A A A C
email

Sexta-feira, 29/11/2013

O Estudo do DNA

Tags: 10ªcre.

 


 

A E. M. Floripes Angladas Lucas, da 10ª CRE, localizada em Barra de Guaratiba, possui quatro salas de aula, oito turmas, 140 alunos. Por ser uma escola bem próxima da natureza, a Unidade Escolar tem como hábito desenvolver projetos ambientais.

 

Todos os anos, a escola promove uma feira de Ciências internamente, que envolve todos os alunos. Neste ano, em especial, o Projeto IV Mostra da Revista Ciência Hoje teve a participação da Equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).


Todas as turmas (da EI ao 5° Ano) participam, preparando cada uma o seu projeto. Durante a feira, os alunos ficam responsáveis em explicar todo o processo apresentado. A comunidade escolar também é convidada a participar.


As professoras do 4° e 5° ano costumam utilizar a revista Ciência Hoje em sala de aula. Tanto que, quando foi feita a divulgação da Feira de Ciências, os alunos logo se interessaram e já começaram a pesquisar um projeto para ser apresentado. O tema escolhido foi o DNA.


Por que um assunto tão complexo despertaria curiosidade em alunos tão pequenos? 

 

O motivo dessa curiosidade foi o fato de uma aluna da própria turma participante estar passando por teste de paternidade e a mesma, ao se deparar com o assunto na revista Ciência Hoje, levou sua história para a sala de aula. Foi quando despertou o interesse nos alunos em entender como esse “DNA" funciona. Se de fato poderia confirmar a paternidade das pessoas. A professora Claudia dos Santos Martins Alves decidiu aproveitar o momento para fazer uma pesquisa sobre o assunto que seria o tema para a Mostra de Ciências 2013.
 

Segue, abaixo, uma breve explicação sobre o teste do DNA:

 

Teste de paternidade pelo DNA

 

Os testes de paternidade são feitos através da análise do DNA encontrado nas amostras de sangue dos supostos pai e filho. Mas a análise também pode ser feita através de outros tipos de materiais biológicos como saliva ou fio de cabelo.


O teste baseia-se na comparação entre os genes que compõem o DNA. O grau de coincidência deve ser total, se não for, a legitimidade paterna é excluída. Se todos os genes coincidirem, então afirma-se que o suposto pai é verdadeiro com grau de certeza acima de 99,99%.

 

Testes de paternidade sem o pai


Esse tipo de teste pode ser feito quando o pai em questão já faleceu. Nesses casos tenta-se extrair amostras de DNA da ossada, porém, muitas vezes não vale a pena a tentativa, pois esse DNA é de má qualidade e já exposto ao ambiente, isso pode interferir no resultado do exame.


Outra alternativa é tentar recompor as características genéticas do falecido com base em material colhido de parentes próximos. Porém esse tipo de exame também pode fracassar, pois depende da quantidade de pessoas que foram analisadas e o grau de parentesco delas com a pessoa falecida.

O teste paternidade ou maternidade é um teste conduzido para estabelecer se uma pessoa é a mãe biológica ou o pai biológico de um certo indivíduo.


No genoma humano existem regiões polimórficas, geralmente presentes em regiões não codificantes, que apresentam diferenças de um indivíduo para outro. Isso é, juntas tais regiões representam uma característica distintiva típica de uma pessoa. Além disso, as regiões polimórficas também são herdadas 50% do pai e 50% da mãe, o que permite identificar se um indivíduo é ou não progenitor de outro.


Teste de paternidade pela internet


Esse tipo de teste, embora não determine com totalidade a paternidade, fornece uma pista da legitimidade paterna. Esses testes podem ser um bom início para uma investigação mais aprofundada.


O teste de paternidade pela internet é baseado em cálculos científicos analisando algumas características genéticas, como tipo sanguíneo, cor dos olhos ou lóbulo da orelha.


Após as pesquisas, e com a ajuda da Revista Ciência Hoje através do vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wNnwA2PB9Jk, os alunos conseguiram extrair o DNA do morango. Foi uma experiência fantástica!
 

Seguem, abaixo, alguns momentos da Pesquisa:

 

Alunos pesquisando o DNA.

 

Alunos aprendendo mais sobre o DNA com a Equipe do INEA.

 

Diante dos estudos e interesse, os alunos começaram a preparar todas as etapas para a apresentação na feira. Eles confeccionaram um folder com as explicações sobre o projeto, um jogo onde constariam algumas perguntas sobre o que seria explicado durante a apresentação e redigiram um texto contando o que foi apreendido por eles.


Antes de levar o projeto para a feira, resolveram apresentar primeiro dentro da Unidade Escolar.


Durante a apresentação, os alunos explicaram com bastante desenvoltura e segurança sobre todo o processo da extração do DNA. Logo após a explicação, eles utilizaram o jogo com perguntas para avaliar o que as pessoas tinham entendido com a explicação deles. O jogo foi bem animado e todos participaram.

 

Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.

 

Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.

 

Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.

 

A mostra foi tão bem apresentada que a escola foi selecionada como finalista. Assim, os alunos fizeram nova demonstração na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel no dia 31 de outubro.

 

Ao final da feira, a Escola Municipal Floripes Angladas Lucas foi agraciada com o Troféu Curioso, que é dado para as escolas que mais se destacam.


Os alunos vibraram quando a escola foi contemplada. A professora e os alunos voltaram para a escola muito orgulhosos e satisfeitos pelos seus esforços terem sido recompensados e por ter podido contar com o apoio da 10ª CRE, que nos deu condições para que essa participação se efetivasse.
 

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

 

 

Suelen Corrêa

é professora da rede municipal de ensino e

representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contatos:

suelencorrea@rioeduca.net

twitter: SuelenCorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.