A A A C
email

Terça-feira, 14/01/2014

O Sucesso do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

O CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, antes conhecido como Lindolpho Collor, alcançou a melhor nota entre as Escolas do Amanhã, na Prova Rio (IDE-Rio 2012).

 


Localizado no Rio das Pedras, em Jacarepaguá, O CIEP Lauro de Oliveira Lima pertence à 7ª Coordenadoria Regional de Educação e atende diariamente cerca de 2.700 alunos. O CIEP, primeiro lugar entre as Escolas do Amanhã na Prova Rio (nos anos finais do ensino fundamental) também alcançou a segunda melhor nota entre as escolas municipais, sendo a terceira unidade escolar no ranking.

 

 Janaína Ferreira, diretora adjunta; Heloísa Teixeira, diretora geral; e a coordenadora pedagógica (até o final do 1º semestre) Bianca Aragão.

 

A unidade escolar desenvolve o Projeto Politico Pedagógico Dos Filhos Deste Solo És Mãe Gentil . Por estar inserido dentro de uma comunidade com raízes principalmente nordestinas, o projeto da escola está voltado para o resgate dessa cultura. No ano de 2013, a escola está trabalhando o tema: Identidade Carioca com Raízes Nordestinas.

 

A diretora geral Heloísa Teixeira dirige o CIEP com o maior quantitativo de alunos da rede municipal. Unidade esta que, em 2013, está completando 21 anos de atividades escolares com a mesma diretora geral.

 


Mas afinal, qual o segredo do resultado alcançado pelo CIEP Lauro de Oliveira Lima?

 

Como representante do Rioeduca na 7ª CRE, conversei com a diretora geral Heloísa Teixeira. Ela conta que atribui o resultado ao trabalho da equipe, com profissionais empenhados e dedicados. A unidade escolar também utiliza os cadernos pedagógicos e enriquece o conhecimento através de livros do MEC.


A diretora também explica que Projetos como Capoeira na Escola, um Passeio pelas nossas Raízes motivam a presença dos alunos na unidade escolar. As crianças aprendem de forma lúdica, em que ocorre o incentivo e o interesse pela leitura e por outros conhecimentos através da interdisciplinaridade que o projeto proporciona, favorecendo o desenvolvimento global dos alunos.

 

Fotos da Culminância do Projeto Político Pedagógico 

1º Semestre

 

Apresentação do Maculelê.

 

Apresentação da Timbalada. Na foto menor, as professoras Lívia e Ana e os professores Ronaldo e Alexandre.

 

Apresentação do Frevo.

 


 

Puxada de Rede.

 

O uso do cordel em sala de aula também possibilita um trabalho interdisciplinar, onde ocorre uma busca histórica por nossas raízes, um resgate cultural que permite trabalhar com diversos conteúdos presentes nas diferentes disciplinas. A parceria com a Sala de Leitura e a Educação Musical possibilitou também a criação de um cordel coletivo e a apresentação na culminância do 1º semestre.

 

Cordel da Escola: Uma Escola de História.

 

Exposição da releitura das obras do Mestre Vitalino - turmas 7601 e 7602.

 


 

Exposição de trabalhos sobre o patrono e o Nordeste.

 

O professor Daniel Santana, de Geografia, ao se referir sobre o sucesso alcançado no IDE-Rio 2012 fala que: “A força da experiência aliada à atenção aos novos talentos, nos leva à segurança para executarmos a nobre arte de ensinar."

 

O CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima tem um Projeto Político Pedagógico voltado a elevar a autoestima dos alunos, fazendo com que acreditem no potencial de cada indivíduo e da própria comunidade. A valorização da cultura nordestina e local funciona como ponte para reflexão, ampliação, sistematização e (re)construção de conhecimentos favorecendo o letramento através do uso de diferentes tipos de leitura e registro.

 

A unidade escolar também conta com uma direção comprometida, gerenciada pela experiência da diretora Heloísa Teixeira. Uma equipe de professores que desenvolve projetos com empenho e dedicação, visando ao desenvolvimento e à aprendizagem significativa e global dos alunos. Esses fatores favoreceram o sucesso do resultado alcançado pela unidade escolar no IDE-Rio 2012.

 

Equipe da escola.


 

 

Parabéns à direção e à equipe do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima pelo resultado alcançado!

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.