A A A C
email

Quarta-feira, 15/05/2013

Destaques do Alfabetiza Rio na 5ª CRE

Tags: 5ªcre, alfabetizario.

A Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro teve 90% dos alunos no 1º ano alfabetizados segundo avaliação que aconteceu em 2012.

 

Segundo a avaliação da Prova Rio 2012, 90% dos alunos no 1º ano da Rede Municipal de Educação foram alfabetizados, assim como em matemática 90,5% e na escrita 76,7%, mas acreditam que ainda não seja ideal.


Essas avaliações aconteceram nas turmas de 1º ano e muitos professores se revelaram alfabetizadores de sucesso. Suas turmas tiveram os índices mais altos da rede.


"Temos 1.600 turmas. Se os alunos desses professores tiveram as melhores notas, temos de entender o que eles tiveram de especial", revela a Secretária de Educação Cláudia Costin.


Acompanhar as aulas, gravar depoimentos com estas educadoras são algumas ações que a Secretaria pretende usar como material de treinamento para as outras escolas que tiveram desempenho baixo. Ambas serão parceiras e deverão trocar ideias com objetivo de elaborarem “um plano de melhoria para a escola com pior desempenho”.


Foram avaliados aproximadamente 40 mil alunos que estavam no final do primeiro ano e os resultados foram tabulados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais. Em 2012, a SME realizou este teste pelo terceiro ano consecutivo. 

 


Alfabetiza Rio na 5ª CRE

 


Na 5ª CRE, duas professoras e suas turmas se destacaram, ficando em 6º e 7º lugares na classificação geral de toda rede municipal.

 

São elas: Catia Loretti Gonçalves da Silva, lotada na Escola Municipal 05.15.024 Cervantes, e  Adriana Rodrigues Krempser,  que no ano de 2012 estava cedida na Escola Municipal 05.14.023 Gaspar Viana, onde fez um belo trabalho com sua turma. 

 

Como reconhecimento deste trabalho, as professoras participaram do Café da Manhã com a Secretária Municipal de Educação Claudia Costin, no dia 11 de abril, no Gabinete da Secretária.

 

 

Professora Catia Loretti Gonçalves da Silva - Escola Municipal 05.15.024 Cervantes

 

Por telefone, Catia Loretti confessou que nunca foi exclusivamente alfabetizadora e nunca havia alfabetizado uma turma tão heterogênea!

 

“Foi, realmente, um desafio”, revela a professora, que nos enviou um relato, falando da trajetória da turma e os avanços alcançados. Também nos relatou que ficou muito feliz em estar no Café da Manhã junto à Secretária de Educação Claudia Costin e colegas da rede.

 

 

 


"Eu sou a professora Cátia Lorette Gonçalves da Silva, trabalho na Escola Municipal Cervantes. Estou na rede desde o ano de 2002, onde procuro desenvolver o meu trabalho com muita dedicação e amor.

A minha experiência é com as turmas de anos mais avançados, porém, tive o prazer de trabalhar com o 1º ano no ano passado, em que busquei dar o melhor de mim e realizar um trabalho de qualidade, buscando o empenho dos alunos e a parceria dos responsáveis junto à escola. Foi um ano de muita luta, as dificuldades surgiram diante de uma turma com 22 alunos em que a maioria não tinha passado pela Educação Infantil. O processo de alfabetização e letramento iniciou seguindo a rotina da casa de alfabetização, utilizando material didático diversificado, textos, atendimento individualizado, métodos diversos e, principalmente, letras de cantigas infantis. Foi por intermédio da música que começamos a sensibilizar os alunos, estimulando a sua autoestima de forma a desenvolver todas as suas potencialidades".

 


 

E finaliza a professora: "Ao final de um longo trabalho, em que buscamos enfrentar todas as dificuldades apresentadas, podemos colher os frutos, tendo a certeza de que valeu a pena todo o empenho. Vejo as transformações reveladas por todos os envolvidos nesse processo tão prazeroso. Estamos muito felizes pelo resultado obtido na rede e entendemos que a luta continua".

 

Professora Adriana Rodrigues Krempser - Escola Municipal 05.14.023 Gaspar Viana

 

A professora Adriana Rodrigues Krempser, no ano de 2012, estava lotada na E. M. Gaspar Vianna, escola por que tem imenso carinho.

A diretora, professora Viviane Bianchi, revela que o trabalho desenvolvido pela professora Adriana Krempser, em 2012, foi impecável, de excelência. Hoje, a professora está lotada no CIEP Dom Oscar Romero.

 

 


 

 

"As atividades que proporcionaram o bom desenvolvimento, tanto individual quanto coletivo, da turma 1101, na EM Gaspar Vianna, no ano de 2012, consistiram em Rodas de Leitura para o início das aulas, Produção de Texto Coletivo, Escrita Espontânea, Jogos Pedagógicos, como Bingo de Letras, Quebra-cabeça com desenhos e palavras, Cruzadinhas entre outros. Além de Teatro, Contação de Histórias com interpretação das mesmas, com criação de novos personagens (feito em conjunto com as crianças), visita à Sala de Leitura, produção de um Livro em parceria com as crianças, utilização diária dos Cadernos Pedagógicos e dos Livros Didáticos, Atividades de Reforço e Recuperação Paralela e, principalmente, trabalhos visando o aumento da autoestima dos alunos", relata a professora Adriana Rodrigues Krempser.

 

Parabéns às professoras Catia Loretti Gonçalves da Silva e Adriana Rodrigues Krempser pelo ótimo desempenho como professoras alfabetizadoras, destacando-se com suas turmas entre as melhores classificadas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação no Alfabetiza Rio.

 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Visitem, acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Acompanhem, também, a 5ª CRE, através do nosso grupo no Facebook, sendo mais um membro:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
alfabetizario (1)

Comentários
Parabéns as duas professras que desenvolveram um excelente trabalho de muito comprometimento, paciência e sabedoria!!!

Postado por Fernanda Oliveira em 15/05/2013 11:35

Parabéns para as duas educadoras!! Obtiveram o ótimo resultado devido ao trabalho incansável e de excelência om nossos alunos. Cátia, continue nesta caminhada trabalhosa mas gratificante... Parabéns especial da Equipe da Escola Municipal Cervantes!!!!

Postado por Valéria Machado em 15/05/2013 17:11

Parabéns as professoras Cátia e Adriana pelo trabalho desenvolvido com seus alunos. Essa conquista é fruto de muita dedicação e comprometimento com a educação.

Postado por Tania Barbosa em 15/05/2013 17:18

Parabéns professoras! Vocês fazem a diferença e elevam o nome da escola de vocês e da nossa rede.

Postado por Helena(by troia) em 15/05/2013 21:51

Parabéns a todos os professores alfabetizadores!!!!! O sucesso de vocês é o sucesso de toda a rede municipal de ensino.

Postado por Patrícia Fernandes em 16/05/2013 14:12

Conhecer a realidade para intervir de forma positiva e critica, sem constranger o ser que anseia por aprender. Parabéns às duas professoras que, sem perder o sorriso, realizaram tal façanha! Deus seja sempre com as duas!

Postado por Gustavo Oliveira de Castro em 30/05/2013 16:50