A A A C
email

Terça-feira, 12/11/2013

Mostra de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

Tags: 2ªcre.

Os alunos da turma 162 da Educação de Jovens e Adultos da E. M. Dr. Cocio Barcellos realizaram uma Mostra de Ciências sob a orientação da professora Lucineia Alves.

 

A professora Lucineia Alves, regente da disciplina Ciências, enviou um relato ao portal Rioeduca contando sobre as atividades realizadas com os alunos da Educação de Jovens e Adultos direcionadas pelos temas das aulas de Ciências para este segmento.


A sociedade contemporânea tem como elemento relevante a presença cada vez maior da ciência e da tecnologia no cotidiano de todos. Com essa visão, a Professora Lucineia Alves, que ministra aulas de Ciências para a Turma 162 da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Dr. Cocio Barcellos, organizou com seus alunos uma “Mostra de Ciências”.


Os alunos foram divididos em grupos, escolheram os temas e, como primeira parte do trabalho, montaram um cartaz com conteúdos relacionados aos respectivos temas.

 

Elaboração prévia dos cartazes pelos alunos.

 

 

Após a montagem dos cartazes, os alunos montaram a parte prática. Diz a professora Lucineia: “Eles se empenharam bastante para organizar, preparar e apresentar os trabalhos. Foi ótimo orientar, acompanhar cada etapa da atividade e poder verificar como eles estavam aprendendo Ciências”.

 

Dia do evento – Os grupos com seus respectivos trabalhos: “O átomo”, “Os inventos fabulosos, “As propriedades gerais da matéria” e “As moléculas”.

Dia do evento – Os grupos e seus respectivos trabalhos: “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, “As mudanças de estados físicos”, “Os fenômenos físicos e químicos” e “Os estados físicos da matéria”.

 

Os alunos das outras turmas da EJA da escola foram convidados para a Mostra de Ciências, assim como seus respectivos professores. Foi um momento de grande interação e aprendizagem para todos. 

 

Apresentação dos trabalhos aos outros alunos da EJA e aos professores.

Participação das professoras Viviane e Tereza no evento.

 

Como parte de um processo de aprendizagem, cada grupo apresentou o trabalho para o avaliador que atribuiu uma nota para cada um dos seguintes critérios: apresentação, dinâmica do grupo, explanação de conteúdo teórico e materiais expostos.

 

Avaliação dos trabalhos pelo diretor adjunto da Escola, Prof. Luís Henrique.

 

A alegria de muitos alunos por terem participado pela primeira vez na vida de um evento como este foi contagiante e todos se sentiram consagrados quando, ao final da Mostra de Ciências, ao receberem uma pasta com um certificado de participação com seu respectivo nome. 

Recebimento do certificado de participação.

 

“A Mostra de Ciências que foi realizada na nossa escola mostrou que a Ciência não consiste em um conjunto de resultados listados, assimilados através de uma mera escuta passiva, mas sim em uma atividade viva, engajada e estimulante para os alunos”, diz a professora organizadora do evento. Ela ainda acrescenta: “Foi uma atividade realmente prazerosa para todos”.

 

A professora Lucineia agradece a todos os alunos da EJA, às professoras Viviane, Teresa e Glória, à Cláudia e Eliane, ao Coordenador Pedagógico Sérgio Alves, ao Diretor Adjunto Luís Henrique M. Santos e à Diretora Geral Solange D. F. da Costa pelo apoio e contribuições.


Agradecimentos à professora Lucineia Alves, por enviar o relato de seu trabalho com as turmas de EJA ao portal Rioeduca. Sucesso a todos!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.