A A A C
email

Segunda-feira, 11/11/2013

100 Anos de Vinicius

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Creche Arara Azul, em Benfica, homenageou “O Poetinha” em grande estilo. Em continuidade ao Projeto Pedagógico Anual 2013 “Nós, Pequenos Artistas, Seremos os Melhores em 2013, com Romero Britto e Vinicius de Moares”, dezenas de atividades que retratam a vida e a obra do artista foram cantadas, contadas e transformadas em arte.

 

 


 

Borboleta  em arte, confeccionada pelas crianças, inspirada no poema de Vinicius.

 

 

O projeto contou com o apoio de toda a equipe da creche, tornando-o ainda mais belo. As crianças descobriram em Vinicius a possibilidade da criação, da arte e da alegria. Enquanto realizavam as atividades, era possível perceber o quão encantadas estavam! A poesia de Vinicius tem “vida”, transforma e sensibiliza. As crianças da Arara Azul são prova disso!

 

Vinicius de Moraes - O Poetinha

 

 

Menininha do meu coração
Eu só quero você
A três palmos do chão
Menininha não cresça mais não
Fique pequenininha na minha canção


"Menininha", de Vinicius de Moraes

 

 

Vinicius de Moraes, o "Poetinha", foi um dos fundadores da Bossa Nova, um dos mais importantes movimentos da música brasileira, reconhecido em todo o mundo. Ele também é autor de algumas das frases e dos poemas mais conhecidos na literatura brasileira. As músicas "Garota de Ipanema" (a canção brasileira mais tocada no mundo; parceria dele com Tom Jobim), "A Felicidade", "Manhã de Carnaval", "Chega de Saudade" e "Eu sei que vou te amar" têm lugar de destaque na história da música brasileira.

 

Vinicius Encanta as Crianças da Arara Azul

 

 

Crianças brincam com as músicas da "Arca de Nóe", de Vinicius.


 

O trabalho realizado homenageando o centenário de Vinicius de Moraes foi de riquíssimos ganhos. Vinicius, com suas poesias que não deixaram que a infância de cada um se apagasse, contribuiu e contribui ate hoje para a construção intelectual e lúdica do conhecimento de nossas crianças.

 

"Com diversos poemas de Vinicius, foi possível explorar um leque de conhecimentos em diferentes áreas da Educação Infantil, alcançando objetivos como o desenvolvimento da oralidade, através das musicas e declamações de poesias; noções de lateralidade com os movimentos necessários para dançar as músicas ou imitar os animais. O trabalho com as cores foi facilitado, uma vez que conjugamos musicas e poesias que tratavam deste tema"


Depoimento da professora Vivian, da EI 31.

 

 

Familiares admiram a exposição com os trabalhos realizados pelas turminhas.

 

O Poetinha há anos influencia o trabalho nas instituições educacionais, e a Creche Municipal Arara Azuk se orgulha de ter realizado uma rica homenagem à Vinicius. Veja mais sobre o trabalho acessando o blog da creche: http://araraazul1cre.blogspot.com.br/

 

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
Parabéns pelo belo trabalho realizado com os alunos! Vinícius de Moraes é realmente um instrumento pedagógico riquíssimo!

Postado por Patrícia Fernandes em 11/11/2013 11:25