A A A C
email

Sexta-feira, 12/12/2014

ApertaQuem 1.0, a Urna Eletrônica Educativa

Tags: 5ªcre, eleições, cidadania.

 

Em outubro, mês no qual escolhemos os governantes do Brasil dos próximos quatro anos, a Escola Francisco Frias da Mesquita vivenciou uma ação cívica com seus alunos em dois dias de votação com um software que simula uma urna eletrônica.


A Escola Municipal 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita realizou, nos dias 22 e 23 de outubro, um simulado eleitoral com todas as turmas da escola, quando tiveram a oportunidade de vivenciar o dever cívico e entender, através dessa atividade, o que é e como exercer cidadania quando se trata de eleição.


Nesse plebiscito, as crianças puderam optar em qual candidato à presidência eles gostariam de ver governando o nosso país pelos quatro anos seguintes. Foi uma atividade séria.


"Foi muito emocionante o momento que eles ouviam o som de sinalização do fim do voto. Eles olhavam para a caixa de som espantados e felizes se sentindo verdadeiros eleitores. Nós, professores, batemos palmas com eles comemorando uma votação perfeita, já que saíam da sala de votação satisfeitos. Eu vibrei muito tanto como professora, ao ver os alunos votando, quanto como mãe quando meu filho votou (ele é aluno da escola) e ficou super feliz contando pra família toda. E ainda achou que seu voto tinha aparecido na TV!", relata a professora Cristiane Domingos, da turma EI 11.

 


 

ApertaQuem 1.0, a Urna Eletrônica Educativa


ApertaQuem 1.0 é um software gratuito que nos possibilita uma urna eletrônica educativa com a finalidade de realizar simulações de eleições em ambientes exclusivamente escolares.

 

 

O site Apertaqual Educação (http://apertaqual.com/2010/09/01/apertaquem-1-0/) tem como missão contribuir na busca de uma educação lúdica, educomunicativa e moderna e, para isso, oferece ideias e softwares livres.

"Assim que soube de um software que fazia a simulação das eleições para alunos, fiquei muito empolgada. Sabia que todos eles iriam adorar participar desse momento histórico do nosso país e que, de alguma forma, estariam exercendo sua cidadania, nem que fosse apenas através de uma prazerosa brincadeira", diz a professora Elaine Souza, das turmas 1201 e 1302.

 

 

 


E continua: "então, foi o que eu fiz. Instalei o programa e mãos à obra, isto é, dedos! O momento foi mágico vendo cada aluno apertando as teclas e finalizando seu voto ao som do 'tarararaaaaaaa' da urna, isso foi o máximo! Tiramos fotos dos nossos pequenos eleitores para mostrar a todos que o futuro do nosso país está nas mãos deles. Todas as professoras participaram da nossa inovação com muito gosto, pois sabem da importância desse momento".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Atualmente, quando falamos em educação na escola, devemos nos inserir no mundo real e virtual. Essa conexão está mais próxima deles do que podemos imaginar. Então, porque não trazer o mundo real através da tecnologia para os nossos alunos? Vamos nos conscientizar que cidadania também se faz nas escolas, onde a felicidade é o objetivo de todos", finaliza a professora Elaine Souza.


E então, professor, quer brincar sério com seu aluno?


Aproveite o simulador do TSE muito interessante, clicando no link: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2014

 

Acompanhe as ações da E. M. 05.15.007 Francisco Frias da Mesquita através do Facebook: https://www.facebook.com/francisco.friasdamesquita?fref=ts


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
cidadania (14)

Comentários
Nossas crianças precisam aprender, desde cedo, a fazer escolhas. O período das eleições é um ótimo momento para trabalhar os prós e os contras das escolhas que fazemos. Parabéns pelo trabalho!

Postado por Patrícia Fernandes em 15/12/2014 07:41