A A A C
email

Sexta-feira, 21/11/2014

Leio, (Re)leio e Passeio no 6º Ano Experimental

Tags: 6ªcre.

 

 

O projeto Leio, (Re)leio e Passeio foi criado pela Gerência de Educação da 6ª CRE especialmente para os alunos do 6º Ano Experimental. Vamos conhecê-lo?

 

Ele tem por Objetivo Geral:


Proporcionar ao aluno do 6º Ano Experimental o prazer e o encantamento de ouvir o texto literário, possibilitando o manuseio do objeto livro e, também, outros olhares, percepções, opiniões, argumentações e passeios.

 

Seus Objetivos Específicos são:

 

  • Levar o educador a refletir sobre o encantamento e o prazer causado ao leitor no momento da leitura;
  • Levar o educador a discutir as evidências e os possíveis ladrões das tramas;
  • Pensar sobre as situações reais de leitura e escrita a partir dos textos em anexo dos livros;
  • Conhecer o Paço Imperial e alguns bairros cariocas, assim como o autor da obra.

O projeto Leio (Re)leio e Passeio é realizado em todas as turmas de 6º Ano Experimental da 6ª CRE.

 

O projeto se justifica na necessidade de se refletir sobre o uso do texto literário no cotidiano escolar dos alunos do 6º Ano Experimental, sabendo-se que a sua realização possibilitará contar uma história num clima de envolvimento e encanto.

 

Mas como despertar nos alunos esse encantamento pelo texto literário? Na busca da resposta para essa e outras questões, pensou-se no projeto Leio, (Re)leio e Passeio!

 

No primeiro semestre, o projeto foi apresentado a todos os Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Regentes das turmas do 6º Ano Experimental. Os livros foram comprados pela Coordenadoria de Educação da 6ª CRE e entregue nas escolas.

 

O cenário da tarde de autógrafo foi preparado de acordo com a leitura dos livros.

 

Em seguida, cada escola organizou uma festa para a entrega do livro "O Roubo no Paço Imperial" aos alunos. Nesse livro, o escritor Luís Eduardo Matta conta a história de Dona Olga, dois netos e um amigo das crianças que vão a uma exposição numismática. Enquanto estão lá, a valiosa “Peça da coroação”, moeda de ouro comemorativa da coroação de D. Pedro I, é roubada. Inconformada com o roubo e com a recusa do proprietário em acionar a polícia, a ex-agente da Interpol Olga resolve colocar suas habilidades profissionais em ação novamente, auxiliada pelos garotos.

 

Foi feita a leitura do primeiro capítulo pelo regente da turma. As outras partes do livro foram lidas pelos alunos, sabendo que, num determinado dia, um aluno voluntário deveria ler um capítulo para os colegas de sua turma.

 

Alunos do 6º Ano Experimental visitam o Paço Imperial e conhecem o cenário do livro "O Roubo no Paço Imperial".

 

Durante a leitura do livro "O Roubo no Paço Imperial", várias atividades foram sendo realizadas pelos alunos do 6º Ano Experimental. Dentre elas: o passeio ao Paço Imperial e aos bairros cariocas citados na obra; atividades de pesquisa no computador sobre a história do Rio de Janeiro; e o encontro com o autor da obra, o escritor Luís Eduardo Matta.

 

No segundo semestre, os alunos receberam o livro "O Rubi do Planalto Central". Ambientado em Brasília, o autor Luís Eduardo Matta convida o leitor a participar da trama resolvendo enigmas junto com os personagens, ao mesmo tempo em que conhece um pouco mais sobre a capital brasileira e desvenda alguns dos muitos segredos da Índia.

 

O autor dos livros Luís Eduardo Matta visitou todas as turmas de 6º Ano Experimental para conversar com os alunos sobre as histórias lidas.

 

A entrega e a leitura deste título seguiram o mesmo padrão do primeiro livro recebido. Foram realizadas conferências para resolução dos enigmas. Assim, a professora pôde verificar o fluxo da leitura e garantir que todos estivessem próximos ou na leitura do mesmo capítulo.

 

Pesquisas sobre a história de Brasília e de Pernambuco foram realizadas na rede virtual. As novas palavras adquiridas com a leitura foram manipuladas de forma a ganhar sentido e significado para os alunos. Várias atividades de hipertextualidade e interdisciplinaridade, contemplando o uso de mapas, dicionários e outros textos que abordem o mesmo tema foram utilizadas pelos alunos.

 

O autor dos livros Luís Eduardo Matta autografa os livros dos alunos do 6º Ano Experimental.

 

O que se buscou no processo avaliativo com os alunos foi a participação e a integração de todos durante as leituras e atividades propostas mediante as competências e habilidades de cada um. A partir daí, os regentes conduziram os alunos na realização de cada etapa do projeto, observando-os durante sua atuação e envolvimento.

 

Os resultados obtidos e a participação dos alunos demonstraram que o projeto é um sucesso! Ele veio apoiar os professores para que estes possam tornar a leitura um hábito prazeroso dentro e fora da escola.

 

Parabéns à Gerência de Educação da 6ª CRE, às Unidades Escolares e aos Professores do 6º Ano Experimental pela contribuição para que o 6º Ano Experimental seja um verdadeiro sucesso! 

 

Você quer ver o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com o professor representante da sua CRE! Até a próxima semana!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.