A A A C
email

Terça-feira, 11/02/2014

Contos de Fadas invadem a Belmiro Medeiros!

Tags: 11ªcre, belmiro medeiros, contos de fadas.

A fantasia e a imaginação tomaram conta dos corredores da E. M. Belmiro Medeiros! Durante os meses de Julho e Agosto a professora da Sala de Leitura Edilma Trajano, junto com os demais professores, realizou diversos trabalhos com os alunos no projeto Contos de Fadas. Confira!

 

A iniciativa dos professores e da coordenação se deu pela percepção de que muitos dos alunos da E. M. Belmiro Medeiros, localizada na Ilha do Governador, 11ª CRE, não conheciam os contos de fadas clássicos.

 

"A sala de leitura se preparou para explorar juntamente com os alunos e professores todo o material que tínhamos sobre o assunto. Entramos nesse universo cheios de histórias cativantes e encantadoras, histórias que certamente contribuíram para a formação dos nossos alunos leitores", explicou Edilma Trajano.

 

 

Contos de Fadas

 

Trabalhando os sentimentos: as fadas nos falam de humildade, solidariedade, autoestima, amor, amizade e generosidade.

 

Turma 1.201 trabalhando sobre as Fadas.

 

"Nada como um conto clássico para soltar a sua imaginação. O conto é uma narrativa em prosa de curta extensão mas que causa muita emoção. Toda menina quer ser Princesa lá no fundo do coração. E os meninos querem ser super-heróis de muita ação."

Smart Kids

 

Branca de Neve

 

Livro confeccionado pelos alunos da turma 1.201, da professora Denize.

 

 

Desenhos e textos escritos pelos alunos das turmas 1.301 e 1.501 na Sala de Leitura.

 

Edilma explicou que começaram a incentivar os alunos ao gosto pela leitura partindo de histórias simples e cativantes, como os contos de fadas. Na Sala de Leitura procurou trabalhar os clássicos universais, fábulas, filmes atuais sobre o tema, divulgou no blog pesquisa sobre a origem desses contos e sua aparição na sociedade, além das possibilidades de adaptações para os dias atuais.

 

Casa de doces da História de João e Maria  

 

A confecção da casa de doces foi desenvolvida pelas turmas 1.101, 1.201 e alunos da classe especial.

 

Alunos da classe especial produzindo doces para confecção da casa de doces.

 

A professora conta que os alunos encontraram em seus trabalhos semelhanças com situações do seu universo individual, bem como de sua vida em sociedade, os conflitos, os finais felizes, os medos e os sonhos. Também trabalharam os sentimentos e as possibilidades de mudar as histórias e seus finais, explorando ao máximo as possibilidades.

 

Teatro

 

A professora de Espanhol Jussara apresentou com os alunos do 9º ano a peça "Gato de Botas" em espanhol! Toda escola pode assistir e foi um grande sucesso!

 

 

Alunos dramatizando a peça "El gato con botas" em espanhol

 

 

Confecção dos cartazes

 

Todas as turmas do 2º segmento editaram textos e desenhos sobre os contos com a professora de Artes Martha Tedesco, tais como: "O Flautista", "Branca de Neve", "O Gato de Botas", "A bela adormecida", "A Bela e a Fera", entre outros.

 

Cartazes confeccionados pelos alunos do 2º segmento da professora de Artes Martha Tedesco.

 

 

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos da professora Edilma Trajano

Conheça a E. M. Belmiro Medeiros da 11ª CRE.

 

 

Parabéns aos professores e a toda equipe da E. M. Belmiro Medeiros por propiciar aos alunos um mundo de descoberta e encantamento que leva ao conhecimento por meio do prazer!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

11ªcre (138)
contos de fadas (1)
belmiro medeiros (1)

Comentários
Parabéns a todos!!Buscar inovações para ensinar representa o compromisso com uma educação de qualidade. Abço a toda a Comunidade escolar.

Postado por Tania Bendas em 27/08/2013 07:52

Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade. Parabéns pelo belo trabalho!

Postado por Patrícia Fernandes em 27/08/2013 08:23

Os contos de fadas sempre inspiram nossas vidas. Parabéns a escola!

Postado por Michel Serpa em 27/08/2013 08:50

Muito bom o trabalho da professora da SL. Os contos de fada, as fábulas e os contos universais, que muitas vezes não são de conhecimento de muitos de nossos alunos, são de suma importância para a construção do universo individual de cada um, como cita a professora.Parabéns também a professora Laura Fantinni pela apresentação da matéria no Portal Rio educa.

Postado por Marcia Eliza em 27/08/2013 09:09

Que bom ver o trabalho da professora da sala de leitura articulado com os demais professores da escola. Parabéns a todos!

Postado por Stella Reis em 27/08/2013 10:43

Obrigada pessoal, nós da escola Belmiro Medeiros ficamos muito felizes com os comentários.Agradecemos também a Profª Laura Fantti pelo capricho ao promover o nosso trabalho.Eu pessoalmente sempre estou por aqui buscando trocar experiências,este espaço é muito importante para o nosso trabalho.Obrigada!

Postado por EDILMA TRAJANO DA SILVA em 27/08/2013 16:33

Fiquei muito feliz na realização deste projeto, pois possibilitou que os alunos entrassem no mundo mágico dos contos de fadas. Trabalho de uma equipe nota 10.

Postado por Denize Aleixo Vieira em 28/08/2013 07:47

Parabéns aos professores e a toda equipe da E. M. Belmiro Medeiros por propiciar aos alunos um mundo de descoberta e encantamento que leva ao conhecimento por meio do prazer!

Postado por Helena (by troia) em 25/02/2014 20:46