A A A C
email

Terça-feira, 28/01/2014

Maratona de Histórias da E. M. Renato Leite

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Renato Leite está localizada na Taquara e atende alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de turmas de Educação Especial, projetos especiais e PEJA.

 

A partir de alguns textos de Vinicius de Moraes e da reflexão sobre a importância e diversidade de suas obras, a Escola Municipal Renato Leite trabalhou com os alunos do 1º Segmento a hibridização entre gêneros literários, em especial, os gêneros crônica, prosa e poesia. Participou, assim, do projeto “MARATONA DE HISTÓRIAS”, realizado entre os dias 14 e 18 de outubro, evocado todos os anos pelo Departamento de Mídia-Educação da SME.

 

Mural temático da Maratona de Histórias.
 

 

Ao refletir sobre a importância do legado de Vinicius de Moraes para a cultura brasileira, aproveitou-se para mostrar algumas obras do Poetinha, trabalhando a análise de textos em verso e prosa. A partir daí, discutiu-se, em todas as turmas deste segmento, a hibridização entre gêneros literários, estudando e falando um pouco mais sobre a sua biografia e suas obras tanto musicais quanto suas contribuições para a literatura do nosso país.

 

               À esquerda, produção artistica da Galinha D'Angola. À direita, professora Kátia com a turma 1401.

 

              Máscaras do Elefantinho da turma 1403.
 

A escolha de “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes aconteceu devido à grande contribuição do livro e do disco (transformado em CD), que reúne poemas infantis de caráter lúdico.

 

 Diretor Vitor Hugo usando o data show para mostrar a música do Pato e a letra do Leão. Turmas 1401 e 1502.

 

Também pela preferência temática presente na obra, seguida dos valores educativos focalizados no cotidiano e centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner,Tom Jobim, entre outros.

 

                 Exposição de trabalhos na Culminância.

 

                Clássicos da obra de Vinicius de Moraes para crianças presentes na exposição.

 

Os alunos foram estimulados a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-os progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos. Utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal, enfim, permitindo, através da leitura do poema e das músicas, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções.

 

                  Trabalho de acróstico com a palavra Leão da turma 1502.

 

Rosa de Hiroshima pela turma 1302.

 

O CD da obra serviu como material de apoio, instigando as crianças a apreciarem a leitura da história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência linguística.


As várias formas de conhecimento são, assim, estimuladas e todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, desenvolvendo as diversas inteligências.

 

               Alunos prepararam maquete de um formigueiro inspirado na música "A Formiga".

 

Como culminância das atividades, foi feita uma exposição no pátio da escola com todos os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos. Os responsáveis puderam conhecer de perto a vida e obra de Vinicius de Moraes  pelo olhar diferenciado de cada turma. 

 

O Projeto Político Pedagógico da E. M. Renato Leite “Asas de Papel – Uma rota para a formação do Leitor” contempla, desde a sua elaboração, um forte trabalho de leitura e como ela pode colaborar com a formação integral do indivíduo. O trabalho desenvolvido durante a Maratona de Histórias, voltado para o grande poeta Vinicius de Moraes, estimula o gosto pela leitura, favorecendo a aprendizagem dos alunos de forma prazerosa e enriquecedora para o futuro.

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Amei esse projeto da escola municipal renato leite muito bom esse diretor é nota 1000. As minhas filhas estudam nessa escola e amei uma é aluna tia Katia e a outra da tia Lúcia Ana Karla

Postado por Ana Karla Vidal Moschkowich em 14/11/2013 16:24

A E. M. Renato Leite sempre nos mostrando realizações maravilhosas!!!

Postado por Helena(by troia) em 02/02/2014 13:04