A A A C
email

Terça-feira, 22/10/2013

As Flores de Vinícius de Moraes

Tags: 2ªcre.

Os alunos da Escola Municipal Almirante Barroso estão cantando e se encantando com Vinícius de Moraes através do projeto pedagógico escolhido para o ano de 2013.

 

O projeto didático anual da Escola Municipal Almirante Barroso tem como título “Navegando com Vinícius de Moraes num Mar de Sensibilidade”. Foi desdobrado em quatro temas bimestrais: “Canta, Vinícius, o teu Rio de Janeiro!”, no primeiro bimestre, tendo como foco o aniversário da cidade; “Mulher, amor, paixão e... Vinícius”, no segundo bimestre, com ênfase na valorização da mulher na família e uma homenagem às mães; “As flores e Vinícius de Moraes”, no terceiro bimestre, trabalhando o romance em tempo de primavera; e no quarto e último bimestre o tema escolhido foi “Vinícius: permitido para Crianças...”, uma homenagem ao Dia das Crianças.


No mês de julho fizemos uma publicação aqui no portal Rioeduca falando do trabalho da Escola Municipal Almirante Barroso representado pelo projeto didático anual “Navegando com Vinicius de Moraes num Mar de Sensibilidade”.


O programa Salto para o Futuro teve acesso à publicação e entrou em contato com a equipe da unidade escolar a fim de convidá-los para uma gravação do programa dedicada a trabalhos com o tema Vinícius de Moraes.


A professora Márcia Cristina Nunes, coordenadora pedagógica da unidade escolar, nos conta que, depois de uma conversa com a equipe pedagógica, decidiu-se que a melhor forma de mostrar todo trabalho da escola, para uma gravação, seria uma apresentação dos alunos. E como muitos trabalhos feitos partiram de uma música ou de uma poesia, a escola resolveu expor nos murais os trabalhos confeccionados, e os alunos apresentaram a música ou o poema que mais gostaram. Assim surgiu o Sarau da Escola Municipal Almirante Barroso, que foi a culminância do tema do terceiro bimestre. Os alunos declamaram poemas, cantaram e encenaram. Foi uma grande festa!


A "Arca de Noé" continua sendo o tema trabalhado pelas turmas da Educação Infantil e primeiro ano. O professor de Música ensaiou as músicas "A Foca" e "O Pato" para apresentação. A professora de Artes confeccionou alguns animais. A professora da turma trabalhou a letra da música e a moradia de cada "bichinho". A professora do primeiro ano e sua turma elegeram o poema "As borboletas" para ser declamado.

 

Alunos na aula de Música.


Os alunos do segundo ano escolheram a poesia “O Ar” e viajaram no universo das brincadeiras infantis que trazem o resgate da infância. Na aula de Artes, confeccionaram brinquedos que necessitam do vento para funcionar como: pipa, cata-vento, avião etc.

 

Apresentação dos alunos do segundo ano.


Ao som da música “Casa”, as turma do terceiro ano conheceram as diferentes moradias, construindo através da Arte uma história com lembranças da infância. Os alunos confeccionaram móbiles e, nas aulas de Inglês, conheceram os vários tipos de moradia.

 

Mural com as produções dos alunos do terceiro ano.


Cada turma do quarto ano escolheu o seu próprio caminho com Vinícius. A turma 1.401 elegeu “O Relógio" para ser encenado. A 1.402 vivenciou experiências significativas ao abrir “A Porta” para a imaginação, vivendo a expectativa do que encontrar ao abrir esta porta. Já a 1.403, ao entrar em contato com o livro “O poeta aprendiz”, buscou resgatar um colega que estava distante da turma, valorizando sua habilidade de desenhar e recriaram o livro. Além disso, apresentaram a música "Aquarela". Nas aulas de Artes e Inglês, os temas também foram trabalhados.

 

Livro "O poeta aprendiz" recriado pelos alunos do quarto ano.

 

Mural com trabalhos sobre a poesia de Vinícius de Moraes.

 

As turmas 1.501 e 1.503, através do olhar criativo sobre o Rio de Janeiro, ao som das músicas “Corcovado”, “Eu Sei que Vou te Amar”, “Pela Luz dos Olhos Teus” e “Chega de Saudade”, estão buscando sensações felizes através de pinturas embaladas ao som de “A Felicidade”. Inspirados na homenagem feita para Vinícius no encontro de Tom Jobim e Frank Sinatra, apresentaram a canção “The Girl from Ipanema”. A turma 1.502, dando continuidade ao viés sobre meio ambiente, trouxe a primavera com a beleza das flores, realçando o imaginário do artista, o nosso poetinha, envolvidos ao som de “O Rancho das Flores”.

 

Alunos elaborando produções sobre o tema do projeto.

 

As turmas de Classe Especial estão conhecendo o universo de Vinícius interagindo com todas as turmas. Já os alunos do sexto ano, após conhecerem o poema “Maria Lúcia”, curiosamente o nome da sua professora, estão desvendando os encantos da Bossa Nova, embalados por “Chega de saudade” e “Ela é Carioca”.

 

Parabéns a toda comunidade escolar da E.M. Almirante Barroso! Continuem cantando e nos encantando com Vinícius de Moraes!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)

Comentários
Vinícius de Moraes é realmente encantador! Parabéns pelo lindo trabalho realizado!

Postado por Patrícia Fernandes em 22/10/2013 08:57

Como não gostar de um projeto desse Simplesmente maravilhoso, poesia, Vinicius de Moraes...A isso eu chamo educar, alfabetizar, letrar. E como fica mais prazeroso trabalhar assim, é mais trabalhoso? sim, é, mas o resultado é saboroso...Parabéns..

Postado por Tania Rodrigues em 31/10/2013 16:11