A A A C
email

Sexta-feira, 03/01/2014

Trajetória da Meralina

Tags: 10ªcre.

A E. M. Meralina de Castro, da 10ª CRE, realizou muitos projetos no decorrer de 2013 a partir do seu Projeto Político Pedagógico, envolvendo todos da Unidade Escolar. 

 


Um pouquinho da história da Unidade Escolar


A Escola Municipal Meralina de Castro está localizada na Rua Cravolândia, Lote 2, nas proximidades do terreno onde ficava o antigo Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, hoje ocupado pelo Batalhão Escola de Engenharia, do Exército.


O Projeto Político Pedagógico “Uma perspectiva de Identidade no Exercício da autonomia”, tem como meta preparar para o exercício da cidadania visando uma sociedade mais justa e igualitária.

 

A Escola tem seu nome em homenagem à Professora Meralina de Castro, de expressiva e dedicada atuação ao magistério em toda a região da atual Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Meralina deixou ótimos exemplos de devoção e manifestação de amor às crianças e adolescentes, transmitidos aos alunos e professores mais jovens, incluindo os seus descendentes, como é o caso da professora Eliane de Castro Atallah Rebelo, bisneta da patronesse, que trabalhou durante muitos anos nas Escolas Municipais Joaquim da Silva Gomes, Sócrates Gâlveas, Manoel Porto Filho e Professora Dione Freitas Felisberto de Carvalho.

 


 

 Professora Meralina de Castro.

 

Fundada em 4 de dezembro de 1964, a escola possui um total de 410 alunos e atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e tem como gestores: Sônia Marisa (Diretora Geral), Roseli Macedo (Diretora Adjunta) e Dilma Lopes (Coordenadora Pedagógica).

 

Placa da fundação da Unidade Escolar.

 

Sônia Marisa (Diretora Geral), Dilma Lopes (Coordenadora Pedagógica),

Roseli Macedo (Diretora Adjunta). 

 

O Projeto Pedagógico prima pela construção de cidadãos autônomos que valorizem as raízes históricas e culturais. Sendo assim, o papel da Escola como divulgadora de cultura é de suma importância para que sejam reforçados e resgatados valores e tradições, buscando pesquisar com os alunos as diferenças culturais encontradas em nosso país, incentivando a valorização desta pluralidade.

 

Alguns Projetos desenvolvidos

 

Copa das Confederações:

 

A Escola Meralina de Castro, antenada com todos os acontecimentos atuais, promoveu debates e pesquisas, não somente sobre a Copa das Confederações, mas incluiu temáticas que produziram nos alunos uma consciência de que todos devem participar para construir um país campeão também nos aspectos sociais, ressaltando a importância do papel de cada um, pois as mudanças da realidade começam com mudança do indivíduo.

 

Foi realizado também um pequeno torneio de futebol, organizado pela professora de Educação Física Aline, em que todos os alunos tiveram a oportunidade de criar e consolidar laços de amizade e compreender melhor os parâmetros de competitividade e cooperação, além de se destacar a importância do esporte como instrumento de inclusão e de seus benefícios para a saúde da mente e do corpo.

 

Atividades desenvolvidas com o tema "Copa das Confederações".

 

* Dia do Meio Ambiente

 

No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida em 1972, quando foi realizado pela ONU um encontro com o objetivo de tratar de assuntos ambientais. O encontro ficou conhecido como Conferência das Nações Unidas. Estavam presentes na conferência 113 países e 250 ONG's que buscaram, reunidos, soluções para a degradação que o ser humano tem causado no Planeta.


Nossa Escola prima sempre pela formação integral de seus educandos. Dessa forma, a temática ambiental está sempre presente e em destaque em nosso currículo, objetivando formar cidadãos conscientes e uma geração que busque um modo de vida sustentável. É importante ressaltar que, com a modernidade e o consumismo contemporâneo, os prejuízos ambientais têm se tornado maiores.

 

O desmatamento, a diminuição da água potável, a destruição da camada de ozônio, o acúmulo de gases estufa, a redução da biodiversidade, a extinção de animais e espécies vegetais são assuntos que devem ser tratados na escola com alunos de todas as idades, pois quanto mais cedo for formada essa consciência, mais consolidados estarão os conceitos de respeito à natureza e a vida em geral.

 

Toda a comunidade deve ser incluída nessa conscientização. Os vizinhos, responsáveis e toda a comunidade têm participado de eventos com a temática ambiental, para que possamos buscar mudanças na visão e no comportamento de todos.
 

 

Atividades desenvolvidas sobre o Meio Ambiente.

 

* Visita ao 15º Salão do Livro

 

O incentivo ao prazer pela leitura é constante e, no Projeto Pedagógico, os professores primam por valorizar o uso de diversos tipos textuais, buscando formar uma geração de leitores capazes de selecionar, apreciar, interpretar e produzir textos de qualidade.


No dia 13 de junho, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o 15º Salão FNLIJ do Livro para crianças e jovens, realizado no Centro de Convenções Sulamérica. É um dos eventos literários mais importantes do país e totalmente voltado ao público infantil e juvenil; 85 estandes, sendo 71 editoras tiveram exposição de obras, com foco na literatura infanto-juvenil.

 

As crianças puderam participar de rodas de conversa com os principais escritores e ilustradores. Acompanharam atentas a leitura de histórias (realizada pelos próprios autores) e mergulharam totalmente no universo da leitura. Todos os alunos e professores que participaram do evento receberam um livro de presente, como forma de despertar o hábito da leitura.

 

Visita ao 15º Salão do Livro.

 

Assim, envolvendo toda a comunidade escolar e desenvolvendo projetos que cativem a participação dos alunos, a Unidade Escolar tem sido um exemplo pedagógico de iniciativa e criatividade.

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.