Em 28 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Brincar nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro e as famílias foram incentivadas a participar desse momento prazeroso da aprendizagem de seus filhos.
O brincar é essencial para o desenvolvimento global da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo e faz parte do processo de aprendizagem na Educação Infantil.
Movimentar-se, pular, equilibrar-se ajuda o reconhecimento do corpo e desenvolve a noção espacial e, acima de tudo, é muito divertido. E assim aconteceu na Escola Municipal Senegal.
Resgatar o passado com as brincadeiras tradicionais foi o enfoque dado na E. M. Cesar Augusto, na E. M. Pernambuco e na E. M. Brigadeiro Faria Lima. Teve bolinha de sabão, passa anel, amarelinha, brincadeira de roda, brincadeira de boneca...
Vejam os lindos vídeosdas brincadeiras da E. M. Pernambuco e da E. M. Brigadeiro Faria Lima acessando os seus blogs:
Brincando a criança estabelece regras constituídas em grupo. Aprende a integrar-se na sociedade, a resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e a demonstrar sua opinião.
A família e a escola precisam proporcionar estes momentos de aprendizagem que fazem parte dessa construção. Afinal, é nas brincadeiras que as crianças reproduzem suas vivências e assumem o importante papel para a superação de angústias, conflitos e situações que possam estar no caminho rumo ao aprendizado global e integral como indivíduos.
Na E. M. Tagore, na Creche Rachel Leite Dias e no EDI Maurício Cardoso, as famílias participaram da confecção de brinquedos, emocionaram-se com a atuação dos filhos nas brincadeiras e buscaram a criança existente dentro de cada um para participar das atividades propostas.
Mas a brincadeira não parou por aí...
Ficou estabelecido o Dia do Brincar, que acontecerá sempre na última terça-feira de cada mês. No mês de junho, ocorrerá no dia 25. Tenho certeza que muitas ideias surgirão e que as crianças aprenderão com estes momentos de integração que serão proporcionados pelo brincar com a participação da família e da escola.
Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!! Clique aqui para conhecer seu representante.