A A A C
email

Segunda-feira, 24/11/2014

Musicarte: Construindo o Futuro... Essa é a Nossa Melodia!

Tags: 6ªcre.

 

 

 

O CIEP General Augusto César Sandino está realizando com os alunos do Maternal o projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia”. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

 

O projeto “Musicarte: construindo o futuro, essa é a nossa melodia” está sendo trabalhado por meio das relações e interações e a partir dos interesses dos alunos do Maternal I. Esse grupamento é comporto por crianças novas na unidade escolar que estão na faixa etária de dois anos.

 

Algumas crianças fazem uso de fraldas e necessitam de estímulos constantes para o desenvolvimento da linguagem e autonomia. Em sua rotina, as professoras contemplam as seguintes atividades: chamadinha, janelinha do tempo, roda de conversa, brincadeiras livres, músicas, movimentos corporais, entre outras vivências.

 

As professoras trabalharam com a turma 43 - Maternal I a música “O Pato”, de Vinícius de Moraes. Através dela, abordaram com as crianças conceitos matemáticos, cores, figuras geométricas e realizaram contagem com patinhos feitos com tampinhas de garrafa pet.

 

Alunos do Maternal I confeccionam o pato da música trabalhada.

 

Foram construídos também, com materiais reciclados, o rostinho dos patos e cada criança atribuiu um nome para o seu. Brincaram de modelagem, no qual os patinhos foram feitos pelas crianças com as forminhas. Nesse movimento todo, não poderia ficar de fora a brincadeira mais esperada: a caça ao patinho! 

 

As crianças ficaram do lado de fora da sala enquanto escondíamos o pato. Ganhava a brincadeira quem o achasse mais depressa. As atividades foram bem enriquecedoras, pois, além de proporcionar uma boa interação e alegria entre o grupo, auxiliou na ampliação do vocabulário das crianças, o que é bastante significativo para a faixa etária.

 

Alunos do Maternal I escrevem nomes para seus patos.

 

A turma 41 - Maternal I conheceu a música “Animal de Estimação”, do grupo Cria. Ela proporcionou inúmeras atividades: rodinha de conversa sobre quais animais as crianças tinham em casa; recorte e colagem de animais domésticos e selvagens; registro, através de desenhos e pinturas, sobre o animal preferido; livros e vídeos para conhecer os nomes dos animais, habitat e alimentação.

 

O contato com o objeto concreto é fundamental para uma aprendizagem efetiva, por isso as professoras proporcionam aos pequeninos a oportunidade de conhecer de perto alguns animais. Nessa proposta, a criança pode tocar, sentir e vivenciar sua própria experiência, adquirindo uma aprendizagem prazerosa e significativa.

 

Alunos do Maternal I entram em contato com os animais.

 

Entrar em contato direto com os animais é uma forma de aprender sobre suas características.

 

Já a turma 25 - Maternal I, da professora Rafaela, trabalhou com a música “Borboleta Pequenina”, disponível no Youtube. A partir dela, foi realizada a confecção de um jogo de tabuleiro no formato de uma borboleta, em que o objetivo foi explorar as cores, limites, alto-relevo, quantidades, regras e registro de pontuação individual e coletiva.

 

No primeiro momento foi apresentado o material ao grupo, bem como a ideia do jogo. Depois, a turma foi separada em pequenos grupos para ajudar a professora na montagem das regras do jogo. As regras foram testadas e a brincadeira começou!

 

Uma criança com uma tampinha de garrafa pet lançou a mesma sobre o tabuleiro. Todo o grupo observou o lugar em que a tampinha caiu (cor e parte do tabuleiro) para depois registrar em sua ficha a sua pontuação. Após todas as jogadas, foi feita uma escala para descobrir quem marcou mais pontos.

 

Alunos do Maternal confeccionam o jogo de tabuleiro.

 

Maternal I coloca em prática o jogo de tabuleiro.

 

O trabalho desenvolvido pelas professoras do CIEP General Augusto César Sandino contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.

 

Parabéns, professoras, por utilizar a musicalidade para produzir conhecimento e promover a criatividade, concentração, imaginação, memória e atenção. Seus alunos estão sendo preparados para conhecer a si mesmos, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e comunicação com o outro.

 

Entre no mundo da música você também! Conheça um pouco mais do trabalho das professoras do CIEP General Augusto César Sandino

 

Você quer ver a sua história publicada no Portal Rioeduca? Entre em contato com a professora representante de sua CRE! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
Parabenizo o trabalho desenvolvido pelas professoras do CIEP General Augusto César Sandino... que continue dando frutos na vida de nossos alunos.

Postado por Christiane Penha em 24/11/2014 09:51

Adorável, a música fazer parte da rotina dos pequenos, pois, é através da música que a alma cria assas para voar e criar um mundo de imaginação, criatividade e desenvolvimento das relações humanas. PARABÉNS!Com competência e amor a Equipe do CIEP Augusto César Sandino ensina os pequenos a amar a arte!

Postado por Lucia Helena Brizzio em 24/11/2014 22:11

Parabéns a toda comunidade escolar do Ciep Sandino. Muito bom ver um projeto que introduz a música, arte e criatividade no cotidiano dos pequeninos.

Postado por Emyli em 25/11/2014 22:18