O CIEP 10.19.202 Ismael Nery, localizado em Santa Cruz, pertence à décima Coordenadoria Regional de Educação e presta atendimento aos alunos do 1º ao 9ª ano, PEJA e Projetos Estratégicos (Realfabetização, Aceleração).
Hoje, vamos justamente retratar uma atividade desenvolvida pela Professora Aline Mendel.
Aline é professora de Língua Portuguesa e se encantou com a proposta do Projeto Estratégico. Pelo segundo ano consecutivo, assumiu uma turma do Projeto de Realfabetização, no qual são trabalhados conteúdos integrados que corrigem a distorção de fluxo de idade/série dos alunos.
Professora Aline Mendel apresentando o livro "A Botija de Ouro".
Como método de ensino, Aline utiliza não só a interdisciplinaridade, mas também a integração com valores que ultrapassam os muros da Unidade Escolar e que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e politizados.
O trabalho com o livro "A Botija de Ouro", de Joel Rufino dos Santos, foi desenvolvido entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, como parte de vários eventos promovidos pela escola, já em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). As turmas envolvidas na execução do trabalho foram 8301 (Realfa 2B / Fórmula da Vitória) e 1602.
Alunos confeccionando a Botija.
Alunos confeccionando a Botija.
Alunos apresentam a botija, após sua confecção.
Um detalhe que vale a pena ressaltar é que todas as atividades que Aline produz com a turma são divulgadas pelos próprios alunos. Assim, os trabalhos são conhecidos por toda a comunidade escolar. E no dia da culminância (exposição dos trabalhos desenvolvidos), todos participam.
A culminância do Projeto "A Botija de Ouro” se deu com a confecção de botijas pelos alunos, feitas com balões de festa e jornal. As botijas produzidas foram expostas no corredor do colégio.
Botijas produzidas pelos alunos.
Alunos da turma apresentando o material para os demais alunos da Unidade Escolar.
Objetivando a valorização da identidade do educando ao longo de todo o semestre, estão sendo trabalhados diversos livros infantis e infanto-juvenis de literatura afrodescendente, tais como Chica da Silva, de João Pedro Roriz, e Mandela: O africano de todas as cores, de Allain Serres. Nesse sentido, A Botija de Ouro foi utilizada como ponto de partida para a temática. Por isso, ao longo do trabalho, vários aspectos do legado afro foram destacados, haja vista serem elementos relevantes na composição da cultura brasileira. Assim, vídeos, textos e músicas serviram de motivação para tratar de importantes contribuições que o povo africano trouxe ao Brasil: a música, a dança, a culinária e a língua.
Suelen Corrêa é professora da rede municipal
e representante do Rioeduca da 10ªCRE
Belíssima atividade realizada pelas turmas 8301 e 1602.
Parabéns à mediação criativa da professora Aline Mendel!
Postado por Rosiane Espínola em 11/10/2013 11:57
Parabéns! Sempre vi a excelência de seu trabalho e profissionalismo. Quem faz certo se destaca pela ética e seriedade no trabalho além de repassar aos alunos conhecimento. Vc é dez!!! ORGULHO!