A A A C
email

Segunda-feira, 21/10/2013

Tributo a Vinicius

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal João de Camargo, localizada em São Cristovão, desenvolveu com os alunos do PEJA o Projeto "100 Anos de Vinicius de Moraes". As turmas do PEJA I (171 e 191) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da vida e da obra desse grande compositor e poeta.

 

O ano de 2013 marca o centenário de um dos artistas mais completos da História do Brasil. Se estivesse vivo, Vinicius de Moraes, renomado poeta e compositor, completaria 100 anos no mês de outubro.

 

Vinicius de Moraes - O Poetinha

 

Vinicius de Moraes - O Poetinha

 

Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 1913, e desde muito cedo revelou quão talentoso era. O Poetinha se tornou também diplomata, jornalista e compositor.


A obra de Vinicius é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Na música foi parceiro de Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra. O Poeta deixou uma marca importante no universo infantil. Fazem sucesso ate hoje: “Casa”, “Relógio”, “Pinguim”, o ”Peru”, ”Foca” e outros mais.

 

Sarau Literário

 

Como culminância, a Escola Municipal João de Camargo realizou um Sarau Literário no Auditório da Escola. Assim, cada turma pode mostrar o que aprendeu. Os alunos da turma 1701, declamaram "Eu sei que vou te amar" e foram muito aplaudidos pelos colegas. Em seguida, todos puderam cantar a música projetada na tela.

 

 

Alunos do PEJA encenam "Garota de Ipanema".

 

O ponto alto do Sarau foi a encenação de "Garota de Ipanema", em que alunos representaram Tom Jobim, Vinciius de Moraes e a Garota de Ipanema. Todos cantaram a música com bastante entusiasmo. Uma justa homenagem ao Poetinha, que emocionou a todos.

 

 

Os alunos  fazem dramatização sobre a vida do Poetinha.

 

Como definiu Carlos Drummond de Andrade: "O único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural".


 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
Parabéns à EMJC pelo trabalho!

Postado por Alexandre Roque de Araujo em 21/10/2013 12:03

Vinicius de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música brasileira. Merece todas as homenagens que pudermos oferecer! Parabéns pelo lindo trabalho!

Postado por Patrícia Fernandes em 22/10/2013 09:06