A A A C
email

Terça-feira, 02/12/2014

Salada Cultural

Tags: 2ªcre.

 

Os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Maria Leopoldina participaram de atividades integradas e interdisciplinares para se apropriarem da leitura e da escrita. Foi uma verdadeira salada cultural!

 

A Escola Municipal Maria Leopoldina trabalha com projeto anual e subprojetos bimestrais. A proposta tema deste ano é “O Mundo que conhecemos, que construímos depende de nós. Faça a sua parte.” 

A professora Neadel Kovalski contou ao portal Rioeduca como desenvolveu com os alunos da turma 1.101 o subprojeto “Salada Cultural” com o objetivo de auxiliar os pequeninos a se apropriarem da leitura e da escrita.

 

O projeto "Salada Cultural" proporcionou aos pequeninos conhecimentos culturais e incentivou a aquisição da leitura e da escrita.

 

“Os alunos e alunas que chegam a nossa escola são sujeitos em desenvolvimento que, por meio de processos vivenciados, apropriam-se dos bens sociais e culturais: partilham a história local, ampliam a visão e os conhecimentos e transformam valores no processo coletivo. Constituem-se sujeitos autônomos, capazes de interferir nos rumos de sua e de outras histórias de aprendizagens.”

Professora Neadel Kovalski

 


A organização e planejamento do projeto foram feitos de modo integrado e interdisciplinar, o que auxiliou num desenvolvimento global das diversas habilidades e competências nas quais as expressões pessoais e grupais foram desenvolvidas através das mais variadas formas de registros.


Ao longo do projeto, os educandos puderam desenvolver atividades que auxiliaram na aquisição da leitura e da escrita, assim como, desenvolver valores éticos, morais de cidadania e respeito às diferenças.


A proposta do projeto “Salada Cultural” foi baseada na utilização de materiais lúdicos, como jogos, brincadeiras e dramatizações. Além do uso de livros paradidáticos, dos DVDs da coleção “Juro que vi”, da Multirio, do filme “Um Plano para Salvar o Planeta”, da turma da Mônica, e de músicas folclóricas.


Durante o projeto, foram organizadas ações de transformação, possibilitando criações e aprofundamentos em assuntos que mais despertaram o interesse do grupo. Sempre respeitando o objetivo principal do projeto gerador, que tem como base desenvolver a alfabetização e os valores sociais e morais.

 

 Alunos conhecendo o mundo através do globo terrestre, do atlas e construindo mapas.

 

 

 Conhecendo, recontando e registrando as lendas.

 

Na culminância do projeto, os responsáveis visitaram as salas e prestigiaram os trabalhos dos filhos. Tiveram o prazer de curtir, sem pressa, as produções feitas. Ouviram explicações, histórias, compartilharam informações e aprenderam juntos. Foi uma manhã muito gostosa para todos.

 

 Responsáveis prestigiando o trabalho realizado pelos alunos.

 

O resultado do projeto foi muito bom, pois proporcionou aos alunos conhecimentos culturais e auxiliou no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Foi realmente uma ótima salada cultural!

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca! Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)

Comentários
Bonito de se ver. Parabéns, professora!

Postado por Renata em 12/12/2014 23:23