A A A C
email

Terça-feira, 22/10/2013

A Arca de Noé e Seus Animais

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Creche Municipal Rio Novo localiza-se em Jacarepaguá, em Rio das Pedras.

 

As crianças da turma M-41 da Creche Municipal Rio Novo embarcaram no projeto A Arca de Noé e Seus Animais, realizado entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro. O projeto apresentou animais vistos no livro de poesia "A Arca de Noé", de Vinícius de Moraes.


As crianças também puderam cantar e dançar os poemas musicalizados do CD "A Arca de Noé". Assim, como conheceram a história de Ruth Rocha "A Arca de Noé", identificando os animais e reconhecendo suas características básicas e seus gestos.

 

Os livros utilizados durante o projeto "A Arca de Noé e seus Animais".

 

Desenvolvimento do Projeto

 

Inicialmente, um dos objetivos era apresentar a história da arca e a sua musicalidade: o leão, o pato, a foca e o peru. Mas a professora retirou esse último para atender ao pedido da turma que queria fazer a girafa. A girafa se destaca na capa do livro e, nesse caso, a música mudou para "Dona Girafa", da Xuxa. 
 

Após a contação da história, algumas indagações foram feitas:

 

O que é uma arca? (referindo-se a um barco grande)
Onde podemos usá-la?
Por que os bichinhos foram para a arca?
Quais bichinhos foram?
Os peixinhos entraram na arca? Por quê?
Choveu muito e o que aconteceu?
E quando o sol apareceu, o que aconteceu?

Ao fim da história, as crianças bateram palmas ao som de "Viva os animais!"


As atividades se desenvolveram em torno de música (corpo e movimento), os diversos tipos de linguagens, matemática, preservação da natureza e artes plásticas. Algumas atividades foram realizadas em grupo, mas, em sua grande maioria, foram produzidas individualmente.

 

Material Utilizado

 

Os materiais utilizados foram: pratos de papel, guache, lápis cera, pincel, copo descartável, papel crepom, massinha de modelar, canetinhas, cola colorida, papel de embalagem de pão, papel 40 kg.

 

Detalhes do Projeto

 

Segundo a professora da turma Cristiane Ferreira: 

Em todos os momentos de rodinha, era relembrada a história da arca. Num desses momentos, foi comentado por uma criança que um dos bichinhos que entrou na arca, fazia assim... E eu imitei o rugido do leão. Quem sabe o nome dele? Leão! As crianças começaram a imitar o leão e foi aquela agitação! Falamos um pouquinho dos hábitos e comidas dos leões e onde vivem. Cantei o refrão e coloquei a música no rádio: o leão na voz de Fagner. Logo após, perguntei quem gostaria de fazer um leão bem feroz? No primeiro momento, pintamos os pratinhos com guache marrom, chamamos atenção para o nome da cor. Em um segundo momento, com o tinta seca, pedi para que colassem a carinha do leão no prato e dançamos a música "O Leão" com as produções em mãos.

 



Hora de dançar com a música "O Leão". No detalhe: produção com prato de papelão do rosto do leão.

 

Em todas as aulas, acontecia um retorno ao dia anterior para a continuidade do projeto. Ao se mencionar a girafa, que ela come folhas das árvores altas, as suas características (alta, amarela, com pintas marrons), a professora aproveitava a oportunidade para perguntar quem da turma comia verduras. Assim, falava sobre a importância de comê-las.

 

A Dona Girafa feita com cola colorida e bolinhas de papel crepom.

 

As crianças também cantaram a música "Dona Girafa". A professora perguntou quem gostaria de pintar a girafa de amarelo. A Girafa foi pintada com cola colorida amarela e as pintas com papel crepom, rasgados e amassados pelas crianças.


Para a produção do pato foi contada a história "Os 10 patinhos", ressaltando a cor e o som que fazem, além da contagem dos patinhos. No primeiro momento, foi usada guache amarela para fazer o corpo, usando o carimbo de mão das crianças; num segundo momento, com o patinho seco, apresentamos a poesia no livro, assim como o DVD: "A Arca de Noé".

 

Patos e Focas produzidos pelas crianças.

