A A A C
email

Terça-feira, 07/05/2013

Fazendo Arte na Educação Infantil

Tags: 2ªcre, educaçãoinfntil, edi.

O blog do Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutor Marcelo Candia é uma novidade no mundo virtual. Uma de suas primeiras publicações é a Semana da Arte que aconteceu no ambiente escolar.

Os alunos da Educação Infantil participaram do projeto Semana da Arte, que faz parte do projeto didático anual da escola. Os principais objetivos deste trabalho são: a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas, a valorização da unidade escolar e o envolvimento e aproximação dos responsáveis com o processo de ensino e aprendizagem dos pequeninos.

 

A escolha do tema partiu da observação das professora já que, durante as atividades em sala de aula, as crianças comparavam e avaliavam os desenhos, elogiando e criticando os desenhos.


Desta forma surgiu a ideia de apresentar aos pequeninos as obras de pintores famosos como: Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, grandes pintores brasileiros.
 

 

Alunos conhecendo através de um vídeo a obra e a história de Tarsila do Amaral.

 

As professoras apresentaram às turmas a obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral e pinturas de Cândido Portinari, provocando uma reflexão em relação aos padrões preestabelecidos sobre o “belo” e o “certo” na arte.

 

Releitura da obra "Abaporu" de Tarsila do Amaral.

 

Após a apresentação das obras citadas, as crianças ficaram curiosas para conhecer mais profundamente os artistas e suas obras. A partir deste momento, a escola trabalhou um pouco da biografia de cada pintor e sua trajetória artística.


Os alunos compreenderam que existem diversas formas de arte e que cada indivíduo expressa-se do seu jeito. Ideia promovida por Tarsila do Amaral na Semana de Arte Moderna.


Dando continuidade ao projeto, as crianças fizeram releituras das obras apresentadas, assim como atividades livres utilizando diversas técnicas e materiais. Os trabalhos foram realizados tanto individualmente, quanto coletivamente.

 

Releitura da obra "A Cuca" de Tarsila do Amaral.

 

Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

 

A culminância do projeto foi uma exposição dos desenhos dos alunos no espaço escolar. Os responsáveis foram convidados para o evento e ficaram alegres ao verem o trabalho realizado pelos pequeninos da Educação Infantil.


Vários pais se emocionaram ao ver as obras criadas por esses pequenos artistas expostas por toda escola. Os responsáveis ficaram satisfeitos com a exposição e se animaram em realizar uma produção artística juntamente com seus filhos.

 

Responsáveis participando da atividade "Fazendo Arte com meu filho".

 

 Agradecimentos à equipe pedagógica por enviar o material para a publicação.

 

Parabéns ao EDI Doutor Marcelo Candia por realizar atividade que incentivem o conhecimento cultural de seus alunos e familiares.

 

Visite o blog do EDI Doutor Marcelo Candia para conhecer mais sobre o trabalho desta unidade escolar.

 

http://emdrmarcelocandia.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)
edi (83)

Comentários
Olá, Equipe da Marcelo Candia, Adorei ver a postagem sobre escola onde já atuei como professora. Todos estão de Parabéns! Abraços, Eliete Nascimento Diretora da C. M. Dr. Sérgio Arouca

Postado por Eliete Nascimento em 07/05/2013 22:53

Parabéns ao EDI Doutor Marcelo Candia pela realização do projeto o despertar da arte floresce na infância também. A participação de responsáveis é de extrema importância para dar segurança aos alunos, na sua realização de tarefas.

Postado por Helena(by troia) em 12/05/2013 22:22

PARABÉNS, equipe Marcelo Candia!!!!! Lindo trabalho!! Adorei ver a participação dos responsáveis. Isso faz a diferença!

Postado por Morgana Rezende em 13/05/2013 23:29