A A A C
email

Segunda-feira, 08/07/2013

Colocando a Mão na Massa

Tags: 6ªcre, troféurieoduca.

A Creche Municipal Zilka Salaberry deu continuidade ao projeto Colocando a Mão na Massa, iniciado em 2012, com o objetivo de trazer cada vez mais responsáveis para serem parceiros da instituição escolar.

 

A Creche Municipal Zilka Salaberry localiza-se em Acari e atende alunos da modalidade Educação Infantil - Creche. A gestora desta instituição, professora Cátia Cristina Braga Gomes, juntamente com sua equipe, tem como meta oferecer uma educação saudável aos pequeninos usando o lúdico, as emoções e as diversas percepções.

 

A creche fica situada numa região onde predominam indústrias e residências. A população que vive no entorno pertence às classes populares, com um baixo poder aquisitivo e pouca qualificação para o trabalho. Por consequência, é o bairro de menor Índice de Desenvolvimento Humano da cidade e o de menor renda da região.

 

As carências da população são enormes! Ela não para de crescer, o que levou a equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry a pensar em projetos pedagógicos e sociais voltados para dar condições de crescimento e melhora de vida para esta população.

 

Diante dessa realidade, os educadores criaram em 2012 o projeto Colocando a Mão na Massa,  que está em sua segunda edição. Ele conta com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: Professores Articuladores, Professores de Educação Infantil, Merendeiras, Diretores, Responsáveis e Alunos.

 

O projeto foi criado, pois a equipe pedagógica percebeu que vários responsáveis se sentiam curiosos em saber das atividades dos filhos na creche e da necessidade em participar da vida educacional das crianças. O projeto Colocando a Mão na Massa se transformou em um grande criador de laços e incentivador da participação ativa dos pais na educação dos filhos.

 

 

 O vídeo "Família e Escola" mostra a importância dos pais na vida e nas decisões dos filhos.

 

O vídeo acima reflete  a importância deste projeto para a vida das crianças. A relação escola e família torna-se imprescindível para que ocorra uma educação de qualidade. Com esse projeto, espera-se que os alunos aprendam melhor e que os pais colaborem diretamente com as propostas da escola.

 

Sua relevância é inquestionável! A partir do momento em que a escola se propõe a interagir com a comunidade que a circunda, o resultado não poderá ser outro senão o bom desenvolvimento e crescimento para ambas e, consequentemente, para a sociedade.

 

Colocando a Mão na Massa

 

Vida escolar e familiar devem ser duas faces de uma mesma moeda. Na maioria das vezes, porém, há pais que dizem não terem tempo para a vida escolar do filho, atribuindo à escola total responsabilidade pela educação formal e também informal de seus filhos. Os motivos são vários, contudo nenhum deles deve atrapalhar o desenvolvimento do personagem principal: o aluno.

 

A partir desta realidade, fazer uma educação de qualidade que envolva toda a comunidade escolar, trazendo o responsável para acompanhar a educação dos filhos, tornou-se um dos objetivos principais do projeto Colocando a Mão na Massa.

 

Ele convida os pais a participarem das atividades realizadas na creche. O primeiro encontro de 2013 aconteceu na primeira quinzena do mês de maio. Vários cantinhos foram arrumados: leitura, pintura, recorte e colagem, reciclagem, música e dança. Todos são convidados a colocar a mão na massa: criando, contando histórias, brincando e participando de inúmeras atividades  infantis. O envolvimento dos pais com a escola é contagiante!

 

Oficina de Reciclagem: a participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.

 

Oficina de Contação de Histórias - Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança. 

 

Oficina de Pintura - A escola, como detentora do conhecimento científico, deve fornecer e promover nessa relação todo seu cabedal de conhecimento de forma que esse esforço leve em consideração os aspectos particulares da situação social e cultural hora vigente, e que influenciam de forma decisiva o equilíbrio familiar.

 

Oficina de Teatro - Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais resulta em ajuda recíproca e em aperfeiçoamento dos métodos. Ao aproximar a escola da vida e das preocupações profissionais dos pais e ao proporcionar aos pais um interesse pelas ações da escola chega-se a uma divisão de responsabilidades.

 

Hora de expor os trabalhos! - A família, sendo a base de uma formação completa do indivíduo, papel decisivo na formação de caráter, deve ter participação direta na educação das crianças. É fundamental que, na parceria entre escola e família, haja o objetivo comum: o de formar cidadãos que saibam como viver no mundo atual. 

 

 

O resultado, como visto nas fotos, não poderia ser outro: pais e mães contando histórias, falando de suas experiências com a leitura, fazendo trabalhos de coordenação motora com jogos e tinta e brincando de roda. Eles pintaram o sete relembrando os momentos da infância e, ao mesmo tempo, contribuindo para a aprendizagem de seus filhos.

 

Os responsáveis curtiram muito este momento, contribuindo para a vivência do trabalho pedagógico. Participando da rotina dos filhos, sentiram-se mais seguros e confiantes com a educação de qualidade que é oferecida às suas crianças e, principalmente, sentiram-se capazes de ajudar no seu desenvolvimento.

 

Como vimos, família e escola formam uma equipe. Ambas seguem a mesma direção em relação ao objetivo que desejam atingir: segurança na aprendizagem de forma que venha a se criar cidadãos críticos e capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

 

Parabéns à equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry e a todos os responsáveis por fazerem da parceira entre vocês um item fundamental para o sucesso da educação de cada aluno. Vocês precisam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

 

 

É sempre um prazer para o Portal Rioeduca divulgar projetos de tanta importância para a educação carioca! Aproveite para deixar um comentário para a equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry! Vamos valorizar o trabalho dos nossos colegas! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

Facebook: Patrícia Fernandes

Twitter: @Paty_PFF

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
Parabéns à equipe da Creche Zilka por mais este excelente trabalho!!!!!

Postado por Simone da Silva Coelho em 08/07/2013 02:27

Maravilhoso trabalho! Parabéns!

Postado por Priscila Frisone em 08/07/2013 09:04

As fotos estão lindas, revelam literalmente a riqueza do trabalho, e o comprometimento profissional da equipe da escola. Essa parceria escola-família é um ingrediente fundamental. PARABÈNS!!!

Postado por Christiane Penha em 10/07/2013 13:25

Muito legal este projeto!! Parabéns para toda a equipe!!

Postado por Alessandra Cardoso em 12/07/2013 22:24