A A A C
email

Sexta-feira, 12/12/2014

A Paz na Nelson Romero

Tags: 10ªcre.

 


 

O projeto "Por um Mundo de Paz" surgiu no 4º bimestre como um instrumento norteador para a sociedade e para a vida, começando pelas casas e pela escola.

 


A Escola Municipal Nelson Romero fica localizada em Sepetiba e atende a 792 alunos, com 26 turmas, da Educação Infantil ao 5º ano.

 

Esse é um movimento que norteará uma constante na escola, dando um viés solidário ao Projeto Político Pedagógico que, para 2015, terá a Paz como tema.

 

Mural com o tema do projeto desenvolvido pela unidade escolar.

 

O projeto, que permeou toda a escola, teve como alavanca a vontade de cativar os alunos e responsáveis a cuidar do espaço da unidade escolar, que é um bem comum de todos. Com isso, a professora Andrea Duarte apresentou a proposta, que foi abraçada por toda equipe.

 

Coordenadora Pedagógica Rejane, Diretora Carla Paiva, Diretora Adjunta Rose e as Professoras Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

Foram desenvolvidas atividades pedagógicas variadas, culminando com cartazes, debates, músicas sobre o tema e peça teatral com a interpretação de professores.  As apresentações tiveram a presença de toda a comunidade escolar.

 

Crianças da Educação Infantil ao 5º ano participaram das atividades desenvolvidas por seus professores e pela peça teatral interpretada pelas professoras Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

O desenvolvimento do projeto da Paz se deu através do respeito entre raças. Para isso, foi trabalhado o livro "O Cabelo Lelê", que conta a história de uma menina que descobre suas raízes.


Foi feita uma pesquisa sobre o período da escravidão e o processo pelo qual se vive hoje, de forma a adotar uma postura diferente e perceber como é possível se colocar no lugar do outro e assumir uma postura contrária ao preconceito.

 

Realizou-se o corredor cultural com exposições acerca do Dia da Consciência Negra. Em outro momento, também foi feito o Dia do Poema, no qual os alunos expuseram suas produções e finalizaram com as produções textuais "Paz, a gente que faz!"
 

Na peça, o personagem Zoroastro resolve partir para outros planetas para passar uma mensagem de Paz. Sua mãe fica na Terra e deixa que ele parta, mas mantém contato via celular. Ao voltar, Zoroastro narra histórias tristes de falta de educação, de companheirismo e muita guerra por onde passou. Em sua reflexão, Zoroastro passa a ser um mensageiro da Paz, junto da sua mãe e convida todas as crianças da Nelson Romero a serem mensageiros da Paz.

 

 

Alguns momentos das apresentações:

 

 

 

Apresentação teatral da professora Andrea Duarte e Danielle Berrondo.

 

Dessa forma, a Escola Municipal Nelson Romero teve um dia diferente, proporcionando a todos muita alegria, diversão, aprendizagem e parceria.


 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Ensinar nossas crianças a respeitar as diferenças é uma das formas de acabar com a discriminação e com a violência. Parabéns pelo belo trabalho que realizam!

Postado por Patrícia Fernandes em 15/12/2014 07:47