A A A C
email

Sexta-feira, 27/09/2013

Resgatando e Valorizando a Cultura Popular na Escola Municipal Paraguai

A Escola Municipal Paraguai se apresenta com novo segmento e nos mostra um projeto de resgate e valorização da cultura brasileira através do folclore.

 

No ano de 2013, a Escola Municipal Paraguai mudou de segmento porque atendia somente o 2º segmento. Hoje, atende somente o 1º segmento. Consequentemente mudaram os professores. É uma nova escola, alunos novos, professores novos, com a permanência somente de alguns funcionários.


Segundo a Coordenadora Pedagógica, professora Tatiane Machado, a equipe está reformulando o PPP e criando uma identidade para Escola com a parceria do Proinape - Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas. O Proinape garante à Secretaria Municipal de Educação uma estrutura para as equipes itinerantes, formadas por três profissionais: professor, assistente social e psicólogo. As equipes também abordam junto aos alunos os casos de violência, conflitos, dificuldade de relacionamento com os colegas, professores e pais, entre outros desafios do cotidiano escolar.


"Desde abril de 2013, quando saí da GED/5ªCRE, componho o quadro de professores da Escola Municipal Paraguai. Juntamente com o grupo, estamos movimentando a escola, realizando projetos bimestrais até a finalização do Projeto Político Pedagógico, que demanda tempo. Estamos nos encontrando com toda a comunidade escolar para a elaboração do PPP em conjunto. São muitos desafios, mas estamos todos animados e confiantes”, relata entusiasmada Tatiane Machado.

 

Resgate e Valorização da Cultura Popular

 

A equipe da Escola Municipal Paraguai trabalhou juntamente com suas turmas: lendas, adivinhas, trava-línguas, ditados populares, entre outras atividades da cultura popular.


Para que o trabalho fosse realizado, os professores pesquisaram por meio da Educopédia; desenvolveram atividades de pintura, recorte e colagem; oficinas de criação e produções de texto e outros, com o envolvimento de toda comunidade escolar.


A turma 1401 realizou uma oficina de sombrinhas de frevo com garrafas pet com o apoio voluntário da porteira Fernanda. A turma 1601 confeccionou o Boi Bumbá com sobras de materiais Recicláveis.


Na segunda foto, a turma 1601 confecciona o Boi Bumbá com materiais reciclados. Na terceira foto, oficina de garrafa Pet com a turma 1401 para confecção da sombrinha de frevo. Na quarta foto, álbum de trabalhos sobre o Folclore da turma 1201.

 

No dia 26 de agosto, aconteceu a Culminância com a presença dos responsáveis, quando as turmas apresentaram danças e lendas típicas do nosso Folclore.

 

Alunos da E. M. Paraguai coreografando músicas do cancioneiro popular.

 

Turma 1601 apresentando a lenda do Boi Bumbá nas turmas.

 

Parabéns à Escola Municipal Paraguai pelo belo trabalho realizado junto a sua comunidade escolar, oportunizando seus aunos de estarem em contato com a cultura popular brasileira.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca/5ªCRE
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
Facebook: Regina Biza


Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

                               

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
O indivíduo comprometido com a cultura é feliz e, assim, sua vida adquire um significado útil. Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 27/09/2013 08:25

Realmente a E.M. Paraguai está de Parabéns! A CP Tatiane tem feito um excelente trabalho. Beijinhos, Cecilia Ferreira (emitarare.blogspot.com.br)

Postado por cecilia em 29/09/2013 17:41