
Sexta-feira, 25/10/2013
Brincando de Soletrar...
A Escola Municipal Maria de Jesus Oliveira realizou um Concurso de Soletração com as turmas do 4º e 5º ano. O objetivo é aumentar a identificação do aluno com a Língua Inglesa, bem como ampliar o seu vocabulário.
A Unidade Escolar possui 647 alunos, atendendo os Grupamentos de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano de escolaridade. Trabalha com subprojetos que são desenvolvidos no decorrer do ano letivo, sendo todos voltados para a alfabetização e integração dos alunos com o mundo além da sala de aula.
As turmas começaram a ter a disciplina de Inglês incorporadas em seu currículo escolar no ano de 2011. Desde então, possuem dois tempos semanais com professores especializados para aprender a introdução básica desta que é a segunda língua mais falada em nosso país.
A ideia desse subprojeto surgiu através do objetivo de usar a interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos da disciplina com outras áreas de conhecimento. Essa interação é uma maneira complementar ou suplementar, que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo. Saber que deve ser valorizado no processo de ensino-aprendizado.
O convite aos alunos da Unidade Escolar.
A atividade transcorreu da seguinte forma:
Começando o concurso...
Regras:
Primeira etapa: não foi de caráter eliminatório. Houve um sorteio de uma palavra para cada aluno e, mesmo que este cometesse algum erro ao soletrá-la, continuaria na competição.
Segunda etapa: de caráter eliminatório. Uma vez sorteada a palavra, o aluno deveria soletrá-la corretamente, pois, ao final da rodada, haveria a eliminação. Caso todos errassem, a rodada seria nula. O vencedor seria aquele que conseguisse passar por todas as etapas com perfeição.
Direitos do aluno participante:
Após esgotadas as duas solicitações, o aluno teria quinze segundos para soletrar. Em caso de empate, as palavras difíceis seriam utilizadas.
Alunos participando das etapas do concurso de soletração.
Resultado final:
Todas as turmas acompanharam as etapas do concurso, torcendo para os seus representantes passarem de uma fase para outra. Foi um clima de muita harmonia, interação e espírito de equipe.
Alunos sendo premiados ao final do concurso.
Esse subprojeto aconteceu com participação especial de: Renata Franco (Professora de Inglês), Andrea Fernandes (Coordenadora de Parcerias Educacionais - LF), Rafael Camacho (Professor de Educação Física), Claine Nery, Mônica Fresteiro (Diretora) e Lucimere Cesário (Diretora Adjunta). Foi mais um belo trabalho desenvolvido pela Unidade Escolar envolvendo todos os alunos e instigando a vontade de aprender cada vez mais.
Professora Renata Franco, Professor Rafael Camacho, Andrea Fernandes, Diretoria Adjunta Lucimere, Professora Claine Nery e Diretora Geral Mônica Fresteiro.
Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
|


10ªcre (403)