A A A C
email

Quarta-feira, 31/12/2014

Aprendizagem Prática no 6º Ano Experimental

Tags: 8ªcre.

 

Os alunos do 6º Ano Experimental da Escola Moacyr Padilha vivenciaram um aprendizado dinâmico e significativo ao praticar atividades dos cadernos pedagógicos. Experiências que proporcionaram mais participação e envolvimento de todos.


 

Professor Thiago Silva e os alunos no Projeto Repercutindo.

 

O 6º Ano Experimental da Escola Municipal Moacyr Padilha vivenciou um processo de aprendizagem pautado nas experiências práticas e na participação coletiva.

Foram muitos projetos durante todo o ano. Além de participarem de capacitação, os professores empenharam-se em proporcionar aos alunos momentos de envolvimento, prática, desafio e superação.

Um dos projetos que os alunos demonstraram bastante interesse foi o projeto de percussão criado pelo professor de Educação Musical Thiago Silva.

O projeto “Repercutindo” teve como objetivo proporcionar aos alunos e à comunidade escolar a vivência da cultura, da música e dos ritmos.Os alunos criaram tambores à base de material reciclável, o que levou à reflexão sobre questões de preservação e responsabilidade ambiental.

 

 

Professor Thiago Silva, ao centro, e os alunos medalhistas do torneio de percussão.

 

O professor  Thiago Silva apostou no trabalho da percussão para o desenvolvimento de várias habilidades, como: concentração, aprendizado colaborativo, capacidade de trabalhar em equipe, acuidade auditiva, coordenação motora e da psicomotricidade.

Na culminância do projeto, foi realizado um torneio de percussão em equipes com as turmas do 6ª Ano Experimental. A equipe da turma 1604, composta na final pelas alunas Mirella Infran, Evelyn Meira e Carolayne Almeida, foi a grande campeã do torneio.

 

Alunas do 6º Ano Experimental e a Coordenadora Pedagógica Márcia Cristina.

 

Uma das ferramentas que muito auxiliou a aprendizagem das turmas do 6º ano foi o Caderno de Apoio Pedagógico. A professora Elaine França realizou os experimentos sugeridos na página 6, do Caderno de Ciências.

A professora Yvanzir Garcia, regente da turma 1605, também realizou as experiências para os alunos conhecerem alguns gases que formam a atmosfera.

Sentados em grupos, os alunos acompanharam as instruções e anotaram os resultados dos experimentos.

 

Alunos da turma 1604 realizando um experimento do Caderno de Apoio Pedagógico.

 

A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Através da experimentação, teoria e prática se aliam e possibilitam o desenvolvimento da pesquisa.

O mais importante é que as aulas práticas despertem a curiosidade e o interesse do aluno, transformando-o em sujeito da aprendizagem, possibilitando o seu desenvolvimento em habilidades e competências.

Estimular esse comportamento no 6º ano certamente transformará a postura do aluno nos anos que se seguem.

 

Turma 1605 em experimento sobre gases existentes na atmosfera.

 

 

O Rioeduca parabeniza a Coordenadora Pedagógica Márcia Cristina Sant'Anna, todos os professores e os alunos do 6º Ano Experimental da E. M. Moacyr Padilha. Desejamos que os alunos sigam vivendo novas experiências e conquistando ainda mais sucesso!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (330)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.