A A A C
email

Sexta-feira, 24/01/2014

O Trabalho do Professor Além da Sala de Aula...

Tags: 10ªcre.

 

O espetáculo musical “Cecilia em busca da fantasia”, da Companhia de Artes Cecilia Encena e idealizado por um Professor da Rede Municipal de Ensino, foi apresentado no dia 04/10 no Teatro da Cidade das Crianças Leonel Brizola para 400 alunos da 10ª CRE. O objetivo é aliar cultura, educação e cidadania.

 


Jayme Kamus é professor de história do CIEP Ismael Nery (10ª CRE), assim como também, professor das redes estadual e privada. Possui formação em Pedagogia e é pós-graduado em Artes Cênicas. Ele conta que a peça foi inspirada nos contos de fadas que sempre encantaram crianças, jovens e adultos em todas as épocas.

 

Professor Jayme Kamus, idealizador do espetáculo teatral.

 

A partir da concepção do professor Jayme, o espetáculo foi produzido por um colega da profissão: o professor da Rede Estadual de Ensino Peterson Soares (professor de Matemática, escritor e produtor musical). A peça tem duração de aproximadamente 70 minutos e apresenta 14 atores e 12 coreógrafos no palco.

 

 

A Cia de Artes Cecilia Encena é pioneira na região e tem quase uma década de existência. Já contou com mais de 500 jovens e adultos na sua equipe ao longo de sua caminhada. Localizada em Sepetiba, a Cia conta com uma equipe de aproximadamente 60 pessoas distribuídas em variadas funções: Elenco, coreografia, figurinistas, contrarregras, cenógrafos, técnicos de áudio e som, assessores de imprensa e alguns responsáveis de apoio que auxiliam na produção, promoção e realização dos espetáculos. Esta Companhia é administrada por Sandra Frazão (professora de Matemática da rede privada) e conta com o apoio de Jefferson Guedes (produtor executivo).

 

Companhia de Artes Cecilia Encena, no Teatro da Cidade das Crianças Leonel Brizola.

 

O elenco da Companhia Teatral.

 

A história criada por Jayme baseia-se nos contos infantis. No texto cênico de Jayme, os vilões dos contos infantis resolvem dominar o mundo da fantasia, porém a fada Sininho (que está no grupo dos vilões como espiã) descobre o plano e conta para a Rainha Cecilia, que esta escondida se fortalecendo depois da última batalha contra a bruxa Karina.

 

Já no mundo real, Cecilia e Sininho precisam encontrar, antes dos vilões, as personagens das histórias infantis que decidiram vir para cá arrumar um emprego e começar uma nova vida, porque passam a achar que as crianças por não lerem mais suas historinhas se esqueceram delas. No fim de tudo, os vilões capturam as personagens das histórias infantis, a Rainha Cecilia e retornam para o mundo da fantasia. Para provar que as personagens infantis não foram esquecidas, as crianças da plateia são convocadas a participarem da peça para ajudar a “destruir” a Bruxa Karina. E assim dá-se o tão esperado final feliz!

 

Algumas cenas do espetáculo sendo apresentadas:

 

 

 

Alunos interagindo com os atores e assistindo ao espetáculo teatral.

 

Ao término da apresentação, os alunos interagem com os atores, discutindo aspectos entre o bem e o mal, heróis e vilões.

 

Um momento que ficará eternizado na vida desses alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar cultura e educação, na construção de um mundo melhor.

 

Suelen Corrêa

é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ªCRE

 

Contato:

suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Excelente ação do Professor Jayme Kamus que sempre foi incentivador de projetos culturais e dedica toda sua cultura artística a educação pois reconhece esta como um meio de realizações de mudanças positivas na vida dos alunos. Parabéns Jayme pelo belo trabalho!

Postado por Helena(by troia) em 20/10/2013 15:31

Agradeço os elogios da colega Helena, e passo pra ratificar que esse trabalho não é meu, mas de toda uma equipe que sempre está junta para todas as aventuras do Cecilia Encena!

Postado por Jayme Kamus em 21/10/2013 15:57

Foi ótimo ver que todos gostaram da apresentação, foi a realização de um sonho !

Postado por Ágatha Bruna ( Malévola ) em 21/10/2013 16:00

É muito gratificante, depois de tantos esforços, ver nosso trabalho reconhecido.

Postado por Jonathan Cruz em 21/10/2013 16:01

Ótimo ver nosso trabalho sendo reconhecido!! Muito feliz.

Postado por Gabrielle Oliveira em 21/10/2013 17:15