A A A C
email

Sexta-feira, 20/12/2013

Espetáculo Teatral na E. M. Professor Castilho

Tags: 10ªcre.

Nos dias 16 e 18 de dezembro, na Escola Municipal Professor Castilho, o professor de Artes Cênicas Marcelo Andriotti apresentou dois trabalhos teatrais realizados com os alunos do 5º ano.

 


A Escola Municipal Professor Castilho, localizada em Guaratiba, atende aproximadamente 1.200 alunos, do 1º ao 5º ano de escolaridade, além da modalidade de PEJA. Os espetáculos teatrais foram organizados em quatro semanas e apresentados no auditório da Unidade Escolar, envolvendo todos os alunos.


O primeiro espetáculo, “As Garotas de Ipanema” ,feito com bonecos, foi em homenagem aos 100 anos de nascimento de Vinicius de Moraes. Além de trabalhar com a consciência ambiental e a reciclagem, teve como principal foco conceitos de respeito às diferenças, pluralidade cultural e miscigenação, apresentando as diversas "garotas de Ipanema" (loiras, mulatas, ruivas etc.). Os próprios alunos confeccionaram os bonecos feitos com garrafa pet, sobras de papel e outros materiais usados na escola.


O segundo foi “O Fantástico Circo do Professor Castilho”: “Desde o primeiro dia em que propus fazermos algo com o circo, os alunos da turma 1504 compraram a ideia e se esforçaram ao máximo para que o resultado fosse tão divertido quanto foram os ensaios."

 

Apresentação teatral na E. M. Professor Castilho.

 

E por que “O circo” foi escolhido?


O circo é uma das formas mais lúdicas de se fazer arte. O uso das cores e das diferentes figuras que vivem no picadeiro trazem de volta nossa capacidade de criar e brincar, essenciais para as crianças.


O circo traz um mundo mágico, onde podemos ser quem a gente quiser: o mágico, o palhaço, a bailarina ou, quem sabe, até o feroz leão!


“A alegria, a animação e a concentração dessa turma me motivaram muito e eu senti que precisava dar um presente para eles. Acho que não existe presente melhor do que aquele que vem do coração. Por isso resolvi dar um pouco do que mais amo, que é a experiência de estar em cena.”

 

 

 

 

 

Apresentação Teatral na E. M. Professor Castilho.

 

Os pais também compareceram, fortalecendo o interesse do professor e da Direção e aproximando cada vez mais o núcleo familiar do escolar.

 

Presença dos responsáveis no evento.

 

Como bem disse o professor, antes da apresentação dos espetáculos:


“A educação depende não apenas da frequência na escola e do interesse dos professores. O trabalho é pleno quando o aluno chega em casa e há um apoio dos pais, quando os responsáveis participam ativamente da vida escolar da criança. A motivação, o interesse e o entusiasmo do aluno aumenta quando ele vê que sua família se interessa pelo que ocorre com ele na escola e, por incrível que pareça, até mesmo quando o papai ou a mamãe quer saber se tudo correu bem ou de há algum dever de casa”.

 

O professor Marcelo mencionou ainda: 


“Meu trabalho na escola é desenvolver as Artes Cênicas. Num primeiro momento a gente pensa: para que estudar teatro na escola, não é? Mas, se pararmos pra refletir sobre como ele pode nos ajudar, veremos a importância dessa ferramenta de ensino.

No teatro, nós trabalhamos a pesquisa, a troca de conhecimentos e de visões sobre as mesmas questões, sobre o mundo que vivemos, além de trabalharmos constantemente com o respeito, o compromisso, a escuta, a reflexão a atenção e a cooperação mútua. Pelo teatro podemos expressar o que sentimos da realidade e como nos relacionamos com ela. 

Nos dias de hoje, o mundo está cada vez mais individualista. Com tanta tecnologia a gente acaba vivendo num mundo virtual com tablets, celulares, televisão... o teatro é uma atividade em que o trabalho em grupo é essencial. A troca de experiências e o contato são fundamentais.

Dessa forma, o teatro dentro da escola ajuda na formação do aluno como um ser crítico, ampliando a forma como ele vê o mundo atual.
E o mais legal é que fazemos isso de forma lúdica, ou seja, brincando. O aluno acaba se desenvolvendo sem perceber, apenas brincando, jogando.”

 

Um pouquinho do Professor responsável por este trabalho:

 

O Professor Marcelo Andriotti é professor da Rede Municipal de Ensino em três Unidades Escolares da 10ª CRE, sendo elas: a E. M. Professor Castilho, a E. M. Floripes Angladas Lucas e a E. M. Ana Neri. Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO (Interpretação e Licenciatura), iniciou sua carreira em 1993, em Porto Alegre, e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1999. Como ator, já participou de mais de quinze espetáculos que percorreram diversas cidades brasileiras e argentinas.


Como maquiador/caracterizador, já realizou diversos trabalhos em diferentes companhias teatrais do país e escolas de samba do Rio de Janeiro e, ainda, ministra cursos de caracterização por festivais e cidades brasileiras. Recebeu diversas indicações de melhor maquiagem pelos seus trabalhos, sendo o vencedor em alguns grandes festivais. O mais recente foi conquistado entre 33 espetáculos de todas as regiões do país, concorrendo com espetáculos de rua, adulto e infantil.


Como arte-educador, trabalhou em escolas como o Colégio de Aplicação da Lagoa, Colégio Salesiano e Escola Municipal Roma com idosos. Entre 2010 e 2013, foi mediador da matéria laminação na Escola das Artes Técnicas-EAT/Faetec.
Representou o Brasil em eventos culturais e pedagógicos em Cuba (como convidado do Ministro da Educação Cubano) e no México.


Foi selecionado, entre mais de 20.000 pessoas do mundo todo, para participar do UNAOC-EF Summer School em Nova York/EUA, em agosto de 2013. Evento que selecionou cem jovens líderes de ONGs ou projetos sociais de 96 países para debaterem sobre desenvolvimento social, diversidade cultural, racial e religiosa, com a participação dos maiores nomes da ONU. Marcelo foi o único participante com projeto social desenvolvido no Brasil.

 

Os alunos da E. M. Professor Castilho viveram um dia diferente, integrando cultura aprendizagem, escola e família.

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE


Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Sempre acreditei no seu talento! Você é um Profissional Maravilhoso e reconhecido pelo Mundo afora! Parabéns Marcelo!

Postado por Helena(by troia) em 20/12/2013 20:39