potencial. Parabéns professores e alunos, palavras são poucas para demonstrar a minha admiração.

Postado por Daniele Rodrigues em 15/01/2014 20:02