A A A C
email

Sexta-feira, 26/04/2013

Professora Graça: 40 Anos de Histórias da Escola Municipal Maestro Pixinguinha

Tags: 5ªcre.

 

No mês de março, a Escola Municipal Maestro Pixinguinha completou 40 anos de histórias e a atual Regente da Sala de Leitura, professora Graça, estava presente no dia da sua fundação.

 

 

No último dia 27, a comunidade da Escola Municipal 05.14.003 Maestro Pixinguinha esteve reunida para comemorar os 40 anos de fundação. A escola estava cheia. Muitos ex-professores, diretores, alunos e convidados foram saudá-la, mostrando que a Pixinguinha deixa marcas de saudade em todos.

 

Em suas palavras iniciais, o diretor José Roberto declarou: "hoje comemoramos não a fundação de um prédio, mas 40 anos de história de uma instituição que faz parte da história da vida de muitas pessoas. Somos uma fábrica de histórias".

 

Há 40 anos, uma professora que ainda hoje trabalha na escola também estava na inauguração. Ela se chama Maria das Graças Lopes Felga e hoje é regente da Sala de Leitura.

 

Diretor da E.M. Maestro Pixinguinha, professor José Roberto, e Maria das Graças, professora regente da Sala de Leitura.

 

 

Estiveram presentes as professoras: Valéria Médici, Maria Helena e Glória Mascarenhas, respectivamente, Coordenadora, Coordenadora Adjunta e Gerente de Educação da 5ª CRE. Presente, também, a profª. Regina Bizarro, representante do Portal Rioeduca na 5ª CRE.

 

Na terceira foto: professoras Valéria Médici, Maria Helena e Glória Mascarenhas, respectivamente, Coordenadora, Coordenadora Adjunta e Gerente de Educação da 5ª CRE. Na primeira, segunda e quarta fotos: ex-professores da escola.

 

Apresentações das turmas.

 

As apresentações foram preparadas com muito carinho, todas com músicas do Maestro Pixinguinha. O coral, recém-criado, fez uma bela apresentação.

 

Coral de alunos da escola.

 

40 Anos de Histórias, conta a Professora Maria das Graças Lopes Felga

 

A Professora da Sala de Leitura, Maria das Graças Lopes Felga, nos relata que chegou à escola em 1973, recém-formada, com muita vontade de ensinar e, segundo ela, mal sabia que iria aprender muito mais que isso.


Naquela época, a escola ainda não tinha recebido nome, era conhecida apenas como a “Escola Nova da Rua Alecrim”, lembra a professora.


E continua: “o Brasil estava de luto, pois havia perdido um dos maiores músicos da nossa história, Alfredo da Rocha Viana Filho, Pixinguinha como era conhecido. Mas, em 28 de março de 1973 a escola foi inaugurada recebendo o nome de Maestro”.


Segundo ela, muitos professores, diretores, alunos e funcionários contribuíram desde aquela época de alguma forma, pois tinham os mesmos sentimentos, muita vontade de acertar.


“Tivemos muitas alegrias, grandiosas festas juninas, torneios esportivos (onde conseguimos muitos troféus), passeios, almoços do dia dos Mestres, festivais de músicas e danças, peças de teatro, a comemoração do centenário de Pixinguinha (1997) e os aniversários da nossa escola. Muitos alunos se formaram dentistas, professores, arquitetos, químicos. Temos também trabalhadores honrados e caixa do supermercado que fica próximo à escola. Tenho tristes lembranças também, os tiroteios na comunidade que tanto prejudicam, assim como o incêndio da escola que aconteceu ano passado. Triste, também, foram perdas de professores, alunos e funcionários. Tenho boas lembranças das minhas turmas maravilhosas, alunos maravilhosos. E foi aqui que fiz grandes amigos. Aqui, passei grande parte da minha vida e hoje eu digo: Obrigada Escola Maestro Pixinguinha!”, finaliza a professora Graça.

 

A Escola Municipal Maestro Pixinguinha também faz parte da revolução na educação carioca.

Veja mais aqui.

 

 


 Foto atual e antiga da professora Maria das Graças.

 

Parabéns à professora Maria das Graças Lopes Felga pelo relato enviado especialmente ao Portal Rioeduca.

 

Agradecemos a direção da E.M. Maestro Pixinginha na pessoa do professor José Roberto e na intermediação do professor Vinícius, de Língua Portuguesa, pela atenção sempre dispensada ao Portal Rioeduca. 

 

Conheçam, também, o blog da E.M. Maestro Pixinguinha:

http://maestropixinguinha.blogspot.com.br/

 

 

Convite ao Portal Rioeduca, através da sua representante na 5ª CRE.

 

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. A lista dos blogs da 5ª CRE vocês encontram aqui.

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)

Comentários
Que emoção ter uma profissional que está presente 40 anos numa mesma escola, isto que é encaixe perfeito e flexibilidade profissional. Professora de Sala de Leitura merece respeito e seu trabalho deve ser mais valorizado por todo o corpo docente. Parabéns Escola Municipal Maestro Pixinguinha pelo 40 anos de histórias.

Postado por Helena(by troia) em 26/04/2013 20:54