A A A C
email

Quinta-feira, 12/09/2013

Interação + Afeto = Aprendizagem

Tags: 4ªcre, projetos.

 

O afeto é considerado a energia que move as ações dos seres humanos, pois com o calor e a afabilidade nasce a motivação e a interação entre os sujeito. O que promove o desenvolvimento da inteligência e facilita o processo de ensino-aprendizagem. 

 

"Aos professores, sugiro que considerem também a possibilidade de ensinar às crianças o alfabeto emocional, aptidão básica do coração (...)"  Goleman, 1995.

 

 

O relacionamento entre professor e aluno, quando mediado pelo afeto, pode resultar em consequências muito favoráveis ao processo de aprendizagem de nossas crianças. Baseada nisso, a Professora Andréia Manso desenvolveu, em meio a uma grande interação com a turma 1203, uma deliciosa receita para comemorar várias datas importantes para a Escola Municipal Armando Salles de Oliveira.

 

 

"O mês de agosto foi um mês de festa na Armando! Aniversário da escola, da tia Andréia e de muitas outras pessoas especiais entre professores, funcionários e alunos. Por isso, a nossa turma resolveu fazer uma receita deliciosa e bem fácil para comemorar."

Texto retirado do blog da Unidade Escolar

 

Antes de tudo, devemos lembrar que é também objetivo da Educação que a criança esteja exposta a situações que as leve a uma formação do coração, do juízo e do espírito,  concomitantemente com o cognitivo. 

 

 

"Atenção, professor!


Durante o processo de alfabetização, é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas, permitindo aos alunos criar e testar hipóteses. Nesse sentido, optei por trabalhar com o gênero textual "receita".

 

Na sala de aula, foi explorada oralmente a estrutura de uma receita:

a) Quais as partes da receita?

b) Com que objetivo alguém escreve uma receita?

c) Quem escreve receitas?

d) Onde podemos encontrar receitas?

e) Do que fala uma receita?

f) O que não pode faltar nesse texto?"

Texto retirado do blog da Unidade Escolar
 

 

Muitos são os fatores que afetam a aprendizagem do aluno, mas há caminhos que garantem maior aproveitamento, principalmente quando a afetividade faz parte de alguns momentos de sua vida cotidiana e escolar. Afetividade e cognição incorporam as conquistas realizadas uma pela outra num permanente processo de integração.

 

Parabéns à Professora Andréia Manso, por participar dos divertimentos de seus alunos, fornecendo atividades que os agradem e exercitem sua curiosidade para que busquem a aprendizagem e o interesse a partir de sua realidade.

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

 

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal e

Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
4ªcre (287)

Comentários
A afetividade influencia em toda e qualquer dificuldade de aprendizagem e favorece uma maior receptividade do ensino por parte dos alunos, que aprenderão com mais facilidade. Parabéns!!!!!

Postado por Patrícia Fernandes em 12/09/2013 12:30

Adorei a receita, principalmente por não precisar ir ao fogo! Vou experimentar com os meus pequenos do 1ºano! Parabéns para a professora e para a turma!

Postado por Roberta Vitagliano em 12/09/2013 16:03