A A A C
email

Segunda-feira, 16/09/2013

Projetos de História na Quinta do Caju

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Creche Municipal Quinta do Caju, no histórico bairro do Caju, possui turmas do Berçário ao Maternal II e tem crianças de 6 meses a 3 anos de idade. Com o Projeto Pedagógico 2013 “Mergulhando no Mar de Histórias do Caju, Vamos Tecendo Nossas Redes de Aprendizagens e Construindo Outras Histórias”, a comunidade escolar redescobre a beleza e resgata a importância do bairro.

 

 

Policial Cristina, do projeto PAMESP da UPP, com alunos no desfile

 

Quando o projeto é realizado em uma creche, ele não envolve apenas as crianças pequenas e suas professoras. O projeto pedagógico tem também a participação da comunidade escolar, das famílias, da vizinhança, do comércio próximo e, por isso, torna-se tão importante na instituição. Na Creche Municipal Quinta do Caju, o projeto  foi ganhando cada vez mais força, à medida que os pais das crianças o enriqueciam com as histórias que contavam.

 

Caju - Ontem e Hoje

 

Quem passa hoje no Caju vê um bairro de cor cinza, repleto de carretas e com um trânsito enorme! Mas não foi sempre assim. O Caju foi uma região belíssima de praias com areias branquinhas e água cristalina. Onde não era rara a visão do fundo da Baía, tendo como habitantes comuns os camarões, cavalos-marinhos, sardinhas e até mesmo baleias.

 

Mural exposto na creche com o nome do Projeto Pedagógico 2013.

 

Hoje, no Caju, não há sinal de praia. A área foi aterrada para construção do Porto e da Ponte Rio - Niterói. No entanto, andando pelas ruas históricas da Comunidade da Quinta do Caju, é possível ver um rastro da beleza do passado, através de algumas casas de madeira, das ruazinhas de pedras e dos barcos coloridos da vila dos pescadores.

 

Os subprojetos da unidade seguem este objetivo: conhecer a história antiga e atual do Caju. As crianças fazem visitas ao bairro e suas famílias apoiam o trabalho realizado. Afinal, conhecer os contextos de vida da criança, os costumes, os valores culturais da família e as diferenças ou semelhanças existentes entre elas, tudo isso constrói a parceria com a família, tendo como bases a confiança e o respeito mútuo.

 

Policial Duarte, do projeto PAMESP da UPP, conversa com crianças sobre seu trabalho.

 

Subprojeto: Marcha Soldado!

 

Alunos da creche esperam o desfile começar.

 

O Caju é um bairro onde se encontra o Arsenal de Guerra, o Parque Aeronáutico, o Corpo de Bombeiros e, atualmente, uma base da Polícia Pacificadora. As crianças da Comunidade da Quinta do Caju convivem com o ir e vir desses profissionais bem como, às vezes, os têm em sua família. Os educadores da creche observaram que esse assunto permeia constantemente as conversas das crianças e fazem parte de algumas de suas brincadeiras.

 

Alunos do Maternal se preparam para o desfile.
 

 

Atentas em levar para as crianças da creche aprendizagens relevantes e contextualizadas, o grupo de educadoras conversou com as crianças em rodinha sobre o trabalho dos militares no bairro. As crianças participaram de bate-papos informais e realizaram diferentes oficinas com fotos, gravuras e símbolos dos vários núcleos das forças armadas. Cada educadora observou o núcleo militar de maior interesse da turma e assim foram selecionadas as turmas representantes de cada força armada.

 

No dia 6 de setembro, como culminância do subprojeto, toda a creche desfilou. As crianças, juntamente com suas famílias e educadoras, saíram da creche e foram até o PAME. O desfile contou com a presença da UPP Caju e das diretoras de escolas do Caju, Cristina e Rute Albanita.

 

As gestoras Marineide e Jaqueline e a Coordenadora Neusa confessaram que estão emocionadas com o desenrolar do projeto. E garantem que o melhor ainda está por vir.

 

Para conhecer melhor o trabalho da Creche Quinta do Caju, clique AQUI.

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.