 

A professora Cristiane relata que:

Fiquei surpresa ao constatar que a maioria dos alunos não conhecia uma foca. Mostrei um DVD de vídeos com diferentes animais e mostrei a foca em seu ambiente natural. Imitei a foca batendo palminhas, eles riram! Realmente deve ser cômico a professora imitar a foca! Depois começaram a imitar! Cantei o refrão da música "A Foca": "Quer ver a foca ficar feliz? É por uma bola no seu nariz", fazendo os gestos no nariz. "Quer ver a foca, bater palminhas? É dar a ela uma sardinha." Perguntei o que era sardinha, falei que era o nome de um peixe que a foca adora comer. Quem gosta de comer peixe frito? Destaquei a cor da foca que era cinza, mas não me foquei nisso. Até porque temos uma figura de uma foca rosa num porta lápis na sala, que alguns chamavam de ursinho rosa, só que agora já sabem que o pote é da foquinha rosa. Pintamos a figura da foca com canetinha rosa ou cinza, coloquei as duas à disposição para que eles escolhessem. Num segundo momento, voltei a cantar a música da foca e perguntei quem gostaria de deixar a foca feliz? O que a gente dá pra ela? Cantei umas três vezes, bem devagar, até que saiu: "Uma bola!" Vamos então fazer uma bolinha e colar... onde mesmo? Nesse momento fiz o gesto apontando pro nariz: "No nariz!".

Em outra aula foi perguntado: "Se você fosse o Noé e construísse uma arca, um barco bem grande, que animal você levaria?" As respostas foram anotadas e cópias dos desenhos foram tiradas. Um grupo pintou com cola colorida e outro com lápis de cera, escolhidos pelas crianças. À medida em que se conversava sobre os diferentes animais, aproveita-se para observar a pronúncia e a escrita dos seus nomes.

 


Produção coletiva da Arca de Noé.

 

Na última aula, a professora indagou: "E agora que estamos com todos os animais prontos, onde vamos colocá-los? Alguns fizeram gestos de quem não sabia, até que saiu: "Na barca"! Mas cadê a barca? "Vamos fazer, tia!", falou o Heitor.

 

A professora explicou que a barca era feita de madeira e fez relação com materiais de madeira encontrados no ambiente escolar, destacando a cor marrom. Lembrando também que o(a) barco/barca é utilizado(a) na água e, ainda falando do seu enorme tamanho, comparando com o tamanho da creche. Uma da alunas, Emilly, mostrou sua surpresa: Nossa! Grandão!


Ainda foi falado que dentro da barca tinha uma casa para os bichinhos ficarem até a chuva passar e a água secar. Em cima do desenho da professora, no papel 40 kg, foi colocado papel de embalagem de pão, eles deveriam rasgar e colar os pedacinhos. Depois foi reforçado com guache marrom. Na casa usou-se cola colorida.


No segundo momento, cada criança colou na arca seu animal escolhido. No final, todos ouviram e cantaram as músicas do CD "A Arca de Noé". A professora conta que:

Tentei fazer do projeto algo significativo, relacionando um tema básico com a cultura nacional, como música e poesias que não são tão popularizadas. Antes desse projeto eu colocava esse mesmo CD de forma livre e as músicas passavam despercebidas. Mas depois da apresentação, através do projeto, eles começaram a ouvir e a cantar com mais emoção. Muito gratificante!

 

A Arca de Noé da turma M-41 pronta com animais escolhidos pelas crianças. No detalhe: cartaz com o nome dos animais escolhidos por cada aluno.

 

O projeto A Arca de Noé e Seus Animais possibilitou o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem de forma lúdica e divertida. Podemos ressaltar o letramento, através da observação e escrita dos nomes dos animais, a expressão artística através da criação dos elementos relacionados ao projeto, a matemática com a contagem e reconhecimento de cores e formas, a valorização da alimentação saudável através do exemplo da Dona Girafa, o conhecimento acerca dos animais e da natureza. E, claro, o encontro com a música de Vinícius de Moraes e a história de Ruth Rocha, que encantam e sensibilizam crianças e adultos de várias gerações.

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido com os pequeninos!

Postado por Patrícia Fernandes em 22/10/2013 08:55