A A A C
email

Sexta-feira, 26/12/2014

Professora Viviane Bianchi, Talento na Dança Cigana

Tags: 5ªcre, eventos, talentosdarede.

 

A paixão pela dança transformou a vida da professora Viviane Bianchi em algo extremamente gratificante. Ela se apresenta com um grupo de dança em vários locais e atividades, além de ter levado uma ex-aluna da escola onde Viviane é diretora, a Escola Municipal Gaspar Vianna.


Desde pequena, a professora Viviane Bianchi, diretora da Escola Municipal 05.14.026 Gaspar Vianna, sempre foi apaixonada pela dança. Lembra que via os artistas dançando nos musicais e ficava imitando os gestos ao som da música. Então, à medida que ela crescia, crescia também sua paixão. Em academias fez jazz e alguns ritmos da época. Gostava sempre de ir aos “bailinhos” para dançar. Na época em que cursava o Curso de Formação de Professores, a professora Viviane estava sempre envolvida no que tivesse relação com a dança.


Segundo ela, na primeira escola em que lecionou, após a conclusão do Ensino Médio, ensaiou uma dança cigana para crianças do primeiro ano e ficou belíssimo, tendo recebido muitos elogios. Após ser aprovada no concurso para professores do Município, deu continuidade a esse trabalho, tanto em turmas regulares, quanto nas de Ensino Especial. Gostava de integrar os alunos com deficiência aos alunos das turmas regulares. "Era a maior realização para todos", diz a professora.

 

 


Em 2009, foi convidada a ocupar o cargo de Coordenadora Pedagógica nesta escola e, como esta função oportuniza um olhar mais amplo à Unidade Escolar. A professora Viviane percebeu que algo faltava quando identificou que alunos do segundo segmento não participavam das atividades escolares, pois nenhum professor era habilitado em dança. Por isso, mil ideias fervilharam na sua cabeça e, logo, logo, viraram realidade. Foi dessa forma que nasceu o Grupo Arte Jovem, composto por alunas e alguns alunos que gostavam de dançar. Esse trabalho durou quatro anos.


"Participamos de muitos eventos, inclusive da reinauguração da escola em 2010. Em 2012, assumi a Direção da Unidade Escolar e, devido à responsabilidade e demandas da função, infelizmente ficou mais complicado dar continuidade aos ensaios. Ainda assim, alguns alunos me procuravam buscando orientação, fato que me deixava muito feliz. Com o tempo, senti que precisava de algo para suprir a carência que a falta dos ensaios deixou em mim. Então decidi aprender a Dança Cigana que, de alguma forma, sempre me seduziu", relata a professora.


Seu primeiro contato com a Dança Cigana se deu no mês de abril deste ano.

 

 


"Apaixonei-me perdidamente não só pelos movimentos, as lindas roupas e músicas que traduzem sentimentos verdadeiros, mas também pela cultura de um povo guerreiro que nunca se deixou abater pelas adversidades e nunca deixou de festejar a alegria de viver. Sem dúvida é uma lição de vida", diz a professora Viviane.

 

 

E continua: "tenho um enorme prazer em fazer parte do Grupo de 'Dança Cigana Magia do Luar' no Espaço Cultural Debby Maia, onde muito aprendi sobre a dança em questão e o respeito e amor ao próximo. Logo, só tenho que agradecer por ter encontrado um caminho tão lindo e me tornar, cada vez mais e a cada dia, um instrumento que pode mudar a vida das pessoas, dos jovens, mostrando que todos têm sempre uma segunda opção... Que dançar é uma bela arte... E que viver faz parte".

 

Sua grande incentivadora, professora Debby Maia.

 

Para finalizar esse belo e prazeroso trabalho, ela que tanto seduziu alunos através da dança, a ex-aluna Vanessa Marques (hoje no Ensino Médio) faz parte desse grupo de dança junto à professora Viviane Bianchi.

 

Professora Viviane Bianchi e Vanessa Marques, ex-aluna da E. M. Gaspar Vianna.

 

 

 

Optchá!

Optchá é uma palavra romani ou romane, língua cigana e significa "Salve". É uma saudação cigana. Seu significado foi dado por Leonardi Santos, bacharelando em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, cigano clã Lovara e militante político na cidade do Rio de Janeiro.
 

 

 

                              

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
eventos (318)
talentosdarede (9)

Comentários
Linda como sempre! Realizando um belo trabalho à frente da E.M. Gaspar Viana!

Postado por Renata Azevedo em 30/12/2014 08:10

Arrasou Vivi ! Optchá

Postado por carla em 30/12/2014 10:33