A A A C
email

Terça-feira, 30/12/2014

A Cultura Grega no 6º Ano Experimental

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 Neste ano, os alunos do 6º Ano Experimental da Escola Professora Helena Lopes Abranches e da Escola República da Colômbia puderam conhecer e aprender mais sobre a Cultura Grega.

 

                        

                                      E. M. Professora Helena Lopes Abranches

 

Dentre as atividades desenvolvidas no 3º bimestre pelos alunos do 6º ano experimental da E. M. Helena Lopes, destaca-se a Feira Cultural "A influência da cultura grega no nosso cotidiano", realizada no dia 24 de novembro, e a construção de um grupo no Facebook  para divulgar lembretes de tarefas, além de servir como meio de interação e de limpeza textual.

 

 

O projeto 6º ano Experimental foi uma ação inovadora dentro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o objetivo de minimizar o impacto da mudança de segmento. De acordo com a sua proposta, fez-se necessário articular as orientações curriculares, os descritores e o projeto pedagógico da escola visando um trabalho que incentive a diversidade humana e científica.

Nos encontros realizados pela SME e pela Gerência de Educação 7ª CRE, foi focada a importância de uma parceria compromissada e criativa no desafio do trabalho a ser realizado pelo professor com o objetivo de alcançar a formação social e cognitiva do aluno, orientando o próprio senso crítico.

 

               Alunos produzindo maquetes com argila para a Feira Cultural.

 

Sendo assim, o 6º ano Experimental da E. M. Helena Lopes teve como eixo desenvolver projetos de trabalho articulando aprendizagens significativas de forma que o aluno encontrasse sentido real naquilo que estava aprendendo, visando encontrar soluções para a falta de motivação e afetividade, fatores determinantes para a aquisição da aprendizagem. Desse modo, permite ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, questionadora e construtiva frente à família, grupo escolar e social, na solução de problemas e articulação de opiniões.

 

                Maquetes reproduzindo a arquitetura grega.

 

"Como a escola de hoje enfrenta o grande desafio de conjugar competência cognitiva com a formação de valores éticos, abracei o projeto pedagógico da escola, buscando trabalhar valores na intenção de, nas questões do cotidiano, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social", declara a professora Valéria Dib.

O trabalho de Valéria foi focado no desenvolvimento e aplicação efetiva das novas tecnologias, buscando experimentar novas competências e habilidades de forma interdisciplinar, valores e cidadania, aprendizagem cultural e educação para o desenvolvimento sustentável, procurando estimular o diálogo através de debates e abordando diferentes linguagens.

 

               Alunos visitando a Feira Cultural.

 

Foi possível construir laços afetivos, desenvolver a sensibilidade, aumentar a autoestima, ativar a criatividade e formar valores culturais fundamentais para o convívio humano entre as diversidades que nos cercam.

(Texto adaptado de Valéria Dib)

 

                                                 

        E. M. República da Colômbia - A Valorização da Arte Grega

 

Durante o 3º bimestre, os alunos do 6º ano experimental da E. M. República da Colômbia também  conheceram a história fascinante da Grécia, toda a sua cultura e seu legado para as civilizações.

Para encerrar as inúmeras descobertas acerca do território estudado, os alunos puderam expandir suas habilidades com uma exposição sobre a valorização da arte grega. Arte esta tão rica em detalhes e na valorização da beleza física humana e toda a sua perfeição, assim como, na intrigante e curiosa mitologia.

 

               Telas pintadas pelos alunos reproduzindo elementos da arte e cultura grega.

 

A construção desse trabalho foi na sala de aula e a culminância foi a exposição no pátio da U.E. Esse evento foi aberto aos responsáveis que se orgulharam tanto das habilidades artísticas, quanto do conhecimento histórico dos alunos sobre as artes gregas.

 

             As alunas da turma do 6º ano experimental da E. M. República da Colômbia.

 

     Os alunos da turma do 6º ano experimental da E. M. República da Colômbia.

 

Esse trabalho não só possibilitou encerrar o bimestre com grande conhecimento acerca dos assuntos estudados, como despertou a sensibilidade na valorização de uma contribuição artística social de valor imensurável, além da enorme influência cultural deixada por essa civilização até a atualidade.

 

(Texto adaptado de Margareth Guimarães de Pinho)

 

Parabéns às professoras e aos alunos do 6º ano experimental pelo excelente trabalho!

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
7ªcre (332)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.