A A A C
email

Segunda-feira, 14/10/2013

Educação Ambiental no GEA

Tags: 1ªcre, projetos.

 

O Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio de Cardoso, situado à rua Edgar Gordilho, Saúde, é uma recente iniciativa da Prefeitura do Rio. No Ginásio, foram implantados  os mesmos moldes de três escolas voltadas ao esporte: os Ginásios Experimentais Olímpicos.

 

Os alunos do Ginásio Experimental frequentam a escola em horário integral, das 8h às 16h. Nesse tempo, eles têm cafe da manhã, almoço e lanche. Além das aulas regulares, há também aulas eletivas. Como o Ginásio é vocacionado para Artes Visuais, as eletivas são os ateliês. Nove opções são oferecidas: Artes Gráficas, 3D, Textura, Desenho, Cor, Pintura, Outras Mídias, Novas Tecnologias e Seres e Natureza. Cada estudante escolhe a aula que mais lhe atrai. Assim, alunos das três turmas, do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, trabalham juntos.

 

Alunos do GEA preparando a Eco Bag para recolher materiais recicláveis.

 

Os jovens são incentivados pelos professores a vencer seus medos e ultrapassar limites. E o GEA tem o compromisso de ajudá-los nessa missão. Assim, os alunos recebem reforço escolar nas matérias em que apresentam mais dificuldade e participam dos programas Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil.

O primeiro desenvolve o tipo de ser humano que cada um quer ser, um trabalho que começa na primeira semana de aula e é desenvolvido com o professor ao longo do ano. Eles definem o que esperam da escola e de suas vidas como um todo. O segundo programa objetiva alcançar o conhecimento sobre si mesmo e sobre o ambiente. Assim, eles podem melhorar a escola e o relacionamento com os colegas.


Projeto de Educação Ambiental - “Ecos do Porto” 

 

O GEA Vicente Licínio Cardoso está participando ativamente do projeto “Ecos do Porto”, desenvolvido nos bairros da Saúde e da Gamboa e no morro da Providência. Esse projeto é uma parceria com a Concessionária Porto Novo, com a ONG Defensores da Terra e com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é conscientizar integrantes da comunidade escolar, seus familiares e residentes na região portuária a manterem boas práticas de limpeza e reciclagem.

 

"Ecos do Porto" pretende preparar as bases para a futura implantação do sistema de coleta seletiva e reciclagem na região portuária. Assim, as escolas são envolvidas para criar uma nova fonte de geração de emprego e renda para os moradores. Além disso, a ideia busca reduzir a quantidade de resíduos sólidos dispostos incorretamente, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida comunidade.

 

Tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza.

 

Para que haja resultados efetivos, a colaboração de todos é fundamental! Assim, a campanha é que todos ajudem na redução da geração de lixo, principalmente através da reciclagem e reaproveitamento de resíduos. É também foco do trabalho despertar na comunidade a importância do uso consciente de outros recursos como a energia elétrica e a água. Dessa forma, será possível reduzir o consumo e evitar o desperdício, adotando novos valores para uma melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

 

As Escolas Municipais Darcy Vargas, Francisco Benjamin Gallotti, Antônio Raposo Tavares também participam do “Ecos do Porto". Juntamente com o GEA, já realizaram as seguintes Atividades:


  • Palestra de sensibilização para os alunos;
  • Oficinas com material reciclável;
  • Campanha com cartazes;
  • Eco Bag - Bolsa construída por alunos para recolher recicláveis;
  • Alunos mobilizados a recolher material reciclável numa gincana entre as escolas;
  • Concurso de objetos confeccionados pelos alunos com material reciclável e com tema alusivo ao Natal.

 

Educação Ambiental é compromisso do GEA com a comunidade escolar e de toda a zona portuária.

 

Veja, no vídeo abaixo, a importância do ato de reciclar:

 


 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido!

Postado por Patrícia Fernandes em 14/10/2013 09:23

Parabéns ao Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio de Cardoso e toda sua equipe pelo excelente trabalho realizado!

Postado por Helena(by troia) em 14/10/2013 20:38

Parabéns à equipe de direção e ao corpo docente do GEA Vicente Licínio Cardoso! Sempre engajados em Projetos da comunidade e participando das atividades sócio-culturais do seu bairro.

Postado por Hadriane Albertos em 22/11/2013 13:41