A A A C
email

Quinta-feira, 16/01/2014

Mostra Folclórica na E. M. Edmundo Lins

Tags: 4ªcre, projetos.

Trabalhar com o Folclore está em total conformidade com a proposta dos PCNs, uma vez que incluí-lo nas atividades de leitura é resgatar a cultura de povos que habitaram a nossa terra. Essa ação valoriza a Língua e leva o aluno a respeitar a diferença, a diversidade étnico-cultural e o outro, em sua alteridade.  

 

“(...) a grande lição da escola deve ser que ela possui funções comunicativas, é forma de dizer, é meio para que a palavra de cada um tenha lugar no debate social letrado. Dessa aprendizagem social deriva, em última análise, a constituição da autoria: enquanto o aluno não reconhecer funções para a escrita em sua vida, a escrita não será sua.”  

Referenciais, 2009.

 

O recurso do trabalho folclórico deixa o Professor com um cenário muito amplo de opcões, pois falar sobre mitos e lendas é na verdade falar sobre todos os assuntos: religiosos, histó-ricos, geográficos, da natureza e do homem. Sua principal função é explicar aquilo que a razão não conseguiria esclarecer. O folclore está inserido num contexto sócio-histórico e faz parte da construção de identidade de um povo.  

 

Levando em consideração que o tema vai muito além das lendas e cantigas de rodas, a Escola Municipal Edmundo Lins abordou o assunto através de  elementos que fazem parte do cotidiano dos alunos e da comunidade escolar como um todo.

 

Folcloreando na Edmundo Lins

 

 

"Nossa escola preparou A I Mostra Folclórica EMEL com muita criatividade e entusiasmo, pois foi um tema bem trabalhado em sala com os alunos e no qual eles participaram ativamente. Tentamos resgatar as culturas dos povos, mostrando que o folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade. As tradições, crenças populares, as lendas, as cantigas de roda, provérbios, superstições, as brincadeiras de criança, parlendas, etc. fazem parte da cultura e da memória do povo, mostrando-nos o que é o FOLCLORE. Folcloreando com a EMEL, nossos alunos puderam resgatar tudo isso e muito mais.

 

 

Tivemos brinquedos cantados feitos por eles, como “A BONECA DE LATA”, da turma 1.101, “CARANGUEJO NÃO É PEIXE”, da turma 1.102, a apresentação teatral da turma 1.103 com “A LENDA DO BRILHO DA LUA”, o brinquedo cantado “AS CAVEIRAS”, da turma 1.104, a veia artística da turma 1.201 em pintar a tela “LENDAS FOLCLÓRICAS”, a criatividade de 1.202 em escrever o livro “FESTA FOLCLÓRICA” e a turma 1.301 com sua “EMÍLIA, A BONECA GENTE”. Resgatando o folclore de Monteiro Lobato, a turma 1.302 apresentou a dança do SACI e lendo a história do NEGRINHO DO PASTOREIO, o jogral da 1.401 explicou tudo sobre os PERSONAGENS FOLCLÓRICOS, além da alegria da 1.402, mostrando-nos as BRINCADEIRAS DE CRIANÇA. O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor. Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições."

 

Texto enviado pela Professora Juliana Lotufo, Coordenadora Pedagógica.

 

O trabalho realizado dessa forma deve ajudar os alunos a se sentirem sujeitos atuantes da cultura local, em que Professores e Coordenadores Pedagógicos passam a reconhecer os mesmos como participantes da cultura e que têm muito a contribuir para a construção da aprendizagem, do desenvolvimento cognitivo e emocional do grupo como um todo. 

 

Parabéns para a equipe Edmundo Lins, por promover a exploração dos componentes estruturais da nossa sociedade através do estudo e do uso da Língua nos seus mais variados estilos.

 

 Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

 

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal e

Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
4ªcre (287)

Comentários
Trabalho maravilhoso em que todos aprenderam brincando.

Postado por Edijanes em 05/09/2013 11:04

Linda nossa escola! Foi realmente um dia muito especial de diversão e aprendizado.

Postado por Roberta Lima em 05/09/2013 11:09

Ser Coordenadora Pedagógica da EMEL é um prazer.Aqui você lança a ideia e todos abraçam com carinho e dedicação. Amo esse compromisso dessa equipe de professores excelente que temos! Parabéns a todos os professores. Que nossa casa seja sempre esse exemplo de união, compromisso e dedicação dados por vocês!!! Parabéns, EMEL!

Postado por JULIANA LOTUFO em 05/09/2013 13:45

Essa Escola de fato faz a diferença na educação. PARABÉNS a todos os profissionais envolvidos, pela sua dedicação e competência. Att, Marcelo Souza

Postado por Marcelo Souza em 05/09/2013 17:59

A escola está de parabéns. Esse foi um dia diferente que meu filho curtiu muito, alem de aprender. Parabens a tia Ana, tio Eric e tia Juliana. Voces são nota 10!

Postado por Maria da Penha em 05/09/2013 20:42

A ESCOLA EDMUNDO LINS ESTÁ DE PARABÉNS PELA SUA DIREÇÃO E POR SER UMA ESCOLA DE PRIMEIRO MUNDO!!!

Postado por ARIOVALDO PEREIRA SOARES em 05/09/2013 21:02

Feliz a criança que reconhece o folclore e o lê. Sabendo mais de si e das tendências de seu povo. Estamos de parabéns pela Mostra Folclórica da EMEL. Embora isso seja reflexo da interação de nossa escola, todos envolvidos em prol dos alunos. Amei as minhas meninas lindas de Emília... minhas companheiras matinais da T 1.301

Postado por Heloíse Cabral em 10/09/2013 16:06