A A A C
email

Segunda-feira, 23/12/2013

Museu de Arte do Rio de Janeiro

Tags: 6ªcre, protagonismojuvenil.

 

 

O Núcleo de Arte Grande Otelo realizou no mês de novembro uma visita guiada ao Museu de Arte do Rio (MAR) com os alunos das oficinas. O objetivo foi criar um espaço de amplificação das experiências sensíveis e reflexivas da arte, da cultura e da cidade.

 

Os passeios escolares são sempre esperados com ansiedade pelos alunos. As crianças não veem a hora de embarcar no ônibus para fazer a excursão. Esses momentos, além de divertirem os alunos, enriquecem a aprendizagem.

 

As visitas guiadas são fundamentais para a formação integral dos estudantes. As atividades culturais ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimento dos alunos. Eles ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos.

 

Por isso, o Núcleo de Arte Grande Otelo levou os alunos, no mês de novembro, para uma visita ao MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro. Foi uma tarde maravilhosa! Uma imersão no mundo da arte, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro. Essa ação fez parte do fio condutor de 2013 do Núcleo, visando desenvolver novos conceitos estéticos com aprofundamento no conhecimento da arte.

 

Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos. O valor do ingresso geral é R$ 8,00 e quem é beneficiado pela meia entrada paga R$ 4,00.

 

A visita educativa oferecida pelo MAR tem por objetivo criar um espaço de amplificação da experiência do museu. Através de diálogo e proposições práticas que envolvem o público e os educadores, os guias se propõem a intensificar as experiências sensíveis e reflexivas da arte, da cultura e da cidade.

 

Ao chegar no museu, os mediadores Jandir Júnior e Clarissa Godoy, do setor Educativo do MAR, fizeram o acolhimento dos alunos e passaram alguns procedimentos pra o sucesso da visita. Os estudantes foram divididos entre os guias, professores e responsáveis que estavam compondo o grupo.

 

Alguns alunos ficaram no quinto andar e os outros foram para a cobertura do prédio, onde funciona a Escola do Olhar, cuja proposta é formar professores e alunos a partir da conjugação de arte e educação.

 

Os alunos ficaram impactados com a vista do terraço! A Ponte Rio-Niterói sobre a Baía de Guanabara deixou os alunos sem fôlego! Eles avistaram também uma construção que está sendo erguida no píer onde será, em breve, o Museu do Amanhã. O monitor aproveitou para contar um pouco da história da arquitetura em que a instituição está instalada.

 

Os estudantes foram divididos entre os mediadores, professores e responsáveis.

 

Os alunos observaram várias maquetes retratando o museu e toda a região portuária.

 

Exposição baseada no artista Hélio Oiticica, que proclamou um estado típico da arte brasileira.

 

O grupo que estava com o mediador Jandir conheceu duas exposições. Uma estava no primeiro andar e tinha como tema a Vontade Construtiva. A segunda ficou exposta no terceiro andar, onde o público foi convidado a conhecer telas, projetos, fotos e objetos que retratavam, documentavam e homenageavam a cidade do Rio de Janeiro.

 

Ao descer os lances de escada, este grupo se deparou com uma talha da igreja dos Cléricos, demolida para a passagem da Avenida Presidente Vargas. Os alunos contemplaram várias pranchas de desenhos e maquetes que o artista Hélio Oiticica criou em 1970 para o cenário do filme A Cangaceira Eletrônica.

 

Ao retornarem para o Núcleo de Arte, os alunos contaram para os outros colegas como foi a visita, elaboraram redações, relatórios e desenhos sobre a aula passeio. Fizeram, ainda, uma seleção das fotografias tiradas e publicaram no blog.

 

A visita foi muito prazerosa! Os mediadores fizeram uma grande interação com os estudantes, estimulando-os a voltarem com sua família e amigos. Deixaram, com certeza, um gostinho de quero mais em cada aluno!

 

Atentos à mediadora, os alunos tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre suas experiências no dia a dia na cidade do Rio de Janeiro.

 

A instalação do projeto Morrinho mostra uma nova percepção sobre a vida na comunidade.

 

Parabéns a todos os professores do Núcleo de Arte Grande Otelo pelo belo trabalho que realizam! Ao aproximar os alunos do mundo da arte, vocês estão contribuindo para o crescimento humano, estão ajudando os alunos a entender o mundo em que vivem; desenvolvendo, assim, a atenção, incentivando o gosto por outras disciplinas e, principalmente, fazendo-os pensar.

É um orgulho ter o trabalho dessa equipe de sucesso no Portal Rioeduca!

 

"A arte não vai mudar o mundo, mas se ela mudar a maneira de ver o mundo, ela poderá nos ajudar a modificá-lo."

Paulo Herkenhoff

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho do Núcleo de Arte? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE
E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
protagonismojuvenil (76)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.