A A A C
email

Terça-feira, 17/12/2013

Premiação da Maratona Escolar Guimarães Rosa

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A premiação da Maratona Escolar Guimarães Rosa ocorreu na Academia Brasileira de Letras. Entre os seis alunos premiados, duas alunas são da 7ª CRE. O evento aconteceu com a presença da Secretária de Educação Claudia Costin, acadêmicos da ABL, Evanildo Bechara, Arnaldo Niskier, professores e representantes das CREs.

 

Este ano, o escritor acadêmico escolhido para ser tema da Maratona foi João Guimarães Rosa. Os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e PEJA II (Educação de Jovens e Adultos) foram incentivados a participar da Maratona, escrevendo redações sobre a vida e obra do autor.

 

 

Premiação da Maratona Escolar Guimarães Rosa na ABL. Com seta, as alunas premiadas da 7ª CRE.

 

Na 7ª CRE, as alunas premiadas foram: Alana Raquel da Silva Lino, da E. M. D. Pedro I e Lucrécia Vieira de Mendonça da E. M. Pio X. O Rioeduca conversou com as duas alunas. Confira abaixo: 

 

Alana Raquel, aluna da turma 1902, da E. M. D. Pedro I, também foi premiada anteriormente no concurso promovido pelo Rioeduca O Encanto desta Cidade é Meu.

 


 


Rioeduca: Como se sentiu com mais esta premiação?


Para mim foi mais uma vitória. Depois de tantos esforços, juntamente com a professora Ana Maria, que sempre esteve ao meu lado, é muito gratificante saber que tudo que eu treinei por longos meses valeu a pena. Senti-me excepcionalmente alegre, uma sensação de realização que é inenarrável.
 

 

Rioeduca:Quais os planos para o futuro?



Quero ser professora de língua portuguesa e francesa. Esse meu interesse vem desde antes de eu começar a escrever minhas redações, e, foi crescendo ao longo deste período. Além de diversos outros planos que ainda vou conquistar com muita perseverança, vou começar cursos profissionalizantes e o primeiro vai ser Francês. Sou apaixonada! Eu procuro começar agora o que quero fazer para conseguir o que desejo mais à frente. As leituras de Machado de Assis e Guimarães Rosa me deram uma noção maior da leitura e escrita, que me ajudaram muito em minhas redações. Manterei-me firme nos meus propósitos!

 

Alana Raquel com a professora orientadora Ana Maria Rodrigues.

 

Lucrécia Vieira de Mendonça, aluna da turma 1901, da E. M. Pio X


 

 

Rioeduca: Como se sentiu ao saber da premiação?


Um tanto incrédula! É algo mágico ser parabenizada pela minha forma de escrever. E ser premiada.

 

Rioeduca: Quais são seus planos para o futuro?


Publicar um livro, quem sabe? Servir de inspiração para outros adolescentes? Vamos aguardar os próximos capítulos a serem escritos...

 

Lucrécia Vieira com a professora orientadora Mônica Ferreira.

 

Os alunos das seis redações selecionadas, além de professores e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), participaram da entrega dos prêmios, que consistiu em kits de livros para os alunos, professores orientadores e escolas, além de um certificado.

 

Durante a realização da Maratona Escolar nas unidades escolares, a Academia Brasileira de Letras promoveu palestras dos imortais da instituição sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa ao longo do mês de setembro. As escolas também foram beneficiadas com a aquisição de livros do autor para o acervo.


Além da Alana Raquel da Silva Lino, da E. M. D. Pedro I, e da Lucrécia Vieira, da E. M. Pio X, os alunos premiados foram: Drielli Almeida de Oliveira, da Escola Municipal Pedro Bruno; Daniel Braz da Silva de Sousa, da Escola Municipal Rose Klabin; Ester Ramos Ventura, da Escola Municipal Mario Casasanta; e Mayris Karen Silveira Malheiros, da Escola Municipal Anísio Teixeira.

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM, NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Parabéns às alunas e à professora. Acho que deveriam divulgar a redação das alunas para que os outros alunos possam lê-las. Todo ano participo com meus alunos da Maratona, mas nem sempre sabemos o resultado do concurso e nunca tivemos acesso ao texto premiado. Seria interessante que os alunos pudessem ter uma referência desse texto. Fica a sugestão para o próximo ano.

Postado por Lucimara Belem em 17/12/2013 08:27