A A A C
email

Terça-feira, 31/12/2013

III Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro acontece desde 2011 na 7ª CRE. Trata-se de um projeto de xadrez curricular com foco em alunos com dificuldades de aprendizagem. E para celebrar mais um ano de trabalho, em 9 de dezembro, realizou-se o III Encontro!

A primeira edição do Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro, em 2011, aconteceu com a participação de cerca de vinte crianças. Em 2012, foram oitenta participantes e, na edição de 2013, nada mais, nada menos, que 230 alunos de dezoito escolas jogando xadrez ao mesmo tempo!

 

230 alunos de dezoito escolas participando do III Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro.

 

O xadrez possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades. Dentre elas, o raciocínio lógico-dedutivo, assim como a capacidade de concentração. O projeto Heróis do Tabuleiro é desenvolvido por professores de Educação Física da 7ª CRE, coordenado pela professora Fátima Bispo. 

 

Professora Fátima Bispo, coordenadora do projeto Heróis do Tabuleiro, observando o jogo de um aluno.
 

Durante o III Encontro de Alunos, os jogadores são distribuídos pelo nível de aprendizagem, competindo entre as escolas participantes. Não foi raro é possível encontrar alunos pequenos jogando com alunos mais velhos de igual para igual e alunos integrados jogando com alunos regulares, possibilitando a inclusão e a cidadania.

 

Alunos separados por níveis de aprendizgem para jogar xadrez.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento foi realizado no Ginásio da Vila Olímpica Professor Manuel Gomes Tubino localizado no Mato Alto, em Jacarepaguá. O projeto envolve dezoito escolas e 23 professores (no âmbito da 7ª CRE) que ministram aulas de xadrez, em sua maioria, na grade curricular para toda a turma. São mais de três mil alunos por ano aprendendo, jogando e colhendo os benefícios do xadrez para a aprendizagem em geral.

 

A coordenadora do projeto Heróis do Tabuleiro, Fátima Bispo, e a coordenadora da Gerência de Educação da 7ª CRE, Nedi Costa.

 


 

Todos os professores envolvidos participam de reuniões quinzenais que abordam temas técnicos e os mais diversos temas da área da aprendizagem humana. Vamos da adaptação e criação de jogos para ensinar questões técnicas, ao estudo do funcionamento do cérebro, buscando suporte para nossa práxis pedagógica cotidiana. O Encontro de Alunos é a culminância desse trabalho, do cotidiano que envolve o projeto Heróis do Tabuleiro.

 

O Rioeduca parabeniza todas as escolas participantes, professores, alunos e familiares envolvidos no projeto!

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK, A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Nossa que maravilhoso! Excelente iniciativa! PARABÉNS!

Postado por Laura Fantti em 31/12/2013 16:16