A A A C
email

Sexta-feira, 31/10/2014

Dia Nacional do Surdo no CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho

Tags: 5ªcre, surdos.

O CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho comemorou o Dia Nacional do Surdo! E a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, foi o ponto forte desse dia, tendo como protagonistas alunos surdos orientados por professores da unidade e por um instrutor.

 

 

Imagem do banco de ilustração vetorial: Happy jumping kids.

 


Comemoramos o Dia do Surdo em 26 de setembro. Essa data é muito especial para a Comunidade Surda que conquistou o reconhecimento nacional da LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, como uma língua natural, registrada na Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto Nº 5.626/2005, e respeitando os valores da Linguística e Cultura dos Surdos.

A LIBRAS é a primeira Língua dos surdos e a Língua Portuguesa, a segunda. Eles conquistaram também o direito por Escolas Bilíngues para Surdos.

Ao contrário do que muitos imaginam, a Língua de Sinais não é simplesmente mímica e gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se à linguagem de sinais o status de Língua, porque ela também é composta pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.


 

 


O CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho comemorou o Dia Nacional do Surdo com muitas atividades. Alunos surdos da Classe DA e alunos incluídos das turmas de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental foram os protagonistas. Foi um dia rico em experiências e aprendizado, no qual os alunos puderam ter um contato maior com o instrutor Ramon Marques e com os diversos surdos da UE.

 

 

 

 


Os alunos puderam aprender diversos sinais em LIBRAS, tais como cumprimentos, sinais dos funcionários da UE, e vivenciar como é a vida de um surdo.


Na educação infantil foram feitas pequenas contações de histórias nas quais os surdos utilizaram a LIBRAS como comunicação.


No ensino fundamental, uma peça teatral mostrou as dificuldades de um surdo diante de uma população, em que uma pequena minoria sabe ou tem conhecimento da linguagem de sinais.

Conheça aqui alguns sinais da LIBRAS.

 

 


Brincadeiras envolveram os surdos e ouvintes.

Após a fala da professora Isabelle Thomaz (professora da turma de DA), a diretora Márcia Valença parabenizou o instrutor surdo Ramon Marques, as professoras dos alunos inclusos Mariana da Costa, Cátia Araújo e Mônica Oliveira, o intérprete Zaqueu Ribeiro e a professora da sala de recursos Rita de Cássia.

 

 

 

Todos os anos o Instituto Nacional de Educação de Surdos abre inscrições para seu acesso. Esse ano as inscrições ocorreram entre os dias 1 de setembro e 2 de outubro.


Conheça o portal do Instituto Nacional de Educação de Surdos.


Parabéns ao CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho por esse belíssimo trabalho de inclusão, possibilitando aos alunos surdos e aos não surdos uma convivência harmônica.


Aos professores e apoiadores desse evento, nossos parabéns!

Agradeço a professora Cátia Araújo pela parceria com o portal Rioeduca através do relato desse trabalho, sem o qual não seria possivel essa publicação.

 



 

 

Regina Bizarro é Professora representante do Rioeduca/5ªCRE.

Acompanhe os Blogs das escolas e professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, clicando aqui.

Curta, compartilhe e comente a página no Facebook Grupo Rioeduca/5ªCRE https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                              

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
surdos (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.