A A A C
email

Quarta-feira, 16/04/2014

E. M. Viriato Corrêa e Vinícius de Moraes

Tags: 5ªcre, poesia, musica.

A Escola Municipal Viriato Corrêa, em 2013, trabalhou os 100 anos de Vinicius de Moraes, desenvolvendo o projeto Poetinha com seus alunos.


O Projeto Anual da Escola Municipal Viriato Corrêa em 2013 foi baseado em Vinícius de Moraes, que completou 100 anos de seu nascimento.

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Jane Carvalho, todos os professores se reuniram no início do ano e planejaram, também em conjunto, utilizar o Centenário do Poetinha como gancho.



Foram trabalhadas diferentes músicas, inicialmente apenas cantadas e posteriormente escritas, interpretadas e dramatizadas pelos alunos.

“Ao se trabalhar a identidade, por exemplo, iniciamos apresentando o autor, suas características e suas obras mais conhecidas, respeitando a faixa etária e as dificuldades dos alunos. Ao longo do ano foram utilizadas as letras das músicas: O Pato, A Foca, A Casa e o Relógio, na alfabetização, e poesias como As Borboletas, Aquarela, O caderno e Eu sei que Vou Te Amar, na leitura e interpretação de textos. Como culminância fizemos um belo espetáculo de canto, dança, dramatizações e exposições de trabalhos realizados”, relata a Coordenadora Pedagógica, professora Jane Carvalho.


 

Vinícius de Moraes marcou a cultura e a alma brasileira. As homenagens no centenário de nascimento deram a dimensão da sua grandeza. Por isso, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceram homenagens pelo seu centenário através das escolas da rede municipal da nossa cidade, projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação.


 


E finalizando, a professora Jane Carvalho diz:

“Apesar de tudo ter transcorrido bem, sentimos falta de uma pessoa muito especial que sempre prestigiou e elogiou os alunos. Nosso diretor, Jorge Luiz, que está licenciado e tem deixado muita saudade em todos. Ele é muito importante para nossa escola”.

 

Diretor Jorge, volta logo! Sentimos sua falta! Você é muito importante para nós!

Diz a aluna Jamille Milena e suas amiguinhas.

 

A Escola Municipal 05.15.018 está localizada a Rua Guararema, 50, bairro de Osvaldo Cruz e é dirigida pelo professor Jorge Luiz da S. Santos.

 

Relato enviado pela professora Jane Carvalho, Coordenadora Pedagógica da EM Viriato Corrêa.

 

Criação textual professora Regina Bizarro, SME/5ªCRE.
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
poesia (15)
musica (15)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.